Muito tem se falado em estratégia por aí, tendo ela sido confundida com metas. Temos estratégia para tudo, ou melhor, para quase tudo em nossa vida: assim acreditamos.
Porém quando nos deparamos com situações revezes percebemos que delineamos estratégias incorretas ou melhor, não a delineamos.
Estratégia nada mais é que um plano de ação projetado visando atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
Oliveira (2004, p.424), define estratégia como caminho, maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos e desafios estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante o seu ambiente.
A nossa vida pessoal muitas vezes não vai bem, porque em algum momento fugimos do nosso foco ou nos deparamos com situações e circunstancias que não esperávamos e por não esperarmos não nos planejamos nem traçamos uma estratégia adequada.
Estratégia no campo
Quando falamos de negócio, não há dúvidas de que o funcionamento sustentável de um negócio está diretamente relacionado à forma como seus gestores administram os recursos e lidam com as dificuldades cotidianas.
Não seria diferente na gestão do agronegócio, isso não é diferente.
Para que haja o crescimento no mundo dos negócios é preciso INOVAR. As empresas que almejam se manter e se destacar no mercado precisam buscar constantemente inovações que as diferenciem da concorrência.
Só isso ainda não é o suficiente. É fundamental a elaboração de estratégias para crescimento de uma empresa ou negocio.
Gestão do agronegócio
Conhecer as técnicas de plantio é importante, mas o conhecimento no campo precisa ir além: negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas.
A gestão do agronegócio é responsável por dar uma visão estratégica dos negócios e propor decisões eficientes, para melhor posicionar a empresa no mercado.
Essa dinâmica de propor decisões eficientes e acompanhar sua evolução no campo precisa ser constante, uma vez que é uma necessidade agregar mais valor ao negócio no sentido de manter a competitividade no mercado.
Acompanhar e monitorar indicadores são indispensáveis com objetivo de uma boa estratégia no campo. Entre esses indicadores, podemos citar:
- Custos dos insumos e aplicação de defensivos;
- Horas trabalhadas das equipes e dos equipamentos;
- Informações de produtividade de cada plantio; acompanhamento de datas e prazos;
- Planejamento das tarefas que devem ser feitas e quais demandas devem ser atendidas, como insumos no planejamento da safra, entre outros.
“O que não é medido, não é gerenciado”, assim diz o velho ditado popular. O produtor rural precisa enxergar que acompanhar os dados de sua produção deve ser uma prática obrigatória de sua gestão na estratégia no campo.
Há uma ferramenta administrativa chamada Análise SWOT, que aparentemente complicada, é simples e quando bem utilizada é capaz de fornecer dados precisos à elaboração do plano de ações estratégicas condizentes com a realidade de seu negócio.
O termo SWOT é uma sigla em inglês que representa a junção de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidade (Opportunities) e Ameaças (Threats).
No campo, como funciona isso na pratica?
É necessário realizar uma análise de seus de seus fatores externos e internos, para que possam ser utilizados como oportunidades no mercado, melhorar o produto ou serviço, conhecer suas fraquezas e se reposicionar fortalecendo seu negócio.
Fazer uso da ferramenta é bem simples. Basta responder as seguintes perguntas:
- Quais seus pontos fortes: O que você, sua empresa e equipe fazem bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? Quais são os seus diferenciais? O que seus concorrentes, clientes e fornecedores acreditam que você faz bem?
- Quais seus pontos Fracos: No que você precisa ficar atento? O que precisa melhorar? Onde deve se respaldar/blindar? Onde possui menos recursos que os demais?
- Quais suas Ameaças: Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar? Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você? Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
- Quais suas oportunidades: Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio? Como obter maior valor agregado a seu produto ou serviço? Que tendências você pode aproveitar a seu favor?
Respondidas essas perguntas será possível elaborar planos de ações estratégicas, que retratem a sua realidade e ajude a projetar o futuro de seu negócio.
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