Você sabe qual a importância do bem-estar animal? Investir em boas condições de vida para os animais é importante pois proporciona uma vida digna e livre de sofrimentos.
Ao mesmo tempo, ter esse cuidado acarreta em melhores resultados em termos de produção, ajudando a evitar doenças e outros problemas que podem comprometer a qualidade de carne, do leite e demais produtos.
Neste texto, explicaremos o que é o bem-estar animal, quais são as 5 liberdades e como garantir todas elas. Além disso, também daremos outras dicas de boas práticas que devem ser aplicadas na criação de animais, com o fim de que possam se desenvolver de maneira mais saudável e eficiente.
O que é bem-estar animal?
Bem-estar animal é um conjunto de práticas que proporcionam uma vida digna aos animais. Tem o objetivo que o animal sinta seu entorno de maneira positiva, não tendo sentimentos ruins ou sinais negativos em seu organismo.
Isso permite que se desenvolva de maneira mais saudável, tanto mentalmente quanto fisicamente. Algumas pessoas podem achar que apenas os bichinhos domésticos é que devem ter boas condições de vida. Mas, a verdade é que todos precisam de bem-estar.
Investir no bem-estar animal em sua fazenda, seja na lida com gado de leite ou gado de corte, ajudará o seu empreendimento a ter um lucro maior, uma vez que estará se desenvolvendo de maneira saudável, produzindo um produto final com maior qualidade.
Além disso, essa condição pode resultar até mesmo em economia para a sua propriedade rural, uma vez que terá menos gastos com tratamentos de animais doentes ou com reposição de perdas que ocorrem por diversos motivos que poderiam ser evitados. Muitos desses casos podem estar ligados ao bem-estar.
Com o propósito de que essas condições fiquem claras e possam ser aplicadas de maneira mais fácil pelos criadores, existem 5 liberdades principais que você pode oferecer aos seus animais para garantir uma boa qualidade de vida.
Leia também: A relação entre o compost barn x bem-estar animal x produtividade.
Quais são as 5 liberdades do bem-estar animal?
Se você quer investir em padrões mínimos e básicos de qualidade de vida para o seu animal, busque assegurar estas 5 liberdades. Quem definiu essas garantias foi a jornalista e veterinária Ruth Harrison, na Inglaterra, ao escrever o livro Animal Machines, em 1964.
O livro se transformou num marco porque a escritora mostrou as péssimas condições e os maus-tratos aos quais os animais eram submetidos. Os britânicos puderam encarar, pela primeira vez, como eram criados os bichos que dariam origem ao alimento que chegava às suas mesas.
Confira quais são as 5 liberdades:
Liberdade nutricional
Um dos princípios básicos para o bem-estar de um animal é garantir que ele esteja livre de sentir fome ou sede, ou seja, que se alimente corretamente e tenha água de boa qualidade e de fácil acesso na propriedade.
Dessa maneira, o criador oferecerá todos as vitaminas e nutrientes necessários para que os animais consigam manter o bom funcionamento do seu organismo, bem como se desenvolver com saúde.
No caso dos animais de corte e de leite, a nutrição é muito importante porque também interfere diretamente na qualidade dos produtos finais. Dessa maneira, recomenda-se recorrer à um veterinário especializado que vai ajudá-lo a criar uma dieta adequada aos seus animais.
Liberdade comportamental
Esse item visa garantir que o animal seja livre para se comportar naturalmente. É necessário respeitar as características próprias das espécies dos animais, bem como proporcionar o convívio entre animais da mesma espécie.
Só assim, vão conseguir desfrutar de uma boa qualidade de vida. É preciso adaptar o espaço ao animal e não o contrário.
Liberdade ambiental
Para o bem-estar animal, também é preciso que eles estejam livres de desconforto, ou seja, é necessário um ambiente que proporcione espaço amplo, conforto térmico e superfícies adequadas.
Eles precisam ter um lugar, por exemplo, para se abrigar das mudanças do clima, bem como descansar. Assim, evitarão tomar chuva ou sol forte, que pode adoecê-los, o que também ajuda na saúde e desenvolvimento.
Liberdade psicológica
Essa recomendação tem o objetivo de fazer com que os animais estejam livres de sentimentos ruins, como estresse, medo e angústia.
Os maus-tratos, além de causarem dano físico ao animal, também afetam negativamente o seu psicológico, deixando-os assustados e estressados, o que acaba fazendo muito mal à sua saúde mental e física.
Assim, sempre que for realizar alguma atividade que possa estressar o animal, é importante buscar acalmá-lo e proceder com o máximo de cuidado.
Liberdade sanitária
Esse ponto visa garantir que os animais estejam livres de doenças, ferimentos, e de sentir dor. Envolve proporcionar cuidados médicos, vacinação, e, obviamente, não se utilizar de violência contra os animais.
Quais são as boas práticas para promover o bem-estar animal?
Agora que já conheceu um pouco mais sobre as 5 liberdades que devem ser garantidas aos animais da sua fazenda, vamos apresentar mais algumas dicas de boas práticas que devem ser seguidas.
O objetivo é garantir e potencializar o bem-estar dessas espécies e proporcionar aos animais uma boa qualidade de vida. Confira a seguir:
Contar com boas instalações
Entre as condições de bem-estar, é importante que o ambiente em que os animais vivem seja adaptado à eles. Eles precisam ter um local de descanso, se proteger da chuva e do sol forte, se movimentar, fazer suas necessidades, se alimentar, etc.
Leia também: Casqueamento de bovinos: quando e porque é realizado.
Manter o status sanitário
Seus animais também precisam viver em um ambiente limpo. Dessa maneira, evitará que insetos e roedores apareçam e transmitam doenças.
Outra recomendação importante é que precisam ser vacinados corretamente, além de serem isolados e tratados, caso tenham alguma doença.
Garantir uma nutrição de qualidade
Conforme citamos acima, os animais precisam ter sua alimentação garantida. Mas, é importante que ela não seja oferecida de qualquer maneira.
Principalmente no caso das espécies de engorda, como bovinos e suínos, precisam de uma alimentação especial com a finalidade que consigam oferecer uma carne de qualidade.
Investir na qualificação da equipe
Com objetivo de que todos essas condições sejam cumpridas, é importante que a sua equipe tenha treinamento adequado, entendendo as diferenças e necessidades de cada espécie.
Outro detalhe importante é saber como agir caso algum imprevisto ocorra, sem causar estresse ao animal ou impactar de alguma forma a sua qualidade de vida.
No Rio Grande do Sul, produtores de leite vêm adotando as práticas de bem-estar animal. Veja no vídeo abaixo como esse cuidado tem proporcionado uma melhor produtividade do rebanho:
E então, gostou do texto? Entendendo um pouco mais sobre o bem-estar animal e como é possível promovê-lo na sua fazenda, você conseguirá disponibilizar melhores condições para que os seus animais se desenvolvam saudáveis, e assim, possam oferecer produtos de maior qualidade, sendo um investimento que trará lucros ao seu empreendimento.
Por falar em bem-estar animal, acesse também o nosso texto sobre bem-estar e a economia na criação de cavalos. Boa leitura!