Criação de mini coelhos em casa. Confira!

Criação de mini coelhos em casa. Confira!

A criação de mini coelhos em casa está atraindo cada vez a atenção de famílias na hora de escolher um animal de estimação. Eles conseguem se adaptar bem ao ambiente doméstico.

Confira neste artigo como criar mini coelhos em casa, desde a escolha do animal ideal, alimentação e cuidados veterinários. Boa leitura!

Os mini coelhos

Dóceis, graciosos e fáceis de lidar, os mini coelhos se destacam por terem muitas características desejáveis em animais domésticos.

Eles são animais inteligentes, capazes de aprender muitas coisas, serem educados e até podem ser adestrados. Além disso, são bastante carinhosos e gostam de estar perto do dono, dormir próximo e seguir as pessoas pela casa.

Eles atendem quando chamados pelo nome, reconhecem a voz do dono e são, em geral, animais muito curiosos e divertidos para se ter por perto. Fazem muito sucesso com as crianças. Mas, são ótimos companheiros também para os adultos.

Moça dando carinho para um mini coelho em casa
Os mini coelhos são animais dóceis e ótimas companhias para crianças e adultos.

Todavia, criar mini coelhos em casa requer responsabilidade e cuidados específicos. O coelho, assim como qualquer outro animal de estimação, é um ser vivo e não um brinquedo.

Por isso, antes de tomar a decisão de criar mini coelhos em casa, é preciso estar preparado e ter conhecimento sobre o assunto.

Criação de mini coelhos em casa

Confira a seguir informações gerais que devem sanar todas as suas dúvidas a respeito dos mini coelhos de estimação e como criá-los em casa.

Qual o tamanho de um mini coelho?

Os mini coelhos costumam pesar até 2kg. Para referência, um gato comum pesa em torno de 4kg, e cachorros de porte mini ou “toy” tem até 6kg.

Portanto, são animais bem pequenos mesmo. As raças maiores de coelho podem variar de 3kg a 16kg.

Coelhinho dentro de uma cesta em um jardim
Esses animais são muito dóceis e se transformam em excelentes companhias dentro e fora de casa.

Quanto tempo vive um mini coelho?

A média de vida de um coelho é de 6 a 8 anos. Mas, esse tempo pode ser muito maior.

Segundo o Guinness World Records (“livro dos recordes”), o coelho doméstico mais velho do mundo chama-se mick e tem 16 anos de idade.

Portanto, na hora de acolher um mini coelho, como seu animal de estimação e optar pela sua criação em casa, é importante saber que está assumindo o compromisso de cuidar desse animal por um bom período de tempo.

O que um mini coelho come?

Coelhos são animais herbívoros, ou seja, sua alimentação é baseada em plantas e vegetais. Então, a dieta recomendada é composta de ração própria para coelhos, verduras de cor escura, feno e alfafa.

No caso das rações, um mini coelho deve comer em média 100g a 150g de ração todos os dias. Essa quantidade pode ser dividida em duas refeições, ou servida apenas de uma vez.

Mini coelhos se alimentando com vegetais
A alimentação de mini coelhos é baseada em plantas, vegetais e rações próprias. Fofinhos para criar em casa.

Tome cuidado para não dar comida demais ao animalzinho, pois isso pode causar problemas de saúde.

Evite as chamadas “rações de engorda”, que são bem comuns em aviários. Elas são super calóricas e, dessa forma, podem afetar a saúde do seu coelho de estimação.

Cuidados na alimentação

Evite também os “mixes” de ração, que são vendidos para chinchilas, hamsters e outros roedores. É que, embora sejam animais parecidos, essas misturas não contêm todos os nutrientes que seu mini coelho precisa para ter uma vida saudável.

Você pode complementar a alimentação do seu coelho com verduras escuras. Cuidado, pois quanto mais verduras ele consumir, mais forte o cheiro da urina ficará. Portanto, busque um equilíbrio.

Uma curiosidade sobre a alimentação dos coelhos é que, na verdade, eles não podem comer cenoura!

Isso porque essa e outras frutas e legumes causam problemas intestinais no animal, e se consumidas regularmente, podem gerar graves problemas de saúde.

