Simbrasil: conheça melhor essa raça com raiz tupiniquim

Simbrasil: conheça melhor essa raça com raiz tupiniquim

Simbrasil é uma raça de gado que, atualmente, é considerada a raça de sangue europeu mais adaptada em terras brasileiras. Como você já deve saber, através do melhoramento genético é possível isolar e replicar o que há de melhor em cada raça de gado, e os trabalhos nesse sentido são cada vez mais expressivos, com resultados importantes, como é o caso do Simbrasil.

A produção de carne e de leite em nosso país é bastante relevante, com quebras de recorde a cada ano. Por esse motivo, muitos produtores decidem investir em animais que possuam uma dupla aptidão, já que essa é uma forma de diversificar o negócio e aumentar a lucratividade. Nesse sentido, a raça Simbrasil é uma ótima pedida.

Quer conhecer detalhes, como a origem e principais características físicas e produtivas da raça? Continue lendo esse post e entenda por que a raça Simbrasil tem feito tanto sucesso na pecuária brasileira nas últimas décadas!

Origem da raça Simbrasil

A história da raça Simbrasil teve início na década de 1940, na propriedade do senhor Agostinho Caiado Fraga, que fica localizada no município de Muqui, Espírito Santo.

Como já comentado, os trabalhos para o mapeamento e melhoramento genético são na intenção de trazer incremento produtivo. Nesse contexto, o desenvolvimento do Simbrasil teve início a partir de cruzamentos alternados entre as raças Simental e Guzerá (zebuíno), ambas adaptadas à produção de carne e leite (dupla aptidão).

A partir do ano de 1976, os primeiros animais da raça Simbrasil passaram a ser registrados no Ministério da Agricultura, com a seguinte composição: 5/8 Simental e 3/8 Zebu. Mas o reconhecimento como raça só se deu em 2001, ainda na mesma composição, sendo a maior parte do DNA desses animais sangue europeu Simental e um terço de sangue zebuíno.

O reconhecimento como raça é recente, mas isso de forma nenhuma interfere nos registros e na incorporação de valor zootécnico. Portanto, o Simbrasil resulta da mistura entre a raça Simental e o sangue zebu, como Nelore e Guzerá, contribuindo com as melhores características produtivas de interesse comercial.

Rebanho de Simbrasil e Simental a pasto
Os cruzamentos da raça Simental com zebuínos foram, ao longo do tempo, sendo especializados, o que resultou em animais de alta capacidade produtiva, com bom desempenho inclusive a pasto.

Leia também: Gado Crioulo Lageano ou Gado Franqueiro: conheça mais!

Características da raça Simbrasil

A raça Simbrasil apresenta boas características oriundas de ambas as raças que lhe deram origem. As aptidões reprodutivas e produtivas são um exemplo disso, além da docilidade, do fácil manejo e do bom índice de crescimento desses animais.

Aliás, vale ressaltar que se trata de uma raça com dupla aptidão, ou seja, tem bons resultados tanto para a produção de leite quanto para a produção de carne. E o melhor de tudo: com bons índices de produtividade para ambos os casos.

Dos zebuínos, a expressão genética se relaciona diretamente com a rusticidade, pelagem curta, cascos fortes e a pele solta. Essas características resultam em animais rústicos, longevos e adaptados ao nosso clima. Já fazendo referência à raça suíça Simental, é perceptível a boa produtividade leiteira, a qualidade da carcaça e a precocidade.

Justamente por ser proveniente da união do que há de melhor produtivamente falando, os animais da raça Simbrasil são bem adaptados às regiões tropicais, como nosso país. Isso se relaciona diretamente com os resultados de volume de carcaça e precocidade, de forma a acrescentar valor à venda em diferentes fases produtivas, como no caso da fase de cria e recria.

Características físicas

Tratando-se de rebanhos de alto interesse comercial e, a partir do reconhecimento dos animais como raça, se estabelece um padrão morfológico com características básicas, sendo fundamental o alinhamento com a definição para que se reconheça o modelo racial de longe.

Sendo assim, os touros da raça Simbrasil apresentam as seguintes características:

  • Coloração avermelhada, com manchas amareladas ou brancas;
  • Inclui na pelagem regiões de coloração mais escuras, (cruzamento das diferentes raças zebuínas brasileiras);
  • Trata-se de animais de estatura mediana, com padrão morfológico mais voltado para a raça Simental;
  • Fêmeas com média de 600 quilos;
  • Machos chegando a 1.000 quilos, em média;
  • Novilhos podem atingir 470 quilos no abate entre 18 e 24 meses de idade.
Cria de simbrasil solta no pasto
Crias de alto potencial produtivo e alto valor comercial podem ser tanto comercializadas, como também compor rebanhos e serem futuramente utilizadas na reprodução, especialmente de fêmeas mestiças.

