Cerca elétrica rural: tire suas dúvidas sobre ela!

Cerca elétrica rural: tire suas dúvidas sobre ela!

A cerca elétrica rural é um dispositivo que ajuda a manter o rebanho dentro do seu curral ou pasto. Evita, com isso, assim, que os animais fujam ou acessem áreas em que podem causar danos para a estrutura da fazenda.

Neste texto, vamos responder às principais dúvidas sobre esse assunto. É importante que você conheça melhor essa ferramenta e avalie se é interessante instalar em sua propriedade.

Caso contrário, optar em investir em outros meios de segurança para o seu gado. Acompanhe!

Qual a voltagem da cerca elétrica rural?

A cerca elétrica rural não tem uma voltagem especificamente determinada. Ela deve ficar entre 5.000 e 9.500 volts, mas em baixa amperagem. O objetivo é que essa quantidade não causa danos graves ao rebanho.

Multímetro medindo a voltagem de cerca elétrica
Com o uso de um multímetro é possível medir a voltagem da cerca elétrica rural

Além disso, é importante ter em mente que a função principal da cerca elétrica não é a de proteger os animais das pessoas. Mas, sim, de evitar que eles saiam do local determinado ou que outros animais possam fazer mal ao gado.

Por isso, a amperagem da cerca elétrica precisa ser mais baixa do que nos modelos encontrados em casas na cidade, que são usadas para proteger as residências de ladrões.

Além disso, todos os equipamentos do sistema de eletricidade precisam funcionar corretamente para garantir a eficiência da cerca. Exemplos: o eletrificador, os isoladores, o aterramento, entre outros componentes.

Qual o seu consumo de energia?

Por conta da sua baixa amperagem, o custo com a energia elétrica rural é menor. É possível economizar até um terço do valor que seria gasto em um modelo tradicional, por exemplo.

Quando a sua instalação é feita de maneira correta, a cerca consegue consumir cerca de 3,6 KW por mês. Isso equivale ao consumo de um rádio relógio de tamanho pequeno. Por isso, o seu uso é altamente viável.

Esse tipo de cerca também não necessita de muitos custos para ser instalada. O processo é bastante simples, o que também resulta em menos insumos e um tempo para instalação menor.

Com relação à sua manutenção, a cerca elétrica rural também não traz muitos gastos, podendo ser facilmente reparada. Caso você não se sinta seguro para fazer os consertos, poderá contar com a ajuda de um profissional especializado.

Como a cerca elétrica rural deve ser instalada?

O primeiro passo para instalar a sua cerca elétrica rural é verificar se você está escolhendo o modelo certo. Vai depender, por exemplo, de quais animais serão protegidos por esse equipamento.

Vaca pastando em área protegida por cerca elétrica.
A escolha de uma cerca elétrica vai depender de quais animais serão protegidos em sua propriedade rural.

É preciso analisar fatores como peso, altura, espécie e raça. Dessa forma, você conseguirá adquirir um modelo para que o animal não consiga pular ou quebrar, mantendo-o sempre protegido.

Também é importante levar em conta a área que será delimitada. Assim, você vai poder definir o tamanho da cerca elétrica rural, a quantidade de arame que será utilizada, a altura, o espaçamento do cercado, entre outros detalhes.

Existem dois principais tipos de cercas elétricas: as simples e as mais elaboradas.

Os modelos mais simples só contam com materiais essenciais para a sua funcionalidade. Mas, existem aqueles que contam com mais itens para uma proteção ainda mais completa.

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Diferentemente de uma cerca tradicional, a cerca elétrica rural necessita de alguns cuidados extras. É importante ficar atento aos detalhes que citaremos a seguir para que a sua cerca esteja sempre funcionando corretamente.

O primeiro cuidado é não instalar o isolador dentro do poste. Devido a sua grande área de contato, pode sofrer oxidação do seu material ao entrar em contato com as chuvas.

Equipamentos de uma cerca elétrica instalados em poste
Após instalar a cerca elétrica rural é preciso ficar atento ao funcionamento de todos os seus componentes.

Além disso, é importante comprar um arame próprio para cercas elétricas. Isso porque o modelo utilizado em cercas convencionais não conseguirá passar a corrente elétrica adequadamente porque ele é de difícil oxidação.

É importante não se esquecer de aterrar a cerca elétrica rural, mesmo que não tenha sido instalado um para-raios com o equipamento. Isso evitará que raios e outros problemas possam causar danos irreversíveis ao equipamento.

Como funciona a cerca elétrica rural?

A cerca elétrica rural funciona de maneira bem simples. Ela é composta por fios de arame e mourões com cerca de 100 m de distância entre cada um.

Utilizando um eletrificador, a energia é recebida pela cerca e convertida em pulos que têm uma pequena duração, baixa corrente e alta voltagem.

Assim, quando um animal encosta na rede elétrica, a corrente passa pelo seu corpo e chega ao solo. De imediato ele sente uma sensação psicológica e fazendo com que ele se afaste da estrutura.

Por isso, a atuação da cerca elétrica rural é diferente do modelo tradicional que impede a travessia dos animais por meio de uma barreira física, por conta do seu tamanho e dos espinhos que comumente estão presentes nos arames.

Além disso, a cerca elétrica pode ter outras funções além de conter animais. Por exemplo: proteger plantações, isolar vários tipos de espécies de animais, dividir os piquetes no pastejo rotacionado do gado, etc.

Se deseja cercar os animais de uma maneira diferente, tente utilizar cerca viva em sua propriedade.

No vídeo abaixo, veja como funciona uma cerca elétrica para manejo de ovinos:

Fonte: Embrapa – Tecnologia e Produção.

Quais são os benefícios da cerca elétrica rural?

Esse tipo de cerca elétrica pode proporcionar diversas vantagens para o produtor rural, tanto de animais quanto de outros tipos de produtos.

Isso porque essa cerca pode agir não apenas para manter os animais dentro do pasto. Mas também para evitar que outros seres consigam ter acesso à sua plantação.

Cavalo ultrapassa cerca elétrica
Apesar dos seus benefícios, o pecuarista deve ficar atento. Defeitos no equipamento podem fazer com que os animais ultrapassem a cerca elétrica.

Além disso, ela oferece mais economia para o fazendeiro. Afinal, como os animais não tentarão quebrar a cerca, ela precisará passar por menos períodos de reparos. Portanto, isso economizará a mão de obra de funcionários, bem como a compra de itens para a manutenção.

Além disso, é mais fácil de ser manejada, sendo possível, por exemplo, diminuir uma grande extensão de pasto em piquetes menores. Isso faz com que toda a área possa ser consumida de maneira eficiente e regular.

Então, você conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a cerca elétrica rural? Como vimos, ela oferece muitos benefícios para o produtor, principalmente se for adquirida com um fornecedor de confiança.

Aproveite a visita para conferir quais são as nossas lojas oficiais e adquira todos os produtos de que você precisa para ter a sua fazenda otimizada e produzindo itens com qualidade!

Veja também: Importância da suplementação para gado de corte a pasto

Post Relacionado