Galo que bota ovos é sucesso em Santa Catarina

Galo que bota ovos é sucesso em Santa Catarina

Um galo tem a principal função fornecer espermatozoides para a fecundação dos ovos de uma galinha. Mas, você acreditaria que um galo também pode botar ovos?

Você poderia achar que se trata de uma piada ou brincadeira, mas realmente aconteceu na cidade de Caçador, em Santa Catarina.

A descoberta ocorreu de maneira também inusitada. A ave estava prestes a ser abatida quando simplesmente começou a botar ovos. Com a surpresa, o dono desistiu de levar o galo para a panela.

Existe uma explicação técnica: seria um animal hermafrodita (assume o papel de macho e fêmea) ou uma situação ainda mais rara, conhecida como ginandromorfismo bilateral. Entenda as duas hipóteses ainda neste post.

Ovos salvaram a vida do galo Chico

Toda essa história, no mínimo curiosa, ocorreu na propriedade do seu Pedro Martins. Ele conta que havia comprado o galo há cerca de oito meses, ainda era um pintinho, mas com o único objetivo de abatê-lo assim que atingisse a fase adulta.

Portanto, a vida vida do galo Chico (passou a ser chamado assim) estava com os dias contados. Entretanto, na véspera ele usou uma espécie de “talento” para escapar da morte: simplesmente começou a botar ovos.

Galo que bota ovos o galinheiro
O galo Chico escapou de ir para a panela após começar a botar ovos. Foto: reprodução/vídeo.

No começo, o criador pensou que se tratava de uma brincadeira, mas como os ovos continuaram aparecer com o “Chico”, ele resolveu tirar qualquer dúvida usando a tecnologia. Decidiu instalar câmeras no galinheiro para averiguar o ocorrido, passando a monitorar o local 24 horas por dia.

Suspeitamos que poderia ser alguma brincadeira ou até mesmo alguma galinha que fosse escondida ao local. Só quando vi as filmagens tudo se confirmou”, contou Pedro Martins que, em 64 anos de vida, nunca tinha visto isso acontecer.

Galo continua botando!

Vivendo em um galinheiro com outros quatro galos, Chico já botou pelo menos 12 ovos. O criador conta que consumiu os ovos que o galo produz e garante que não sentiu nenhuma diferença em relação aos ovos de galinhas.

Dessa maneira, daqui para frente as únicas coisas que vão para a panela são os ovos do galo. A ave, mesmo, escapou da morte e se transformou numa espécie de “atração nacional”, sendo motivo de notícia até em sites nacionais.

Galo botando? como isso é possível?

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Aves e Suínos, Mariana Marques dos Santos Dela, existem duas hipóteses para esse fenômeno. A primeira delas é que galo Chico seria um animal hermafrodita, ou seja, macho e fêmea ao mesmo tempo, tendo um testículo e um ovário.

Dono do galo mostra imagens dele botando ovos
Pedro Martins, mostra as imagens da câmera de segurança comprovando que o galo botando ovos. Foto: reprodução/vídeo.

A outra hipótese é ainda mais rara: ser ginandromorfismo bilateral, ou seja, aqueles que possuem genótipo (cromossomos) e fenótipo (características externas) femininos e masculinos no mesmo organismo, tornando-se um mosaico sexual.

No caso de animais, isso ocorre em um a cada 1 milhão de casos, o que corresponde a 0,001%. De acordo com a pesquisadora, o possível hermafroditismo de Chico não implica diretamente em doenças ou má formação em outros órgãos.

Confira mais detalhes desse caso, no mínimo curioso, no vídeo abaixo:

Fonte: RBV Notícias.

Outro caso de galo botando ovos

Aliás, outro caso semelhante ocorreu há oito anos na comunidade de Quebradas, localizado no município baiano de Santaluz. Na época, o criador de galinhas, José Ailton dos Santos César, ficou surpreso ao flagrar o seu galo botando ovos.

Como o galinheiro é todo fechado, José Ailton, só tinha essa hipótese: foi realmente o galo que teria botado o ovo até porque só ele fica preso. “O ovo estava quebrado o que eu não sei é se o galo tentou quebrar com o bico ou na hora em que o mesmo foi botar caiu em cima de alguma pedra” disse José Ailton.

Na época, o caso não não teve a mesma repercussão em relação ao que ocorreu agora, com o galo Chico, porque o uso da tecnologia (câmeras de segurança) ajudou a provar a história.

Se você gosta de notícias sobre avicultura, acesse nosso post sobre galinhas ornamentais que são consideradas exóticas. Boa leitura!

Post Relacionado