Como reduzir o estresse térmico dos rebanhos de vacas leiteiras?

Como reduzir o estresse térmico dos rebanhos de vacas leiteiras?

 

O estresse térmico ocorre, normalmente, pelo aumento do calor, fenômeno que acontece sempre que as condições climáticas determinam o aumento da temperatura do ambiente acima da temperatura ideal, ou seja, daquela que proporciona conforto para o rebanho de uma espécie animal.

 

O estresse térmico causa diversos problemas para a saúde de um rebanho de vacas leiteiras, como, por exemplo, transtorno respiratório, com o aumento da frequência respiratória, redução na produção de leite e falta de apetite.

 

No entanto, hoje é possível adotar algumas técnicas para reduzir o estresse térmico dos rebanhos de vacas leiteiras. Conheça algumas a seguir!

 

 

Projete um local de descanso para o rebanho de vacas leiteiras

 

Os especialistas sugerem, como uma medida para amenizar o estresse térmico, a criação de um espaço que seja capaz de oferecer sombra natural ou artificial para o rebanho de vacas leiteiras. O ambiente deve comportar uma área de no mínimo 4 metros² por animal.

 

Um ambiente natural, com árvores que possibilitam sombra, não só se coloca como uma opção para amenizar o calor, mas também se apresenta como uma alternativa de baixo custo.

 

Vacas leiteiras na sombra de uma árvore
As arvores são alternativas de baixo custo para amenizar o calor para vacas leiteiras

 

Todavia, se isso não for possível, busque construir um ambiente artificial, que seja capaz de oferecer sombra e conforto para o rebanho.

 

 

Coloque a comida e água na sombra

 

Outra dica, bastante simples, é que deve, se possível, colocar a comida e a água do rebanho em um local que dê sombra, pois assim as vacas leiteiras ficarão mais confortáveis.

 

Além disso, a água manterá sua temperatura ideal, de modo a garantir mais conforto para o animal.

 

Em tempos de calor, como o verão, a água se coloca como uma substância ideal para garantir a preservação da temperatura corporal adequada do animal.

 

Deixe à disposição do rebanho água fria e potável, que ajude o seu rebanho a produzir mais leite de qualidade.

 

 

Utilize ventiladores para amenizar o calor no ambiente

 

A utilização de ventiladores pode ser uma excelente opção para quem busca amenizar o calor nos ambientes de confinamento, como as áreas cobertas, as quais são geralmente ocupadas por animais que ficam descansado.

 

O ventilador deixa o ambiente mais fresquinho e faz com que o estresse térmico seja reduzido, melhorando assim a qualidade de vida do seu rebanho.

 

Ventilador preso no alto de um galpão
Em locais de calor intenso os ventiladores podem ser usados em galpões onde o gado fica

 

Opte pelas telhas de barro para cobrir ambientes

 

As telhas de barro apresentam maior isolamento térmico, fazendo assim com que o calor seja reduzido dentro de um ambiente fechado, como os currais, por exemplo.

 

Assim, opte por elas para cobrir as instalações onde o seu rebanho de vacas leiteiras fica à noite ou em qualquer horário do dia, principalmente pela manhã ou tarde.

 

Como podemos visualizar, há diversas formas para reduzir o calor em ambientes de criação de vacas e, assim, o estresse térmico, o qual, como vimos, pode prejudicar a saúde do seu rebanho. Aplique-as em seu campo de criação e tenha um rebanho saudável e produtivo.

 

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado? Nele estamos sempre publicando artigos que podem facilitar mais seu dia a dia.

 

Veja mais:

 

 

Post Relacionado