Mercado de banana no Brasil

Mercado de banana no Brasil

De acordo com o Sebrae, o mercado de bananas no Brasil é uma das opções de produção e comercialização com retorno mais rápido de investimento.

 

Além disso, por ser uma fruta que pode ser cultivada em todo o país, se tornou uma importante fonte de renda para pequenos, médios e grandes produtores em diversas regiões, de olho inclusive no mercado internacional.

 

É o que iremos mostrar neste artigo em que iremos analisar o mercado da bananicultura no país. Além disso, deixe seu contato em nosso site e encontre diversos serviços e produtos que estão esperando por você!

 

 

Mercado Brasileiro

 

A banana é a fruta mais produzida e consumida no mundo. O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais. Por aqui, a banana se destaca como a segunda fruta mais importante em termos de área e produtividade.

 

Atualmente as principais variedades plantadas no Brasil são a prata (70%), nanica (20%) e maçã (4%), o que enriquece muito a produção e a comercialização. Ademais, possui facilidades que incentivam o mercado, como:

 

  • Possibilidade de produção no ano inteiro;
  • Comercialização para diversas finalidades;
  • Alta aceitação pelo consumidor.

 

Primeiramente, a questão de a banana poder ser produzida no ano todo é um grande diferencial. Claro que algumas condições de plantio são necessárias, como calor e boa irrigação, possibilitando ter a fruta em todas as épocas.

 

Aliás, essa é uma das principais características responsáveis por esse mercado ser tão compensador e ter grande importância na economia nacional.

 

Cachos de bananas maduras
A banana é um da das frutas mais consumidas pelos brasileiros, principalmente in natura.

 

Além disso, a banana pode ser comercializada in natura ou industrializada, como em forma de doces, geleias, fruta desidratada e até no segmento de bebidas, gerando diferentes fontes de renda para o produtor.

 

Com isso, o consumo da fruta é muito alto no país, fazendo com que o mercado de banana tenha crescimento a cada ano. Segundo a Embrapa, no Brasil são produzidas anualmente 6,9 milhões de toneladas de bananas.

 

Essa informação deixa evidente a importância da fruta e a grandiosidade do mercado de banana no país, sendo o Nordeste a maior região produtora, com quase 2,5 milhões de toneladas por ano principalmente nos Estados da Bahia e Pernambuco. São Paulo lidera sozinho o ranking nacional por Estado, com mais de uma tonelada de bananas produzidas por ano.

 

Isso demonstra que o mercado de banana também auxilia diretamente na economia de diversas regiões, sendo uma importante fonte de renda na agricultura familiar.

 

 

Mercado de banana e as cooperativas

 

O setor da bananicultura conta com apoio de cooperativas que contribuem para que a qualidade do produto, a diversidade e a organização estejam sempre em foco. Essas questões são essenciais visando o crescimento do mercado e constância na capacidade produtiva.

 

A produção da banana, apesar ser ser um mercado vantajoso, também encontra algumas dificuldades, tanto na produção, transporte como também na venda, principalmente quando falamos em exportação. Por isso é importante a participação das cooperativas.

 

Mulheres preparando cachos de banana para venda.
A participação de cooperativas, na hora de comercialização da produção, tem ajudado muito o mercado de bananas no país.

 

Esses intermédios normalmente ocorrem para controlar taxas cambiais na exportação, tratar de questões como negociações com redes de varejo e assuntos de pragas agressivas às plantações.

 

Assim, o produtor de banana, que está inserido nesse grande mercado, possui maior respaldo e melhora a produtividade e na qualidade do alimento que oferece ao consumidor.

 

 

Mercado diversificado

 

Como mencionado acima, o mercado de banana é vasto porque a fruta pode ser comercializada em diversas formas.

 

Além da forma in natura, que é a forma mais consumida pelos brasileiros, tendo um consumo médio de aproximadamente 25 kg por pessoa/ano, segundo a Embrapa, existem outras formas de comercialização. E isso é o que chama muito a atenção dos produtores, pois se torna mais fácil a venda do produto sem ter  altas taxas de desperdícios.

 

Dentre as formas de comercialização desse mercado estão a banana-passa, a polpa de banana, a banana chips, e a farinha de banana, que é processada antes mesmo de a fruta estar madura.

 

Veja no vídeo abaixo um jeito fácil de desidratar uma banana:

 

Fonte: Gourmet da Horta

 

Essa diversificação muitas vezes ocorre para que o mercado não perca rendimento por conta de perecimento da fruta. Assim, não há desperdício e o consumidor tem acesso à uma variedade de produtos derivados da banana.

 

Ademais, dentro do mercado de banana também existe um segmento de bebidas que utilizam a fruta como matéria prima. É o caso dos licores e aguardentes, em que a produção ocorrer através da fermentação da fruta.

 

E essa forma de consumo da fruta, através de bebidas, se torna um grande diferencial para o mercado e um atrativo para o consumidor, o que é essencial no crescimento e no desenvolvimento do setor. Diversificar a produção é uma das palavras-chave para o sucesso do agronegócio.

 

 

Exportação de banana

 

O mercado de banana também tem grande importância quando o assunto é exportação. O Mercosul foi um destino importante para a banana brasileira no último ano, beneficiado pelas instabilidades política e econômica em grandes produtores da região, como Bolívia, Equador e Chile.

 

Segundo dados do Ministério da Agricultura, em 2019 o Brasil bateu recorde na exportação de frutas, chegando a atingir 1 bilhão de dólares, sendo que a banana foi uma das que mais se destacaram.

 

Em relação ao ano de 2018, o crescimento na exportação de banana foi de 24,8%, o que é um resultado muito favorável para o mercado de banana no Brasil e anima ainda mais os produtores.

 

 

Plantações

 

O mercado de banana conta com produtores que estão cada vez mais buscando aperfeiçoamento. Além disso, as áreas de plantação são extensas, existindo plantações com 800 hectares no Vale do Ribeira, onde alcança uma produção aproximada de 45 toneladas por hectare.

 

Plantio de banana com cachos verdes
Mercado de bananas oferece inúmeras oportunidades aos produtores.

 

Com isso, é possível ver o nível de aceleração da produção da fruta no país, justificando o grande consumo e o crescimento da exportação tanto para o Mercosul, como para países de outros continentes.

 

Dessa forma, o mercado de banana no Brasil é um dos que mais alavancam o agronegócio e oferece inúmeras oportunidades a produtores, comerciantes e demais envolvidos no segmento.

 

Gostou do artigo? Pensa em plantar bananas em sua propriedade e fazer parte desse mercado em franco crescimento? Acesse nosso artigo com informações de plantio!

 

Acesse nosso blog e descubra outras publicações como essa para ficar por dentro de tudo que acontece no meio do agronegócio. Além disso, visite nosso site e busque por serviços ou produtos de seu interesse!