Como criar mini vacas e suas vantagens

Como criar mini vacas e suas vantagens

Você já deve ter ouvido falar na criação de mini vacas ou até ter visto um desses bovinos em exposições ou mesmo em fazendas. Mas, sabe como criar esses animais?

Para o pecuarista, traz uma série de vantagens mesmo porque pode criar uma quantidade maior de animais em determinada área, se alimenta bem menos do que vacas de porte grande e produz uma boa quantidade de leite.

Confira esse artigo sobre o assunto e aprenda um pouco mais sobre como criar mini vacas e as vantagens de ter esses animais em sua propriedade.

Se você gosta de pequenos animais, confira nosso post sobre a criação de mini porco em casa.

Vantagens da criação de mini vacas

Em feiras e eventos de pecuária, as mini vacas chamam muito a atenção, uma vez que, normalmente, tem aproximadamente a metade do tamanho de uma vaca de porte “normal”.

Mas, além da aparência pouco convencional, as mini vacas apresentam diversos aspectos positivos em benefício daqueles que as criam. Existem 26 raças de mini vacas em todo o mundo. As mais altas superam pouco mais de um metro e há aquelas com menos de 80 centímetros.

Como dissemos no começo do artigo, uma das principais vantagens, na criação de mini vacas, é a questão do espaço físico necessário.

Mini vaca criada num pequeno espaço
Uma das vantagens da criação de mini vacas é a questão do espaço. Até em chácaras é possível mantê-los.

Devido ao tamanho desses mini bovinos, é possível criar um rebanho maior no mesmo espaço físico da propriedade. Em uma área de um hectare, por exemplo, é possível criar duas mini vacas na qual normalmente caberia apenas uma vaca de tamanho normal.

Além disso, esses animais podem proporcionar muito lucro aos criadores, porque possuem uma capacidade produtiva muito alta: cada vaca pode produzir cerca de 10 litros de leite por dia, com um custo de criação inferior.

Uma mini vaca, em idade adulta, atinge cerca de 1,10 metro de altura, e o peso entre 150 e 200 quilos. Como comparativo, uma vaca de estatura normal mede cerca de 1,50 metro de altura e pesar 720 quilos (altura e peso logicamente podem variar conforme a raça).

As mini vacas consomem aproximadamente 10% do seu peso corporal, índice certamente muito menor que o de uma vaca de tamanho normal. Entretanto, a sua produção de leite é bem aproximada de uma vaca comum, com o diferencial de produzir um leite com um percentual de gordura menor.

Como criar as mini vacas

Quanto a alimentação, as mini vacas são criadas soltos no campo, necessitando de capim e sais minerais, além das vacinas adequadas e vermífugos.

Esses animais, criados em confinamento, necessitam de 1,5 a 2 kg de ração em duas refeições e de cerca de um terço de capim por dia (cerca de 6 kg). Bem alimentado, e durante o período de lactação, cada essas vacas produzem de 8 a 10 litros de leite por dia.

Mini bovinos se alimentando em cocho
A alimentação de mini bovinos, como de qualquer outro, é um fator importante. Mas, leva vantagem porque esses animais comem menos.

A produção de leite das mini vacas é muito semelhante à de uma vaca comum. O período de lactação dura até o sexto mês, mas existem casos em que essas vacas produzem até o décimo mês.

Esses animais podem ser mantidos em instalações simples, com cochos e bebedouros mais baixos que os convencionais.

Reprodução dos mini bovinos

A vida reprodutiva das mini vacas tem início aos 14 meses, contando que o animal esteja saudável e bem alimentado. A gestação é de 9 meses e elas produzem um bezerro por ano.

Seus filhotes costumam mamar até o sexto mês, aproximadamente. O cio recomeça cerca de 50 dias após o parto e tem um ciclo fértil de 21 dias. A estimativa é a de que ela procrie até aos 27 anos.

Além de produção leiteira, as mini vacas são excelentes animais de estimação e, assim sendo, é possível criá-las em quintal. São animais muito dóceis e possuem boa interação com crianças.

No vídeo abaixo, confira como criar mini vacas e mini boi, considerados animais dóceis que gostam bastante de um carinho:

Fonte: Marcelo Silveira.

A criação desses animais vem atraindo cada vez mais pecuaristas. Aliás, foi criada até a Associação Brasileira de Criadores de Mini Gado, para organizar, selecionar os animais que se enquadram na raça e incentivar essa atividade.

Portanto, em resumo, esse animal é um excelente investimento, e devido à sua baixa manutenção e simplicidade na criação, pode trazer diversos benefícios para os criadores.

Se você gosta de criar pequenos animais, nossa dica de leitura é a criação de mini coelhos em casa. Confira!

Post Relacionado