Zamioculca: confira as características e os cuidados com essa planta

Zamioculca: confira as características e os cuidados com essa planta

Com folhas verdes, brilhantes, rígidas e bem distribuídas, a zamioculca encanta logo no primeiro momento. Embora seja uma planta bem adaptada ao clima quente, uma de suas principais características é a capacidade de suportar bem o sombreamento, sendo este um dos seus pontos fortes.

Considerada uma planta ornamental, ela é perfeita para ser cultivada em espaços internos, tornando os ambientes agradáveis com um toque de sofisticação. Dessa forma, é indicada àqueles que não possuem muito tempo disponível para dedicar à atividades extras, uma vez que o seu cultivo é simplificado.

Além da facilidade de cultivo, a zamioculca apresenta outros atributos, como: acessibilidade das espécies, beleza das folhas e flores, adaptabilidade ao ambiente, durabilidade, praticidade, dentre outros. Aliás, essa planta é conhecida também como “planta da fortuna“, pois é muito utilizada no Feng Shui para absorver e eliminar energias negativas, ligando-se à prosperidade e resistência.

Neste post confira todos os detalhes sobre a zamioculca, como é feito o seu plantio, cultivo e os cuidados para se ter uma bela planta. Quer conhecê-la? Acompanhe nosso artigo!

Características da zamioculca

A zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é originária da África Tropical, mais especificamente na região da Tanzânia. Pertence à família Araceae, a exemplo dos antúrios e copos-de-leite, que também são plantas de meia-sombra cultivadas em ambientes internos.

Trata-se de uma planta herbácea de estrutura ereta, entouceirada, de caule curto e folhagem decorativa. Possui porte pequeno, alcançando até 1 metro de altura, com folhas espessas, rígidas e brilhantes, de coloração verde-escura na parte superior e mais pálida na parte inferior.

Zamioculca cultivada em vaso no escritório. A planta possui estrutura ereta com folhas verdes e brilhantes.
A zamioculca é considerada uma planta que atrai boas energias. Que tal tê-la no seu ambiente de trabalho?

O cultivo da zamioculca é indicado em regiões quentes, uma vez que as temperaturas mais amenas podem ocasionar o surgimento de manchas amareladas nas folhas, levando a planta ao sofrimento. Em contrapartida, apesar de bem adaptada ao clima quente, não é uma planta de sol pleno, fazendo dela ideal para cultivo em espaços internos.

Outro detalhe importante é que as zamioculcas são plantas tóxicas, devendo ser mantidas afastadas de crianças e animais para evitar acidentes. O grande problema está ligado aos efeitos da ingestão da planta, que incluem vômitos, inchaço e até complicações respiratórias.

Ademais, além da zamioculca comum, descrita anteriormente, existem outras variedades de zamioculca, como a anã zamicro, a anã zenzi, a variegata e também a chamada zamioculca Black ou zamioculca Raven, que apresenta folhagens negras.

Exemplar da planta zamioculca black, com foco nas folhagens de coloração negra
A zamioculca black apresenta folhagem com coloração verde-limão enquanto jovens, que vai se tornando mais escura conforme o passar do tempo.

Leia também: Samambaias: conheça 5 espécies e aprenda como plantar e cuidar.

Como realizar o plantio da zamioculca

O plantio da zamioculca se dá em canteiros ou em vasos e deve ser realizado em terra rica em matéria orgânica e priorizando-se sempre a meia-sombra. Em caso de plantio em vasos, opte por um recipiente de duas a três vezes maior que a muda escolhida para garantir o bom desenvolvimento da planta.

A propagação da zamioculca pode ser feita por divisão de touceiras, rizomas, mas principalmente por estaquia das folhas. Para realizar o plantio, faça uma camada de escoamento com argila expandida e cubra com uma manta de drenagem. Em seguida, adicione substrato para mudas em conjunto com alguma matéria orgânica seca, adicionando um pouco de areia para criar um substrato bem drenado.

Assim, utilizando-se a forma mais comum de propagação, abra um buraco central e enterre as folhas. Após certo tempo, elas criarão raízes. Com desenvolvimento lento, as folhas levam em torno de dois meses e meio a três meses para render os primeiros brotos.

No vídeo abaixo, veja outras maneiras de propagar a zamioculca:

Fonte: Yucca Plantas.

Depois do plantio regue com abundância e preste atenção nas próximas regas, pois trata-se de uma planta que não se adapta à solos encharcados (aprofundaremos este assunto adiante). E, por fim, não se esqueça de adubar.

No que diz respeito à floração, esta depende da idade da planta, sendo que nas maduras ocorrerá durante a primavera e início do verão.

Por ser uma planta de desenvolvimento lento e raízes curtas, o seu replantio demorará a acontecer. Vale trocá-la de vaso quando verificar que a planta já não se encontra tão bonita como antes, utilizando preferencialmente um vaso maior.

Cuidados com a zamioculca

Conforme já abordamos, a zamioculca é originária da África Tropical, local onde se desenvolve em florestas quentes e sombreadas, protegida do vento e da chuva pelas árvores de maior porte. Portanto, essa planta se adapta bem em ambientes que lembram uma estufa: abafados, protegidos do sol, vento e chuva direta.

Apesar de gostarem de umidade, deve-se tomar cuidado com o excesso de regas, pois o solo encharcado prejudica o seu desenvolvimento. Isso ocorre porque a planta possui rizomas mais grossos que armazenam água em quantidade suficiente, fazendo com que o seu substrato deva ser mais arejado.

Dessa forma, fique atento às regas, observando os sinais de excesso de água que a planta pode apresentar, como: amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes. A rega deve acontecer de uma a duas vezes por semana, podendo chegar a até três vezes durante os períodos mais quentes do ano. Em caso de dúvidas, coloque o dedo no vaso para verificar se a terra está úmida antes de adicionar mais água ao substrato.

Dica: para evitar que a sua planta sofra com o acúmulo de água, utilize cascas de pinus e pedaços de carvão no solo, garantindo também, em caso de plantio em vasos, que este contenha furo para escoar o excesso de líquido.

Folhas amareladas e murchas de zamioculca, sintoma de excesso de água.
Um dos cuidados especiais dessa planta é com o excesso de água. Folhas amareladas são um sinal de alerta.

Quanto à adubação, podem ser realizadas fertilizações mensais, que devem ser leves, utilizando-se apenas adubos orgânicos para garantir novos nutrientes e fortalecer a espécie.

Por fim, fique atento caso apareçam folhas mordidas, pois podem constituir ataques de lagartas ou besouros. No caso das lagartas, verifique toda a planta porque pode tratar-se de uma infestação maior.

Lembrando que, por ser uma planta tóxica, procure plantá-la em vasos altos ou deixá-la longe do alcance de crianças e animais. Assim, o ambiente além de bonito, também se tornará seguro.

Veja também: Roseiras: aprenda a cuidar corretamente das suas flores.

Conclusão

Portanto, a zamioculca é uma excelente opção às pessoas com pouco tempo disponível para os cuidados que uma planta exige. Muito resistente e perfeita para o cultivo em ambientes internos, é uma planta de fácil adaptabilidade, durabilidade e muito acessível.

Agora, se você é uma pessoa apaixonada por jardins e possui tempo disponível para cuidar de plantas, não deixe de acessar o nosso artigo sobre as epífitas. Boa leitura!

Post Relacionado