Se você quer saber mais sobre esse importante adubo, fique com a gente e acompanhe o artigo a seguir que fala exatamente sobre o que é e qual a eficiência da ureia na adubação.
A adubação é uma das partes mais importantes para o cultivo de uma cultura. É ela que vai fornecer todos os nutrientes necessários para o bom crescimento e desenvolvimento da planta.
Sabemos que o nitrogênio é um dos poucos nutrientes que não se encontram dispersos facilmente pela natureza, sendo necessário recorrer a bactérias fixadoras ou ao próprio elemento industrializado.
E entre os elementos ricos em nitrogênio mais oferecidos pelo mercado, um tem se destacado mais do que os outros: a ureia.
O que é a ureia?
Como mencionado acima, a ureia é um fertilizante agrícola. Ela vem em estado sólido e é muito indicado em casos de adubação de grande número de plantas.
Por sua composição chegar a quase 50% de nitrogênio, angariando o título de fertilizante sólido que mais concentra nitrogênio, é o mais propício para o fornecimento desse elemento.
Quais os benefícios de adubação com ureia?
São inúmeros os benefícios que uma fonte de nitrogênio pode ocasionar a uma cultura. Entre eles, destacam-se os seguintes:
1. Revitalização das plantas
Quem lida com plantas sabe que quando suas folhas amarelam e caem, seus frutos também vão sofrer algum baque. Isso pode impactar diretamente a produção, afetando a qualidade do produto e a credibilidade do produtor.
Entretanto, um adubo rico em nitrogênio, como a ureia é capaz de fornecer a quantidade certa do nutriente para que a planta recupere todo o seu esplendor e vitalidade.
É, ainda, por meio deste adubo que o processo de desenvolvimento da planta é retomado, proporcionando uma colheita muito mais viçosa e saborosa.
2. Eficiência nas pastagens
Uma pesquisa realizada pela renomada engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trouxe importantes revelações sobre o uso da ureia em pastagens.
Segundo a pesquisa, a ureia é 79% mais eficiente do que outras fontes de nitrogênio, como o nitrato, e isso aumenta conforme o aumento de sua aplicação. Ainda, em uma dosagem de 50 quilos, a mais comum, a resposta na produção é de 67%, enquanto a do nitrato foi de apenas 23%.
3. Menores perdas
Um teste de aplicação da ureia em cobertura para a cultura do café revelou que, mesmo com grandes perdas de nitrogênio na aplicação da ureia, sua alta concentração do elemento ainda faz com que a sua utilização seja a mais vantajosa.
Por exemplo: a ureia contém exatamente 44% de nitrogênio em sua composição, enquanto outros fertilizantes, como o sulfato de amônio, contém cerca de 20%.
Isso significa que, ainda que haja uma perda de 50% do nitrogênio contido em uma saca de ureia, mesmo assim a quantidade aplicada vai sobrepor a uma eventual aplicação da saca de sulfato de amônio.
Entendeu qual é a eficiência da adubação com ureia? Quer saber mais? Entre em nossa revista digital e fique por dentro de todos os assuntos do mundo rural.