Enel Distribuição Goiás realiza força tarefa para  normalizar clientes impactados por temporal do último sábado

Enel Distribuição Goiás realiza força tarefa para normalizar clientes impactados por temporal do último sábado

  • Em um dia, companhia registrou a queda de quase 700 raios em Goiânia. 
  • Tempestade danificou postes, rompeu cabos e derrubou árvores sobre a rede elétrica da capital.  

A forte tempestade que atingiu Goiânia no último sábado (9) provocou danos severos à rede elétrica e interrompeu o fornecimento de energia para clientes de alguns bairros da capital.

Para se ter uma ideia, no sábado, em duas horas, choveu o esperado para os primeiros 15 dias de janeiro em Goiânia. Além disso, foram registradas rajadas de ventos de até 75km/h, que lançaram objetos sobre a rede elétrica, derrubaram árvores sobre os fios e postes e romperam cabos.

Para recuperar todos esses defeitos e normalizar o fornecimento de energia a todos os clientes impactados, a Enel Distribuição Goiás mais do que dobrou o número de equipes em campo e os técnicos seguem trabalhando na recomposição da rede e retomada do serviço. Até o momento, cerca de 98% dos clientes impactados já estão com fornecimento normalizado. 

Danos de temporal em rede elétrica da Enel

O diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário, ressalta que o número de ocorrências registradas após o temporal foi 300% maior que o número de ocorrências para um dia comum de chuva.

“A chuva de sábado foi uma típica tempestade de verão, com raios e ventos muito fortes. Num único dia, registramos 116 ocorrências com árvores sobre a rede, mais de 70 pontos com cabo partido e cerca de 30 registros de objetos lançados sobre a fiação, como placas e outdoors”, completa.  

Adicionalmente, o diretor explica que os raios também causaram impactos significativos na rede elétrica. “No sábado, registramos a queda de 680 raios na capital. Mesmo com o sistema de para-raios instalados na rede elétrica, as descargas atmosféricas podem romper cabos e até quebrar estruturas como cruzetas e até postes”, pontua.  

Ainda segundo José Januário, a grande maioria das ocorrências de impacto coletivo foram atendidas ao longo do domingo (10) e na manhã de hoje (11). No momento, equipes seguem espalhadas por Goiânia para o atendimento de casos pontuais e trabalharão incansavelmente até que todos os clientes impactados tenham o fornecimento restabelecido. 

Plano Verão 

Desde o último mês de outubro, a Enel Distribuição Goiás está atuando nos atendimentos emergenciais conforme o Plano Verão, que consiste em um conjunto de ações e procedimentos envolvendo todas as áreas da companhia, com o objetivo de garantir mais sinergia entre as equipes e, com isso, maior eficiência no atendimento e rapidez na resposta às ocorrências registradas durante o período chuvoso. 

Também como parte do Plano Verão, foram realizadas ações preventivas, como mutirões de poda e manutenção, em cerca de 40 cidades goianas, nos meses de julho e agosto de 2020.

Ainda como parte do planejamento para agilizar o atendimento das ocorrências, a distribuidora aumentou em 73% o número de equipes em campo (são cerca de 6 mil eletricistas) e em 50% o número de equipes de atendimento em loja, call center e equipes de atendimento a grandes clientes e governo.

Também ampliou, de 29 para 62, o número de bases avançadas de atendimento, encurtando distâncias e ganhando em agilidade em campo, especialmente na zona rural.

Nessas bases, técnicos equipados com veículos, ferramentas e todos os materiais necessários ficam de prontidão para a realização de atendimentos emergenciais e de rotina.

Com isso, a empresa já alcançou, por exemplo, uma redução média de 34% nas distâncias que as equipes precisam percorrer para buscar equipamentos ou insumos para a realização de serviços. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. 

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