Carambola: confira quais os benefícios e como plantar

Carambola: confira quais os benefícios e como plantar

Originária da Ásia, a carambola (Averrhoa carambola L.) é uma fruta tropical com sabor agradável e que proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Pertencente à família Oxalidaceae, a carambola chegou ao Brasil no início do século XVIII, proveniente da Guiana Francesa, trazida pelo agrônomo francês Paul Germain.

A carambola se adaptou muito bem ao clima brasileiro, principalmente nas regiões mais quentes e sem ocorrência de geadas. Além disso, grande parte do seu cultivo provém de pequenos pomares.

Segundo dados do IBGE, no ano de 2017 o Brasil produziu cerca de 1.726 toneladas de carambola, provenientes de 97 mil pés e gerando um valor de aproximadamente 1,2 milhão de reais, sendo o estado de São Paulo o maior produtor nacional.

Neste artigo, vamos explicar todos os benefícios dessa fruta, muito conhecida também pelo seu formato de estrela, além de abordar as melhores práticas de plantio e cultivo. Confira!

Benefícios da carambola para a saúde

A carambola é uma fruta que tem função antioxidante, ou seja, combate os radicais livres das células do corpo humano, contribuindo para uma pele mais bonita e jovem. Além disso, possui altas concentrações de vitamina do tipo C e minerais como cálcio e fósforo.

Quer mais? Por ser pouco calórica (cerca de 35 calorias a cada 100 gramas), é muito indicada para quem quer perder peso, já que contém grande quantidade de água em sua composição e fibras que ajudam no funcionamento do intestino, prevenindo inclusive a prisão de ventre.

Carambola cortada em fatias com formato de estrela
Conhecida também como “star fruit” (fruta estrela, no português), pelo seu formato de estrela ao ser cortada, a carambola traz muitos benefícios ao nosso organismo.

Outros benefícios:

  • Importante anti-inflamatório natural na prevenção e controle de infecções;
  • Age no controle do colesterol e nos níveis de gordura, graças à sua excelente concentração de vitamina C;
  • Previne doenças cardiovasculares, como a hipertensão, ajudando na regulagem da pressão sanguínea e evitando picos de tensão;
  • Possui função diurética, diminuindo o inchaço do corpo em pessoas com problemas de retenção de líquido;
  • Utilizada no tratamento de eczemas (inflamações na pele) e como antiemético para o alívio de náuseas e vômitos.

Na Índia, onde a carambola também é encontrada, o fruto maduro é utilizado na medicina popular com o fim de conter hemorragias e no alívio de hemorroidas. Já o fruto seco ou o próprio suco da fruta é utilizado no controle da febre.

Veja também: Pitaya: tudo sobre a fruta.

Consumo de carambola exige cuidados

Embora seja uma fruta muito saborosa que proporciona diversos benefícios ao nosso organismo, o consumo de carambola exige cuidados, especialmente no caso de pessoas que sofrem com problemas renais.

O motivo do cuidado é a presença de caramboxina e de ácido oxálico em sua composição, duas substâncias que, ao serem absorvidas pelo organismo, são facilmente filtradas pelos rins e eliminadas através da urina.

Entretanto, em pacientes com insuficiência renal, a filtragem dessas toxinas não ocorre. Isso faz com que permaneçam retidas na corrente sanguínea por mais tempo, podendo provocar crises de soluços, vômito, convulsões e, em casos mais graves, levar até à morte.

Diversos frutos de carambola
Apesar dos inúmeros benefícios, pessoas com problemas renais devem evitar o consumo da carambola.

Faz-se uma ressalva também aos portadores de diabetes. Apesar de estudos recentes apontarem que a carambola possa ser uma importante aliada no tratamento do diabetes mellitus, por auxiliar no controle da glicemia, recomenda-se que se consulte um médico antes de consumi-la, uma vez que a doença tem forte ligação com problemas renais.

