Limousin: tudo sobre a raça de olhos marcados e alto ganho de peso

Limousin: tudo sobre a raça de olhos marcados e alto ganho de peso

O gado Limousin é reconhecido por seu grande potencial de produzir carne com alto teor de maciez, sendo destaque em sua terra de origem, a França. Está entre as raças mais conhecidas do mundo, contando com uma série de características que facilitam os seus cuidados, tais como a ótima fertilidade e a facilidade no momento do parto.

Atualmente, o rebanho francês de Limousin conta com quase 1 milhão de animais, que apresentam ótima aptidão para carne. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a raça que tem conquistado cada vez mais espaço e mais adeptos no Brasil. Confira o artigo que preparamos para você!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a bovinocultura de corte

Origem da raça Limousin

A raça de gado de corte Limousin tem origem no Sudoeste da França, em uma província chamada de Lemosin ou Limousin, a qual inspirou o nome da raça. Ela é fruto de uma série de melhoramentos realizados ao longo de muito tempo, possibilitando que hoje sejam colhidos os seus frutos.

Nota-se que a área onde se originou a raça apresenta condições bastante adversas, as quais contribuem em muito para as características atuais do Limousin. especialmente a forte massa muscular. Em áreas pobres em oferta de nutrientes, inclusive desmineralizadas, com temperaturas extremas, a raça foi lapidada.

Seus atributos produtivos foram duramente conquistados e começaram a se destacar com o passar do tempo. A sua facilidade de parto e rápido desenvolvimento aliados à grande autonomia da raça resultaram na seleção de indivíduos que foram modificando os trajetos dos Limousin.

No passado, devido à grande força e porte muscular da raça, esses animais eram utilizados fundamentalmente para tração. No entanto, a partir de certo ponto, sua carne começou a se destacar. Os criadores foram percebendo esse diferencial e optaram por fazer bom uso da docilidade e robustez da raça, tirando melhores resultados ao longo do histórico produtivo.

Histórico Produtivo no Brasil

Por volta de 1850, Dom Pedro II estava em busca de animais para compor seu rebanho, de modo que incorporassem qualidades reprodutivas de maior destaque. Assim, em início do cruzamento industrial, a raça Limousin foi ganhando espaço em terras brasileiras, objetivando melhorar os rebanhos de corte aqui presentes.

Em 1940, foi concedido maior incentivo para o início de registros genealógicos no Brasil, momento em que 94 animais do Governo Federal foram registrados. Porém, esse rebanho continuou sem manejos intensivos.

Mais uma vez, por volta de 1970, por investimento de um empresário, mais exemplares são trazidos da França, os quais também acabam sendo criados sem manejos intensivos e, admiravelmente, em ambos os casos, os resultados produtivos após tempos de sobrevivência foram muito bons. Com isso, os olhos dos criadores brasileiros ficaram atentos à essa raça que foi pouco a pouco provando seu alto valor e potencial produtivo.

Em 1989, em uma EXPO promovida pela ABCZ, os títulos do pódio ficaram por conta da raça Limousin, o que impulsionou a criação da primeira Associação de Criadores da raça. Por fim, em 1991, acompanhando a evolução do número de criadores, o livro de registros do MAPA ganha cada vez mais adeptos, recebendo ainda a Associação Brasileira do Limousin.

Veja também: Braford: conheça essa raça de gado de corte

Diferenciais da raça Limousin

Agora, vamos voltar a nossa atenção aos diferenciais da raça Limousin. Estas características não apenas destacam a singularidade do gado, mas também fazem do Limousin uma escolha notável para os criadores. Confira!

Animais da raça Limousin lado a lado, com destaque para os olhos marcados, uma das principais características da raça
Entre os diferenciais do Limousin estão a qualidade da carne, facilidade de adaptação, boa rusticidade e fertilidade.

Qualidade da carne Limousin é um diferencial

A raça Limousin tem alto rendimento de carne de qualidade, com características de marmoreio ideais que o ajudam a se destacar no mercado. Conhecida internacionalmente como líder, sua produção é de alto volume para venda.

A carcaça do Limousin é muito rica, afinal seu rendimento de carne magra comercializável é de ótimo nível. Alguns aspectos valem a pena destacar:

  • Rendimento de carcaça superior a 65%;
  • 75% de músculo em relação ao peso de carcaça;
  • Teor de gordura baixa;
  • Relação musculo/osso de 4:7.

