Potência do trator: como utilizá-la de maneira correta

Potência do trator: como utilizá-la de maneira correta

Saber utilizar a potência do trator é uma das maneiras de garantir um trabalho rural eficiente, com o propósito de dar todo suporte necessário à produção dos alimentos.

Existem diferentes formas de usar a potência do trator, como barra de tração e tomada de potência.

Neste artigo, vamos explicar cada um desses sistemas, no sentido de que o agropecuarista possa ter o melhor proveito do maquinário no desempenho de diferentes funções na fazenda. Boa leitura!

Entendendo a potência do trator

A começo, o homem do campo usava muito pouco os maquinários, sem pensar de fato na eficiência e tempo de produção. Mesmo porque, na época, a produção agrícola tinha uma escala menor. Em muitos casos, o homem utilizava sua própria força no desenvolvimento dessas tarefas.

Entretanto, os tempos atuais exigem um rigoroso planejamento no desenvolvimento tecnológico de novos tratores, tornando o trabalho rural estratégico.

A potência do trator vem da energia fornecida pelo combustível, quando essa passa pelo motor, e vai até as áreas de ação.

Trator em sua potência para a tarefa de preparo de solo
O trator se tornou um grande aliado do agricultor nas atividades no campo. Mas, é preciso saber usar de maneira correta a sua potência.

Com a finalidade de aumentar a produção, é necessário entender como utilizar a potência dos tratores. Se você procura aprender mais sobre o assunto, continue lendo que esse artigo.

Dessa forma, partimos para o ponto dos métodos utilizados visando obter tais aproveitamentos, visando mais trabalho realizada, com menos mão de obra utilizada.

Formas de utilizar a potência do trator

A capacidade de tracionar implementos e o fornecimento de potência no sentido de acionamento de máquinas estão entre as funções básicas de um trator agrícola. Assim sendo, estão diretamente ligadas à potência disponibilizada aos meios de aproveitamento de potência.

A regulagem correta destes componentes e o conhecimento sobre as técnicas que mostraremos abaixo, permitem ao operador da máquina realizar o seu trabalho com qualidade, menor consumo de combustível e ao mesmo tempo um desgaste menor dos componentes, proporcionando a redução dos custos de produção.

Barra de tração

Uma das primeiras funções de um trator no campo é tracionar implementos agrícolas. Assim sendo, isso ocorre por meio da barra de tração. Possui duas opções, a oscilada e a fixa. Geralmente a barra de tração possui de 40 por cento a 70 por cento da capacidade de potência do trator.

Barra de tração de um trator
A barra de tração tem por finalidade tracionar implementos agrícolas que serão usados nas tarefas do campo.

Possui ainda algumas peculiaridades em categorias internas como: barra fixa reta e a barra com cabeça. Podem acontecer alguns problemas durante a utilização como patinagem, mas para solucionar basta trocar os pneus.

Tomada de potência

Outra forma de utilizar a potência do trator é a tomada de potência, conhecida como TDP. Esse ponto tem por objetivo direcionar a potência que é produzida no motor, e levá-la aos locais ativos de trabalho do trator.

O que acontece muitas vezes é que os fabricantes selecionam TDPs padrões que condicionam potências menores, no tocante a rotação do motor desse maquinário.

Desse modo, é essencial uma boa pesquisa com profissionais especializados em maquinários com a finalidade de atingir o melhor rendimento da potência do trator.

As TDPs variam de 540 ou 1.000 rpm. O uso dessa potência é interrompida quando a embreagem é acionada. Sua eficiência quanto ao motor tende a girar em torno de 85 a 90 por cento.

Durante alguns trabalhos no campo, uma força a mais se faz necessária. Por isso preparamos algumas dicas importantes sobre quando e como utilizar a TDP (tomada de potência). Confira no vídeo:

Fonte: LS Tractor Brasil.

Conclusão

Por fim, compreendemos a importância de utilizar a potência do trator e ainda entendemos como fazer. A rápida evolução tecnológica a qual vivemos, faz com que diversas melhorias sejam feitas.

No momento que você lê esse artigo, há diversas pessoas pensando em novas formas de aproveitar cada vez melhor a potência do trator. Afinal, a economia brasileira gira em torno do agronegócio.

Motor de um trator representando transferência de potência
Saber usar de maneira correta a potência do motor de um trator garante maior produtividade e ao mesmo tempo um desgaste menor de todos os componentes.

Entender a melhor forma de utilizar a potência do trator, além de trazer maiores lucros ao produtor rural, proporciona também um aproveitamento melhor das terras, um suprimento maior dos alimentos à população interna e atendendo ao mercado internacional de forma a garantir diversos interesses.

Entretanto, não basta apenas ter um bom trator, bem regulado e tirar o máximo de sua potência. Também é preciso ter profissionais capacitados para operar essas máquinas. Nesse sentido, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) preparou uma cartilha de operação de tratores agrícolas.

Esse manual técnico descreve os procedimentos necessários para a realização da operação e aproveitamento dos recursos tecnológicos oferecidos pelo trator, de forma detalhada e generalizada para diferentes marcas e modelos, levando ao operador, as informações técnicas e de segurança, para a correta execução da operação.

Além de todos os detalhes relacionados a potência do trator, é importante também saber o que fazer para aumentar a vida útil desse maquinário. Temos um artigo que mostra 5 dicas bem interessantes. Confira!

Post Relacionado