Quanto ao seu consumo, além da fruta in natura, também pode ser utilizada para fazer sucos, geleias, compotas, doces caseiros e saladas. A parte comestível da carambola representa 99% da massa da fruta, enquanto as sementes constituem apenas 1% de sua composição.

Como plantar caramboleiras

Agora que já citamos os benefícios da carambola ao nosso organismo, vamos tratar da segunda parte do nosso artigo: como plantar essa fruta que chama a atenção pela cor, sabor, aroma e propriedades nutricionais. Vamos lá?

As principais variedades cultivadas são: Arkin – originária da Flórida, com sabor doce, destinada ao consumo interno in natura e exportada para o Japão; e a B-10 – trazida da Malásia e, devido ao seu sabor azedo, é destinada à indústria e exportada à Europa.

O pé de carambola tem boa adaptação em diferentes condições de solo, desde que bem drenados. O cultivo deve ser feito preferencialmente em solos profundos, com boa fertilidade, textura média e com alto teor de matéria orgânica.

O plantio pode ser feito por meio de sementes ou mudas enxertadas. No primeiro caso, as sementes devem ser depositadas em covas com profundidade de 1 a 2 centímetros, e os frutos começam a aparecer a partir do 3º ano do plantio. Já as mudas enxertadas começam a produzir mais cedo, a partir do 2º ano. A produtividade anual pode variar de 1 a 2 mil frutos por caramboleira.

Pé de carambola com frutos em fase de amadurecimento
O pé de carambola exige um certo espaço para cultivo. Por isso, ao plantá-lo, fique atento a esse detalhe.

A muda de carambola deve ser plantada em uma cova com 40 centímetros de profundidade, a uma distância de pelo menos 4 metros entre as plantas. Aconselha-se que essas covas sejam abertas 30 dias antes do plantio.

Aliás, fique atento ao espaço que possui na sua propriedade ou mesmo no seu quintal antes de plantá-la, pois a caramboleira pode chegar a uma altura de até quase 10 metros, a depender do exemplar.

Dica: antes de fazer o plantio, utilize 300 gramas de calcário dolomítico (corrige a acidez no solo e também fornece magnésio) no fundo da cova. Logo acima, acrescente uma camada de esterco e outra de terra. Depois disso, posicione o torrão de raízes e cubra em volta com mais terra adubada.

Leia também: Romã: confira os benefícios dessa fruta e como plantá-la.

Colheita e pragas que atingem a carambola

A frutificação da carambola, em escala comercial, geralmente ocorre a partir do 5º ano, podendo se estender até 20 anos. Já a colheita pode ser feita até seis meses/ano, normalmente de janeiro a agosto, quando os frutos apresentam coloração apropriada.

Para fins de comercialização, a coloração ideal para colheita é quando estão mudando do verde para o amarelo ou se encontram predominantemente no tom amarelo esverdeado. Já a sua maturação ocorre quando está completamente amarela, esse é o ponto em que está mais doce, porém suas “costelas” ficam mais frágeis e são facilmente danificadas durante a colheita.

Frutos de carambola maduros
O ponto ideal de consumo da carambola é quando ela apresenta uma cor amarelo vibrante, momento em que está mais doce.

Quanto às pragas, a mosca-das-frutas (Bactrocera carambolae) é a praga causadora de danos mais sérios, a mesma que ataca outras frutas, como manga, caju e laranja. As larvas podem destruir totalmente a polpa dos frutos, tornando-os impróprios para o consumo.

Uma forma de prevenção é evitar o plantio de outras frutas tropicais (como acerola, goiaba e pitanga) próximo ao pomar. Outra medida que pode ser tomada é a coleta dos frutos caídos.

Conclusão

Portanto, se tratando de frutas exóticas, a carambola se apresenta como uma ótima opção para plantio no seu pomar. Além de apresentar muitos benefícios à nossa saúde, essa fruta também tem uma ótima produtividade.

E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre os principais tipos de ameixa e seus benefícios. Boa leitura!

Post Relacionado