Babosa: saiba os benefícios e como plantar

Babosa: saiba os benefícios e como plantar

A babosa, também conhecida pelo seu nome científico Aloe vera, ou como caraguatá, erva babosa e babosa de jardim, é uma planta suculenta bastante popular e destinada à fins estéticos e medicinais.

Ela é facilmente encontrada em estabelecimentos que vendem produtos naturais, em feiras, supermercados ou farmácias de manipulação.

Entretanto, também é possível ter um pé de babosa na sua própria casa. O plantio pode ser feito no quintal ou em vasos, além de ser bem fácil de cuidar.

Neste post, vamos apresentar os diversos benefícios da babosa, tanto estéticos quanto medicinais, e também te ensinar como plantá-la. Aproveite!

Benefícios estéticos da babosa

Você com certeza já se deparou com a babosa na lista de ingredientes de vários produtos de beleza, ou então conhece alguma receitinha caseira que utiliza essa planta. Confira a seguir os benefícios estéticos que ela pode proporcionar.

Combate a queda de cabelo

Um excelente benefício da babosa é que essa planta ajuda a combater a queda de cabelo, uma vez que ela promove a produção de colágeno, que auxilia na fixação dos fios de cabelos ao couro cabeludo, além de proporcionar elasticidade aos fios, dificultando a ocorrência de quebras.

Moça com folha de babosa
A babosa é uma planta que, entre os benefícios, ajuda no tratamento capilar, combatendo problemas como a caspa.

Ademais, a babosa é rica em água e diversos minerais. Logo, ao usá-la, os fios ficam mais hidratados e fortalecidos.

Ajuda a acabar com as caspas

A babosa é uma planta que contém enzimas que têm a função de eliminar células mortas. Portanto, pode ser utilizada por quem está realizando algum tratamento capilar contra a caspa, que são formadas por placas de células que morreram.

Diminui as rugas

Como dissemos, a babosa tem propriedades capazes de estimular a produção de colágeno – justamente a substância que tem a função de proporcionar elasticidade aos tecidos.

Para aproveitar esse benefício, é necessário aplicar gel de babosa na região com rugas, fazer uma massagem, deixar que a planta faça seu trabalho por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só remover o produto com água e gel de limpeza.

Aplicação da babosa na redução de rugas
Com a capacidade de produção de colágeno, a babosa é um produto natural que ajuda na redução ou prevenção de rugas.

Desta forma, quando usada regularmente, o nível de rugas é reduzido, diminuindo a profundidade das “marcas de expressão”.

Remove maquiagem

Se você busca por uma forma natural de retirar a maquiagem do rosto, a babosa é a solução ideal, pois ao utilizar a babosa com esse objetivo, você também estará limpando e hidratando a pele.

Desta forma, enquanto elimina a maquiagem, a planta também estará aliviando o rosto de irritações que podem ser causadas por esses produtos de beleza.

Gel transparente produzido pela babosa
Use a babosa no rosto: retire o gel transparente, produzido nas folhas, e aplique no rosto retirando a maquiagem.

Leia também: Ora-pro-nóbis, a planta que salva.

Benefícios medicinais da babosa

Os benefícios da babosa não estão associados apenas à fins estéticos: não é a toa que ela também é chamada de “planta da imortalidade”. Isso ocorre em virtude de suas propriedades cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias.

Confira abaixo algumas aplicações medicinais que a babosa pode ter:

  • Acne – ajuda na cicatrização;
  • Dores nos músculos – por ter funções anestésica e anti-inflamatória, a babosa ajuda no alívio de dores musculares, enxaqueca, artrite e reumatismo;
  • Febre – com um efeito antitérmico, reduz a temperatura do corpo febril quando é ministrada em uma compressa;
  • Feridas – pode ser aplicada em forma de creme ou gel, além de ser embebida em um curativo;
  • Insônia – além de ótima produtora de oxigênio, essa planta é uma excelente purificadora porque cria um ambiente mais limpo para dormir;
  • Pé de atleta – tem propriedades antifúngicas, ou seja, atua diretamente na causa além de reduzir os sintomas;
  • Prisão de ventre – possui propriedades laxantes devido ao látex encontrado no gel da planta;
  • Problemas bucais – auxilia no tratamento de aftas, gengivites e estomatites;
  • Queimaduras causadas pelo sol – além de proporcionar sensação de refrescância, possui propriedades cicatrizantes, regenerativas e calmantes;
  • Reduz a celulite – aliada a uma dieta e exercícios.
Gel da planta aplicado na mão
Com muitos benefícios, a babosa foi transformada pela indústria em forma de gel que é aplicado no corpo.

Entretanto, um alerta: desde 2011, a Anvisa proíbe a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo essa planta. Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão a babosa processada e há relatos de reações adversas.

Mas calma, o uso da babosa em cosméticos e aplicações externas é seguro e está liberado.

Como plantar babosa

A babosa é uma planta que conta com mais de 300 espécies. Como mostramos acima, ela é muito usada para fins medicinais e estéticos. Então que tal plantá-la na sua casa?

O plantio pode ser feito através do broto ou de uma folha. No caso de optar pelo broto, retire toda a planta do vaso com as mãos até encontrar um broto com tamanho considerável de raiz. Depois, plante-o no meio do vaso, com o cuidado de não danificar as raízes ou folhas.

Plantio da babosa em vaso
O plantio da babosa pode ser feito em vasos ou em jardins. Experimente esse cultivo e aproveite dos benefícios dessa planta.

Já para plantar utilizando uma folha, é preciso que ela tenha pelo menos 8 centímetros de comprimento. Em seguida, corte-a em várias partes usando uma faca limpa.

Usando um vaso contendo mistura de terra e areia, faça vários buracos para plantar os pedaços de folha cortada na terra, sem cobri-las. Depois, é só apertar de leve a terra em volta dessas folhas.

Ainda ficou com dúvidas no plantio e no cultivo? Veja dicas fáceis e simples no vídeo abaixo:

Fonte: Vila Nina TV.

E então, gostou desse texto? Sugerimos para você o artigo sobre 8 plantas medicinais que acalmam e reduzem stress. Confira!

Post Relacionado