Cavalo lusitano: características da raça

Cavalo lusitano: características da raça

Quem se interessa por cavalos puro-sangue, não deixa de se encantar com o cavalo lusitano, afinal suas características únicas levaram à sua criação em diferentes partes do mundo para fins de lazer, esporte e lida.

Neste artigo, explicaremos o que torna o cavalo lusitano tão diferente das demais raças, não apenas por características morfológicas, mas também de caráter e montabilidade. Continue lendo para saber mais.

A história do cavalo lusitano

Como dissemos no começo do artigo, o cavalo lusitano é uma raça puro-sangue. Aliás, é uma das três raças puras existentes. As outras são: o cavalo árabe e o puro-sangue inglês.

Com mais de cinco mil anos de história, é o cavalo de sela mais antigo do mundo, segundo informações da Associação Portuguesa do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

No Brasil, os primeiros cavalos foram introduzidos pelos colonizadores portugueses por volta de 1540.

Mas, com a independência do Brasil e consequente separação do Brasil de Portugal, a criação desse puro-sangue deixou de existir, sendo substituída, a partir de então, pelas raças brasileiras oriundas do lusitano.

Em 1975, um fato marcou a trajetória do cavalo lusitano de forma definitiva. No auge da Revolução dos Cravos, quando diversas fazendas foram tomadas em Portugal, havia o risco de se perder o excelente patrimônio genético da raça, com as melhores linhagens da Península Ibérica.

Para evitar isso, a Coudelaria Nacional ofereceu aos criadores brasileiros o que havia de melhor no plantel, a fim de salvar a seleção milenar da tropa. Com efeito, isso mudou completamente a história do cavalo lusitano em solo brasileiro.

Hoje, com um plantel de aproximadamente 12 mil animais no Brasil (a maioria no Estado de São Paulo), a raça lusitano se destaca nas competições hípicas, principalmente no adestramento e na equitação de trabalho, em que é o atual Campeão Mundial.

Características do cavalo lusitano

O puro-sangue lusitano possui características físicas bem graciosas, pesando em torno de 500 kg, bem distribuídos em formas arredondadas. Os machos apresentam, em média, 1,60 m. enquanto as fêmeas medem cerca de 1,55 m.

Embora as cores mais comuns da raça sejam castanha e tordilha, é possível encontrar as tonalidades alazã, palomina, baio ou preto.

Cavalo lusitano em trabalho de equitação
O cavalo lusitano se destaca não só na equitação clássica, mas também em outras disciplinas equestres, como equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

Sua cabeça tem um perfil subconvexo e uma parte frontal abaulada, com orelhas de comprimento médio. Esse é um cavalo bom de montar, com peitoral musculoso, garupa arredondada e oblíqua.

Como você pode notar, é um cavalo com design todo especial e apreciável. Porém, há outras características relevantes, como veremos adiante.

Muito além das características morfológicas

Aliás, o cavalo lusitano também se destaca para além de seus aspectos físicos, possuindo características de caráter, montabilidade e colaboração com o cavaleiro, o que o torna um animal agradável, divertido e fácil de montar.

Sua docilidade e vontade de colaboração o tornam um cavalo fácil de ensinar, o que chama a atenção de criadores no mundo inteiro.

Criação do cavalo lusitano

Além das características acima citadas, vamos apresentar mais três detalhes importantes do cavalo lusitano:

Cavalo muito versátil: Como dissemos acima, o puro-sangue lusitano é forte e dócil, tonando-se excelente mão-de-obra animal. Dessa maneira, apresenta temperamento submisso ao cavaleiro, sendo um dos melhores companheiros para competições esportivas.

Comportamento: Os criadores da raça lusitano dificilmente têm problemas em relação ao comportamento desses cavalos. Os garanhões podem ficar no mesmo espaço sem risco de embate.

Ambiente Rústico: No caso de sem usados para lida, podem ser criados em ambientes rústicos, como o campo porque se trata de um animal fácil de conduzir e de boa saúde.

Reprodução e linhagem

Quanto a linhagem, nesse sentido os machos são criteriosamente escolhidos para obter uma reprodução cuidadosa, o que envolve equipes experientes que avaliam as éguas e garanhões, procurando criar os melhores cavalos.

Um poldro (cavalo novo, com menos de um ano de idade) de boas linhagens chega a 20 mil euros, o equivalente a quase 130 mil reais.

Cavalo lusitano em galope ao lado de um cachorro
A natureza do cavalo lusitano o torna manso, fácil de montar e bem agradável.

A primeira gestação ocorre quando o animal tem 4 anos e o período é de 11 meses. Os poldros ficam com as mães desde que nascem até os 6 meses e, a partir disso, são desmamados.

Quando o desmame termina, os animais são colocados em contato com pessoas para perder o medo e assim, um mês depois, vão para o campo, com machos e fêmeas separados.

Melhoramento genético

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano, nas últimas décadas a criação brasileira investiu em genética para obter a mais seleta tropa de cavalos Lusitanos do mundo.

Dessa maneira, se tornou o maior exportador de lusitanos para a América do Norte e aumentando as exportações para a Europa, inclusive Portugal.

Curiosidades do cavalo lusitano

O cavalo lusitano é considerado um dos segredos mais bem guardados do mundo, porque são animais animais atraentes, poderosos e majestosos. Confira algumas curiosidades da raça:

  • O cavalo lusitano recebeu o nome de lusitano, uma região da Península Ibérica, denominada pelos romanos. Este seria o lugar que liga Espanha e Portugal juntos nos tempos modernos;
  • O lusitano é uma das mais antigas raças de cavalos do mundo. Pinturas rupestres nas Cavernas do Escoural do Alentejo datam desta raça de 1700 a.C. Eles são o cavalo ibérico original da Espanha e Portugal;
  • Em Portugal, o lusitano é conhecido pela sua capacidade na praça de touros. Durante as touradas, o cavalo deve se esquivar dos chifres do touro. Apenas os melhores da raça são selecionados;
  • Um traço físico famoso conhecido por esta raça é o seu perfil sub-convexo, também conhecido como nariz romano, uma característica transmitida geneticamente;
  • A pelagem é em sua maioria sólida. Inclui castanho, tordilho, preto, palomino, alazão, perlino. Anteriormente, existiam Lusitanos manchados. Todavia, seriam considerados muito raros hoje em dia.

No vídeo abaixo, confira uma reportagem especial sobre as características do cavalo lusitano, produzida pela TV portuguesa RTP2:

Fonte: Francisco Mayer.

Portanto, como mostramos neste post, o cavalo lusitano, chama a atenção de criadores em todo mundo por suas características principais, ou seja, muito dócil, ágil e atlético.

Gostou dessa raça e está pensando em investir nela? Confira os anúncios no MF Rural.

Veja também mais detalhe sobre a raça de cavalo mais versátil do mundo: o quarto de milha.

Post Relacionado