A irrigação por gotejamento é uma das técnicas mais eficientes de fornecer água e nutrientes às plantas. Isso porque entrega as quantidades ideais, de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta.
Desse modo, possibilita economizar recursos e ao seu cultivo, alcançando o máximo de rendimento. Neste artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre o que é este formato e de que maneira a irrigação por gotejamento atua, com o intuito de ajudar nas produções agrícolas.
Importância da irrigação à produção agrícola
As tecnologias voltadas às práticas agrícolas se intensificam cada vez mais e surgem com o fim de tornar o trabalho mais eficiente e garantir que o produtor rural tenha os melhores resultados em suas plantações.
Nesse sentido, uma das mais importantes práticas, em prol da agricultura, é a irrigação. Trata-se de um conjunto de sistemas que reúne técnicas e meios para aplicar água de forma artificial nas plantas, tanto em pequenas como também em grandes áreas de produção. Aliás, é uma boa opção para a agricultura familiar.
A expectativa é de, com uma boa irrigação, ocorra um aumento da produtividade e a qualidade dos produtos, além da produção na entressafra, ou seja, mais de uma safra por ano, o que gera maior a rentabilidade.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, a irrigação não é apenas jogar água no solo. É preciso muito estudo e planejamento no sentido de que esse manejo seja executado de forma correta.
É o que afirma, por exemplo, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Franco Lemos Filho, da Unesp de Ilha Solteira. “Todo sistema de irrigação deve começar por um bom projeto, em que se dimensionam criteriosamente a vazão e a pressão necessárias para uniformizar a aspersão da água, a capacidade da motobomba, sistema de filtragem e possibilidade de fertirrigar“, observou.
Como funciona o sistema de irrigação por gotejamento
O sistema de irrigação por gotejamento foi desenvolvido há 50 anos, em Israel, e trazido ao Brasil na década de 1990.
Conforme as máquinas para realização da prática são aprimoradas, é possível utilizá-lo em áreas cada vez maiores de terra, melhorando ainda mais a eficácia de uma plantação.
Aliás, além de permitir um aumento da produção agrícola, o sistema de irrigação por gotejamento proporciona uma economia de água que pode chegar a até 70%, se comparando com o sistema de aspersão convencional na mesma área.
Este tipo de irrigação precisa de uma bomba com potência para puxar água suficiente de alguma reserva, de um açude. Posteriormente, a água é depositada em um recipiente, que pode ser um tanque com grande capacidade.
Neste espaço, ela será misturada com os nutrientes necessários para a fertilização ideal da terra. É a chamada fertirrigação que é a aplicação de fertilizantes na lavoura por meio da água irrigada.
O próximo passo é levar a água até os tubos de irrigação, novamente com a ação da potência de uma bomba de qualidade. E aí entra o gotejamento.
Em vez de a água ser jogada de forma direta, o sistema é capaz de fazer com que isso aconteça a partir do despejo de gotas no solo, de maneira gradual.
Dessa maneira, a grande vantagem é o fato de a absorção ser mais completa por parte da área fertilizada, melhorando sua qualidade geral. A água se espalha melhor do que no caso de um forte jato ser despejado na terra.
Na irrigação por gotejamento, cuidado com a qualidade da água
Primordialmente é necessário cuidar da qualidade da água que vai passar nos tubos até o sistema de gotejamento. Caso haja sujeiras na água, é possível que isso cause o entupimento e, com isso, todo o processo desanda.
Por isso, ter esse cuidado é fundamental para que o sistema de irrigação por gotejamento funcione da maneira ideal e esperada, garantindo as vantagens prometidas por este formato.
Portanto, estes são alguns detalhes referentes ao funcionamento do sistema de irrigação por gotejamento. Fica claro como ele funciona e qual é sua vantagem em relação a outros tipos.
Mas, sempre lembrando a importância de ter os cuidados necessários. Com o passar do tempo e evolução de tecnologias, a tendência é de que a prática também melhore.
Vantagens do sistema de irrigação por gotejamento
O sistema de irrigação por gotejamento pode ser utilizado em praticamente todos os cultivos, independente do tamanho da propriedade.
Como dissemos, representa a possibilidade de um aumento na produtividade, mas também proporciona uma sustentabilidade ambiental, ou seja, uma agricultura mais consciente.
Confira as vantagens do sistema de irrigação por gotejamento:
- Água e nutrientes sob medida para desenvolvimento das plantas;
- Possibilidade de maior produtividade agrícola;
- Grande economia de água, sem evaporação ou desperdício;
- A irrigação por gotejamento aplica a água de maneira uniforme em qualquer topografia e tipo de solo;
- Economia de energia: a irrigação por gotejamento funciona com baixa pressão;
- Uso eficiente de fertilizantes (fertirrigação);
- Menor dependência do clima e riscos às lavouras;
- Sem saturação e boa aeração do solo;
- Não molha as folhas, evitando doenças provocadas por fungos.
No vídeo abaixo, confira como o sistema de irrigação por gotejamento traz muitas vantagens à quem produz e também ao meio ambiente:
Portanto, como mostramos neste artigo, o sistema de irrigação por gotejamento, proporciona uma série de vantagens aos produtores. Convidamos também a acessar nosso post sobre 3 dicas para reduzir custos na irrigação de pastagens. Boa leitura!