Ração para gado: como fazer a escolha

Ração para gado: como fazer a escolha

Ração para gado é uma das principais preocupações dos pecuaristas no dia a dia da fazenda. Afinal, esses produtos são fundamentais no sentido que os animais possam se desenvolver de maneira saudável.

O objetivo da ração é proporcionar ao gado uma boa alimentação e, dessa maneira, que os animais forneçam uma carne e leite de qualidade e, assim, garantam o máximo de lucro ao criador.

Neste texto, apresentaremos neste artigo o que deve ser levado em conta na hora de escolher a ração para gado e como avaliar cada uma delas. Dessa forma, você conseguirá ter animais de alta qualidade em seu rebanho.

Nutrição do gado: melhores estratégias

No caso específico dos bovinos de corte, o planejamento alimentar deve passar pelas fases de caracterização dos animais.

É preciso verificar as suas exigências, quantidade e composição dos alimentos, bem como balanceamento da proporção de proteína e de energia na dieta.

Mulher fornece ração para o gado
Escolher a melhor ração para o gado é fundamental visando o bom desenvolvimento dos animais.

Como dissemos, cada fase da criação tem características e demandas específicas, e isso é levado em conta nas melhores estratégias.

No caso do gado leiteiro, a alimentação representa o maior custo da produção de leite, o que significa que os produtores devem dar atenção ao tema. Aliás, a Embrapa publicou um manual prático visando a formulação de ração às vacas leiteiras.

Desenvolver dietas precisas contribui na redução de custos e no aumento da lucratividade que ocorrem com um rebanho saudável e bem alimentado. Por isso, a importância de um ração de qualidade que iremos citar a seguir.

Ração: a necessidade do gado

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta na hora de escolher a ração destinada ao gado é verificar quais são as necessidades do animal.

Isso é possível de ser identificado analisando a raça do gado e o ambiente em que ele vive, além das suas condições atuais, uma vez que pode necessitar de uma suplementação diferente.

Além disso, é importante conhecer bem os tipos de ração e, assim, escolher os que melhor atendem às necessidades do seu rebanho. Dessa forma, o gado conseguirá aproveitar melhor os nutrientes que o alimento proporciona.

Uma boa maneira de fazer isso é elencar, juntamente com um veterinário de sua confiança, quais são as reais necessidades do gado. Ele poderá ajudar na escolha de quais são as rações que melhor podem suprir essas proteínas e nutrientes.

Dessa maneira, o rebanho poderá atingir o resultado esperado no momento da venda, corte ou ordenha. É importante avaliar com frequência o rebanho e as suas necessidades nutricionais.

É que essas necessidades podem mudar dependendo da raça do animal ou de algum problema de saúde que possa necessitar de uma alimentação mais especial. Nesse caso, o animal deve ser alimentado individualmente.

Fornecedor de ração para gado

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o fornecedor dessa ração. É importante que seja uma empresa de qualidade e que ofereça produtos de primeira linha. Isso sem falar que respeite todos os protocolos de segurança e higiene.

Isso evitará que os seus animais sejam contaminados ou tenham problemas decorrentes de uma ração de má qualidade.

Equipamento analisa ração que será destinada ao gado
As fábricas de ração desenvolvem pesquisas no sentido de produzir os melhores alimentos aos animais. Mas, é preciso fazer uma boa pesquisa antes de fazer a compra.

Sabemos que, no mercado atual, existem diversas empresas que atuam no ramo alimentício aos bovinos e equinos. Assim, é importante fazer uma pesquisa minuciosa sobre as opções disponíveis e, dessa maneira, escolher aquela que ofereça uma ração segura, de qualidade e por um bom preço.

Verifique se a ração conta com os selos de qualidade dos órgãos governamentais. Esse detalhe vai mostrar que está em conformidade com as normas sanitárias vigentes, além de ter a sua fabricação regulamentada.

Aliás, vale a pena conversar com outros produtores que já compraram dessa empresa, no sentido de ter um feedback.

Outra pessoa que deve ser consultada, sobre o melhor fornecedor de ração ao seu rebanho, é o veterinário. Como dissemos acima, trata-se de um profissional que ajuda a definir quais as necessidades nutricionais do rebanho.

Pela sua experiência poderá indicar empresas que fornecem bons produtos e que sejam saudáveis aos seus animais. Dependendo da fabricante da ração, os componentes utilizados podem mudar.

Quantidade de animais que serão alimentados

Não é apenas a qualidade da ração que deve ser levada em conta, mas também a quantidade desse alimento que será comprada e oferecida ao rebanho.

Assim, você poderá organizar as finanças da sua fazenda e comprar uma quantidade adequada no sentido de suprir as necessidades do seu rebanho e oferecer o alimento nos horários e quantidades indicadas pelo veterinário.

Assim, verifique quantos animais serão alimentados pela ração principal e se existem aqueles que precisam de um tipo de ração mais específica.

Isso porque podem estar passando por um problema de saúde ou estarem abaixo do peso e, por isso, precisam de uma suplementação até ficarem no peso ideal.

