Construindo a fertilidade do seu solo – Guia prático

Construindo a fertilidade do seu solo – Guia prático

Fala, meu povo! Tudo na paz?! Meu nome é Bernardo eu sou novo aqui no MF Magazine, mas vou começar ousando e fazendo bagunça na cabeça de vocês!

Vamos montar uma série de artigos simples e coesos para ajudar, quem quer ser ajudado, a construir de fato e de vez a fertilidade do solo que explora.

O objetivo aqui é fazer um processo construtivo mas que dentro de alguns anos isso torne-se uma manutenção e não um investimento daqueles de cair os cabelos.

Custo da adubação do solo

Vamos ao que importa. O custo de adubação das lavouras brasileiras come cerca de 30 a 40% do custo total de praticamente qualquer cultura, algumas até mais. Sabendo, disso temos que “começar do começo” e falar do manejo adequado das fontes de fertilizantes e como deve ser aplicadas.

ERRADO!!!!! Meus caros, pra falar de adubo temos que falar primeiro da maior descoberta da era moderna de todos os tempos para o cerrado e qualquer outro tipo de solo ácido: a bendita calagem!

Calagem do solo para aumentar a fertilidade
A calagem é um dos produtos indispensáveis para correção do solo e melhorar sua fertilidade.

A aplicação de corretivos em solos ácidos é uma coisa tão mágica que tem muito produtor que nem faz duvidando do poder (contém ironia).

A calagem é a única hora que nós aplicamos um produto com uma finalidade e ganhamos outra. Mas, isso fica para o nosso próximo artigo da série que vai abordar correção do solo.

Dito isto, vamos passar pela calagem, gessagem, que já adianto, não corrige acidez do solo. Maiores informações nos próximos capítulos, uso e manejo de diversos fertilizantes.

Por exemplo: nitrogenados, potássicos, fosfatados, macronutrientes, adubação foliar, inoculação e tudo mais que tange a esfera da adubação, fertilidade do solo e nutrição de plantas das lavoura brasileiras.

Fertilidade do solo garante maior produtividade

Temos um país extremante rico e grande. Mas, mesmo assim, as vezes o custo da terra inviabiliza o aumento da propriedade.

Então, teremos e queremos aumentar a produtividade, palavra chave pra agricultura moderna e competitiva em que as margens de lucro estão cada vez mais estreitas.

Expansão de propriedade agrícola
Nem sempre o produtor tem recursos para aumentar a sua propriedade. A saída é aumentar a produtividade, através da correção do solo.

Deixemos de sermos amadores e vamo-nos ao profissionalismo latente que está entranhando em nossas veias.

Bom, em resumo é isso. Vamos abordar diversas nuances em diversos artigos que sejam simples de entender e fáceis de colocar em prática, receita de bolo mesmo e daí pra frente cada uma vai adaptando para a sua realidade da melhor maneira possível.

Seguimos firmes, sempre!

Forte abraço!

Post Relacionado