Criação de mini coelho em gaiolas

O recomendado é que o mini coelho seja criado dentro de uma gaiola e solto apenas quando alguém esteja por perto. Dessa forma garante a segurança do animal e impede que ele venha a sofrer algum acidente.

Mini coelhos dentro de uma gaiola com serragem
A criação em gaiolas evita que façam necessidades pela casa. A grade inferior pode ser coberta com serragem.

Outra vantagem da criação do mini coelho dentro da gaiola, na maior parte do tempo, é que você evita que ele faça as necessidades pela casa. Além disso, os coelhos têm o hábito de roer, e por isso podem danificar móveis e outros objetos de sua casa.

A gaiola deve ter no mínimo 60x40x40 cm. É importante que ela tenha comedouro e bebedouro fixos, embutidos. Assim, você evitará que o mini coelho faça bagunça com a comida e a água.

Outro detalhe importante é ter grade inferior, pois impede que o animal tenha contato direto com sua urina e fezes.

Lembre-se de soltar seu coelho algumas vezes na semana, em um momento em que você esteja livre e disposto para brincar e interagir com ele.

Assim como cães precisam sair para caminhar na rua, esse momento de liberdade e brincadeira é muito importante para a saúde do seu animal.

Onde deixar a gaiola do mini coelho na sua casa?

A gaiola do mini coelho deve ficar em um local arejado, longe de ventos fortes, chuva e sem luz do sol direta.

É aconselhável também que fique em um local próximo do convívio da família, e não em um local isolado.

Isso porque coelhos são animais extremamente carinhosos e sociáveis, e gostam de estar perto de seus donos.

Como limpar a gaiola do mini coelho?

A gaiola precisa ser limpa periodicamente. Deixar seu coelho vivendo em um local sujo é uma crueldade, já que o cheiro da urina pode causar irritações nos olhos e debilitá-lo.

Mini coelho numa gaiola no quintal de uma casa
Na criação em casa, os mini coelhos devem ficar parte do tempo em gaiolas. Por isso, a limpeza delas é importante.

Aliás, se você usar jornal para forrar a gaiola, limpe-a todos os dias. Em caso de uso de serragem, a limpeza pode ser feita dia sim, dia não.

Existem produtos específicos para a limpeza da gaiola, que prometem eliminar os odores e manter o local limpo por mais tempo.

É interessante testar alguns desses produtos e ver qual se adapta melhor a você e ao seu animalzinho.

Vacinas, vermífugos e cuidados veterinários

Os mini coelhos não precisam ser vacinados, como cães e gatos. Isso também facilita na criação em casa.

Isso porque não existem doenças virais que afetam esses animais em circulação no Brasil. Em países onde existem esse vírus, os animais precisam sim receber vacina.

Gato observa um mini coelho comendo dentro de casa
Os mini coelhos também podem ser criados com outros animais domésticos dentro de casa.

A vermifugação também não é tão essencial para coelhos como é para os outros animais domésticos. Os coelhos podem, sim, ser acometidos por parasitas. Todavia, são ocorrências mais raras e específicas.

Em caso de problemas de saúde, é sempre importante consultar um veterinário de confiança.

Mas, tenha em mente que as clínicas que atendem cães e gatos podem não estar preparadas para atender coelhos. Por isso, procure um profissional especializado em animais silvestres.

Características da criação de mini coelhos em casa:

Portanto, confira abaixo algumas das principais características ao optar pela criação de mini coelhos em casa:

  • Não precisam de vacinas;
  • São dóceis e apegados ao dono;
  • Baixo custo de manutenção e alimentação;
  • Expectativa de vida: de 6 a 8 anos;
  • Fazem suas necessidades em um lugar específico;
  • Não fazem barulhos;
  • Com o manejo correto, não deixam cheiro no ambiente;
  • São brincalhões e interativos, bem mais que os coelhos de raças grandes.

Portanto, se você está pensando em presentar seus filhos com esse animalzinho de estimação, esperamos ter apresentado as principais informações sobre a criação dos mini coelhos.

No vídeo abaixo, conheça cinco raças de mini coelhos:

Fonte: Negócios da Terra.

Post Relacionado