Outro detalhe importante: levar em conta que a ração destinada aos bovinos tem um prazo de validade que, em média, é de 90 dias. Dessa forma, não é interessante comprar uma quantidade que ficará estocada acima desse período.

Uma ração vencida poderá trazer problemas aos animais e até mesmo diminuir a qualidade da carne produzida. O ideal é consultar o seu veterinário para saber a quantidade ideal que seu rebanho deve comer e quantas refeições por dia são indicadas.

Dessa forma, você conseguirá calcular com exatidão quanto de ração deverá comprar. Isso evitará que fique estocada em excesso ou em falta no seu armazém.

Exigências nutricionais da ração para gado

Como falamos anteriormente, é importante que o processo da escolha da ração para gado seja feito com o acompanhamento de um veterinário. Ele vai informar quais são as reais exigências nutricionais do seu rebanho.

Esse fator pode variar conforme o objetivo da criação do rebanho, a saúde dos animais, sua raça e até mesmo o ambiente em que estão.

Gado de corte com ração em área de confinamento
A quantidade de ração fornecida vai depender de fatores, como raça. No caso do gado de corte, por exemplo, existem uma exigência nutricional diferente, inclusive se são criados em confinamento ou a pasto.

Por exemplo: animais destinados ao corte, é preciso escolher diferentes rações ao estado de desenvolvimento em que eles se encontram (cria, recria, reprodução ou engorda). Cada uma delas necessita de uma exigência nutricional diferente.

Enquanto que na fase de reprodução eles necessitam de uma alimentação que estimule a qualidade dos espermatozoides, na fase de engorda os animais precisarão uma alimentação que aumente a sua massa.

É importante também levar em conta as apresentações e formatos das rações, que podem influenciar no resultado do seu rebanho.

A ração farelada, por exemplo, é feita com os ingredientes moídos e misturados de forma homogênea. Já no tipo peletizado, é feito um processo de pressão e temperatura para que o alimento fique em formato de grãos.

Como selecionar os ingredientes da ração?

Quando balanceada de maneira adequada, a ração é capaz de proporcionar diversos benefícios aos animais. Assim sendo, é preciso observar as exigências nutricionais e as características presentes em cada um dos alimentos.

Na formulação de ração, o uso de alimentos concentrados deverá suprir as deficiências nutricionais das forrageiras. Além disso, vai permitir produções elevadas das vacas leiteiras e até mesmo do gado de corte.

Fábrica de ração animal
O pecuarista também pode produzir a própria ração em sua propriedade para alimentação do gado.

Os concentrados são, na grande maioria, compostos por suplementos energéticos, suplementos proteicos e suplementos minerais e vitamínicos.

Tanto os suplementos energéticos quanto os proteicos, contêm energia e proteína, com raras exceções. Os suplementos energéticos são assim chamados por conterem altos teores de energia e baixos teores de proteína.

Por outro lado, os suplementos protéicos contêm teores elevados de proteína, podendo também ser ricos em energia.

Suplementos energéticos

Compostos por altas concentrações de carboidratos, os suplementos energéticos são aqueles mais utilizados nos concentrados na ração para bovinos. Exemplos:

  • Grãos de cereais;
  • Raízes de tubérculos;
  • Sementes de oleaginosas;
  • Suplementos proteicos ricos em energia.

Suplementos proteicos

Por sua vez, os suplementos proteicos são responsáveis pelo fornecimento de aminoácidos ou nitrogênio na ração para bovinos. Componentes importantes na formação e crescimento dos animais.

Considerado com a segunda maior exigência dos animais, os principais suplementos proteicos usados na formulação de rações dos bovinos são a semente de soja, de algodão e o farelo de amendoim.

Os subprodutos industriais de origem animal também são muito utilizados. Farinhas de carne e ossos são ricas em proteínas, de cálcio e fósforo.

Ração com cana-de-açúcar

Mas, também é possível preparar a própria ração, a partir de alimentos que você possui na própria fazenda ou disponíveis em propriedades vizinhas.

O pesquisador Frederico Lisita, da Embrapa Pantanal, ensina como fazer, de uma forma simples, ração com cana-de-açúcar usando cal hidratada na mistura para alimentar o gado e que pode ser utilizada por até 3 dias.

Saiba como assistindo ao vídeo:

Fonte: Embrapa.

Assim, entendendo melhor o que levar em conta na hora de escolher a melhor ração para gado você conseguirá adquirir um produto de qualidade à sua fazenda.

Portanto, conseguirá animais mais fortes e saudáveis, além de otimizados ao seu objetivo.

Está em busca de uma empresa de qualidade que vende rações e outros tipos de produtos ao seu empreendimento rural? Acesse o nosso site e confira o que podemos oferecer no sentido de melhorar o nível da sua fazenda!

Quem saber mais sobre ração? Confira nosso artigo que mostra a diferença entre ração peletizada e farelada para o gado.

Post Relacionado