Outro aspecto que ajuda nesse processo de valorização é a pouca presença de gordura em todo o animal. Isso ajuda a diminuir os níveis de colesterol, tornando-a uma alternativa mais saudável para os humanos, além de garantir maior destaque no mercado.

Existe uma grande porcentagem de carnes nobres que ganham maior acesso a mercados diferenciados, sendo até mais rentável a sua comercialização. Por exemplo, no mercado europeu, paga-se cerca de 10% a mais pela carne oriunda da raça Limousin.

Existem ainda estudos que corroboram com a sua qualidade, concluindo que a carne do Limousin é rica em ácido linoleico e ômega 3 – gorduras benéficas à saúde – que fazem dela, não só uma carne saborosa e de aparência agradável, mas também de alta qualidade.

Confira também: Boas práticas na alimentação do gado

Qualidades produtivas do Limousin

Outro ponto de destaque da raça Limousin é a sua facilidade em parir novos bezerros. Esse é um dos principais motivos pelos quais ela conseguiu tornar-se tão popular em todo o mundo, afinal, a facilidade no parto é natural.

Além disso, o crescimento e desenvolvimento dos animais é um ponto forte, principalmente levando-se em conta o seu ganho médio diário, que é superior a 1,5 kg. Contudo, é claro que ao nascimento os bezerros são menores, mas a sua alta conversão garante esses bons resultados.

O peso médio dos animais Limousin ao desmame está em torno de 280 kg, com rendimento de carcaça acima dos 65%. A facilidade de adaptação é algo que contribui muito com o bom desenvolvimento dos animais, sem contar a boa rusticidade que apresentam.

Já a conversão alimentar da raça tem sido amplamente estudada, inclusive devido ao bom uso que vem sendo feito da raça na composição de cruzamentos industriais. De fato, há uma rápida e eficiente conversão dos alimentos ingeridos em carne de qualidade. A variação desses índices está em:

  • 4 a 5 kg/MS PV – ou seja, conseguem ganhar cerca de até 5 kg por 1 kg de matéria seca ingerida, o que resulta em peso vivo acima de 650 kg com cerca de 14 meses, o que caracteriza animais jovens com potencial ainda maior de crescimento.

Cruzamentos industrias

A facilidade no parto não é o único ponto de destaque ligado à fertilidade da raça Limousin. Os touros também são extremamente férteis, além de contarem com uma libido elevada devido ao eixo hormonal presente na raça, contribuindo para o aumento gradativo em número do rebanho.

Não menos importante é o fato de que os reprodutores aumentam o vigor híbrido nos cruzamentos para a carne. Esse fator se relaciona diretamente com um desempenho produtivo superior a 20% – 30% por animal.

Quando combinamos a fertilidade, a facilidade de nascimento e o alto vigor híbrido dos reprodutores, temos o conjunto ideal e tão desejado pelos pecuaristas que buscam o cruzamento industrial para ter os melhores resultados produtivos. Essa é a realidade dos criadores que têm optado pela raça Limousin em seus planos de acasalamentos dirigidos.

Leia também: Boas práticas na sanidade do gado

O Limousin contribui para a pecuária de sucesso

Sem dúvidas, o gado Limousin apresenta diversas vantagens, destacando-se por sua notável rusticidade e pela facilidade em adaptar-se a diferentes ambientes.

Por ser francês, é acostumado com temperaturas negativas, que podem assolar a raça durante boa parte do ano. Contudo, climas quentes também não chegam a ser um problema, pois também habitam regiões de temperaturas elevadas, como 30°C, facilmente.

Portanto, a raça Limousin consegue se adaptar bem ao seu novo ambiente, seja ele localizado em uma região fria ou quente, garantindo a melhor conversão alimentar e os melhores resultados em rendimento de carne de alto potencial. Com os cuidados certos, é possível contar com uma excelente raça como sua aliada nos lucros.

Confira o vídeo que separamos para você sobre a raça Limousin:

Créditos: Vale Agrícola.

E então, gostou deste conteúdo? Confira também o nosso artigo sobre creep feeding para gado de corte. Boa leitura!

Post Relacionado