Vantagens da raça Simbrasil

Criar animais da raça Simbrasil pode trazer uma série de vantagens aos produtores. Pelo fato da raça apresentar boa aptidão para produção de carne de alto valor no mercado, já é um fator determinante. Além disso, a raça tem excelente direcionamento para os cruzamentos industriais, especialmente focados nas fêmeas mestiças, agregando valor comercial às crias.

A seguir, destacamos outras vantagens:

  • Dupla aptidão, o que aumenta a lucratividade;
  • Carne com marmoreio;
  • Excelente adaptação aos climas tropicais e subtropicais, bem característicos do nosso país;
  • Precocidade e rusticidade;
  • Bezerros precoces e com maior peso;
  • Animais apresentam heterose nos cruzamentos industriais;
  • Matrizes apresentam uma excelente produção leiteira, além de uma grande habilidade materna;
  • Alta taxa de conversão alimentar, tanto em sistema de criação intensivo, quanto extensivo.

Raça equivalente à Simbrasil

Em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, África do Sul e Austrália, existe uma raça equivalente à Simbrasil, conhecida como Simbrah. Seu nome resulta da união entre as raças que lhe deram origem, isto é, a raça Simental e o zebuíno Brahman. Esse cruzamento foi realizado nos Estados Unidos.

O grau de pureza do sangue é o mesmo para ambas as raças, Simbrasil e Simbrah. A única diferença entre elas é que a segunda é menos adaptada, já que o genitor zebuíno, nesse caso, não apresenta tão boa rusticidade e prolificidade quanto as raças brasileiras.

Raça simbrasil a pasto, vacas e novilhas de alto potencial produtivo
A longevidade e a habilidade materna, aliadas com bom intervalo entre partos e produtividade alta contribuem muito para os resultados finais.

A expressividade da raça Simbrasil no Brasil

No Brasil, a raça Simbrasil tem um espaço bastante significativo e que não para de crescer. Isso está atrelado ao fato de que a nossa pecuária caminha sempre com vistas à uma genética superior, focada em características de boa adaptação a peculiaridades relacionadas com os pastos tropicais e subtropicais.

Nesse sentido, touros Simbrasil constituem uma ótima opção para quem deseja fazer cruzamentos industriais e chegar a novilhos precoces. Também são uma excelente alternativa para o aumento da produtividade e, consequentemente, da lucratividade na pecuária extensiva.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), já são mais de 35 mil animais Simbrasil registrados no país, mas o número pode ser ainda maior. Além do registro anual, as características genealógicas de interesse comercial têm controle e aferição a partir de uma base de dados de alta confiabilidade. Dessa forma, os resultados positivos são evidentes em diferentes estados brasileiros, em especial Nordeste, Norte e Centro-Oeste, onde o clima não é nada favorável aos bovinos com sangue europeu.

A raça Simbrasil é utilizada em regime de pasto tanto para a produção de leite quanto para a produção de carne. Como bem destacado, o bezerro Simbrasil para produção de carne chega ao frigorífico com volume de carcaça significativo e precoce, com qualidade da carne alta e de acordo com a procura massiva dos consumidores.

Sem mencionar a alta conversão alimentar, com boa demanda e alta no preço por arroba, sejam de machos ou fêmeas. De qualquer maneira, o peso final é diferenciado e não exige uma sofisticação onerosa na alimentação ou em cuidados sanitários de forma geral.

Na fase de recria, o ciclo do bezerro para o boi de terminação é encurtado com aproveitamento ótimo e velocidade de ganho de peso diário satisfatória. Portanto, a criação e seleção do Simbrasil é um investimento com retorno garantido, seja na comercialização dos animais vivos ou mesmo através do volume de peso já abatido.

No vídeo abaixo, veja mais detalhes sobre a raça, suas vantagens e qualidades e como o cruzamento industrial pode garantir os melhores resultados:

Fonte: Canal Simental.

E então, gostou de conhecer melhor mais essa raça de gado? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre a raça Pitangueiras. Boa leitura!

Post Relacionado