Abacaxi: benefícios da fruta ao organismo

Abacaxi: benefícios da fruta ao organismo

O abacaxi, uma fruta tropical que enche os olhos, traz muitos benefícios à nossa saúde porque apresenta vários nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo.

Associado à uma dieta balanceada, essa fruta é capaz de deixar seu corpo mais forte contra doenças. Além de dar o desejado efeito detox, de eliminar toxinas.

Esta fruta pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conservas, sendo adicionada em diversas preparações de sucos, sobremesas e doces.

Neste artigo, conheça os benefícios do abacaxi e, depois, certamente você irá incluir essa fruta na sua dieta ou no consumo diário.

Conheça um pouco mais sobre o abacaxi e seus benefícios

Antes de entrar diretamente na questão dos benefícios do abacaxi, que tal conhecer um pouco sobre essa fruta?

O abacaxi é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, ao natural ou industrializado. Agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato.

Homem segura abacaxi na seção de frutas de um supermercado
O abacaxi é uma das frutas mais consumidas. Não pode faltar na seção de hortifrútis dos supermercados.

Por essas razões e por ter uma “coroa”, cabe-lhe, por vezes, o apelido de “rei dos frutos”, que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses.

Segunda fruta mais industrializada no mundo, o abacaxi é matéria-prima para outros produtos, como suco simples ou concentrado, compota, sorvete, gelatina, geleia e fruta cristalizada, além de licor, vinho, vinagre e cachaça.

Na questão dos benefícios, a polpa é rica em vitaminas A, B1 e C, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, fósforo e bromelina, enzima que auxilia a digestão e que também está presente nas folhas e no talo do abacaxizeiro.

O suco do abacaxi possui 12% de açúcar natural (frutose). A polpa dessa fruta tem grande quantidade de água e fibras. Mas não é a única parte comestível, sua casca também beneficia a saúde.

Agora, vamos mostrar esses benefícios.

Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce

O envelhecimento do nosso organismo é inevitável, todavia é possível fazer com que ele não chegue de maneira tão precoce. Nesse sentido, o abacaxi é um aliando e tanto, porque possui antioxidantes, inibindo a ação dos radicais livres do envelhecimento da pele.

Essas substâncias são retiradas da vitamina A presente na fruta. Por isso, o consumo do abacaxi com frequência causa um efeito mais saudável na pele, evitando o envelhecimento.

Melhora a imunidade

O sistema de defesa do corpo humano é o responsável por nossa imunidade, ou seja, quando ela está alta estamos menos propensos a doenças.

Então, quando associamos no consumo frutas, como o abacaxi, rico em nutrientes, estamos fortalecendo esse sistema e trazendo uma série de benefícios ao nosso organismo.

Abacaxi cortada e em forma de suco
Encontrado originalmente em toda a América do Sul tropical, o abacaxi é rico em vitamina C e contribui para o funcionamento do sistema imunológico.

O abacaxi especificamente tem muitos minerais, vitaminas e enzimas, combinação poderosa com objetivo de ter um corpo forte contra doenças. O efeito dessas substâncias é de eliminar a inflamação do corpo e potencializar o sistema imune.

O abacaxi protege a saúde do coração

Há dois tipos de colesterol que consumimos, o ruim e o bom, falando de maneira simples. Os itens ricos no abacaxi, como fibras, vitamina C e potássio, são ótimos para diminuir o nível do colesterol ruim do organismo.

Isso quer dizer que a saúde do coração é protegida, já que as fibras ajudam a reduzir a quantidade de gordura no sangue. Com o coração mais saudável, os infartos e a hipertensão ficam distantes.

A proteção que o consumo de frutas ou de legumes e verduras confere contra doenças do coração e certos tipos de câncer não se repete com intervenções de medicamentos ou suplementos que contêm os nutrientes individuais presentes”, ressalta Helissa de Oliveira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde.

Mais benefícios: abacaxi ajuda na eliminar a retenção de líquidos

Muitas vezes o nosso corpo fica inchado pela retenção de líquidos. Há o risco de ser resultado da inflamação no organismo. Nesse caso, é interessante consumir alimentos com efeito diurético, ou seja, que aumenta a frequência urinária.

Nesse contexto vem o abacaxi, cheio de benefícios que ajudam a eliminar esse excesso de líquido do corpo. É o famoso detox, que elimina esse líquido e “limpa” o corpo de dentro para fora.

É um ótimo alimento após dos treinos

Os exercícios de alta intensidade para os músculos podem causar inflamação, que faz parte do processo de crescimento muscular.

Frutas indicadas para o pós-treinamento físico
O abacaxi, por ser fonte de bromelina, anti-inflamatório natural capaz de amenizar contusões e lesões, está na lista de frutas indicadas após os treinos físicos. É rica ainda em carboidrato.

Então, pensando nas propriedades do abacaxi, de eliminar toxinas, reduzir inflamação e fortalecer imunidade, pode ser uma ótima opção.

Quem treina, o recomendado é consumir proteínas, carboidratos, gorduras boas, além de nutrientes necessários à nossa saúde. Por isso, se você pratica exercícios a opção é adicionar o abacaxi nos seus lanches pós-treino.

Cuidados com o abacaxi depois de descascado

Embora seja uma fruta que traz inúmeros benefícios, conforme citamos acima, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente despois que descascar e picar o abacaxi.

De acordo com as pesquisas, depois de seis dias na geladeira os cubos de abacaxi perdem 10% da vitamina C e 25% dos carotenoides (antioxidantes) se comparados à fruta inteira picada no dia em que é comida. Então dê preferência ao consumo da fruta in natura, descascada na hora.

Homem cortando abacaxi em tiras
Após ser descascado, o abacaxi pode ser guardado na geladeira. Mas, cuidado com o prazo de conservação.

Aliás, o Ministério da Saúde publicou um guia prático que traz informações úteis sobre diversos alimentos brasileiros e as maneiras de diversificar seu uso no dia a dia e indica como escolher e armazenar esses alimentos.

No caso do abacaxi, por exemplo, o ideal é manter na geladeira em recipiente fechado por 3 dias, mas pode ser congelado.

Ademais, por falar em frutas congeladas, você quer aprender um pouco sobre como fazer esse processo sem que elas percam suas propriedades e seus benefícios? Confira no vídeo:

Fonte: Karol Deliberato.

Resumo dos benefícios do abacaxi

O abacaxi, sem dúvida, é uma das frutas que não podem ficar de fora da sua lista de compras. Segundo citamos, ele é rico em benefícios à sua saúde, além de ser uma fruta abundante e deliciosa.

Confira um resumo desses benefícios à saúde:

  • Atua como anti-inflamatório, por ser rico em bromelina;
  • Previne doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitamina C;
  • Reduz os riscos de trombose, por conter bromelina e antioxidantes;
  • Alivia as dores nas articulações, por atuar como anti-inflamatório;
  • Ajuda na perda de peso, por ser rico em água e fibras, que aumentam a saciedade;
  • Melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno;
  • Diminui as dores musculares do pós-treino, pois é anti-inflamatório e favorece a recuperação muscular.

Se você gosta sobre o tema “fruta e seus benefícios”, confira também nossa matéria sobre as frutas exóticas encontradas no Brasil.

Post Relacionado