O maxixe é uma planta bastante conhecida, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa hortaliça é usada no preparo de carnes, temperos e outros pratos. Ademais, traz vários benefícios à nossa saúde.
Neste artigo, iremos apresentar informações sobre como plantar maxixe em casa, inclusive no vaso, como utilizá-lo na culinária e, conforme citamos acima, mostrar os principais benefícios ao nosso corpo. Boa leitura!
Afinal, o que é o maxixe?
O maxixe é uma planta originária da África, cujo nome científico é Cucumis anguria. Ela é de clima quente, pode ser trepadeira ou rasteira e é colhido anualmente.
O fruto tem a casca na cor verde, formato oval e podem ser encontrados espinhos curtos, moles e sem pontas. As sementes são achatadas.
No Brasil, foi introduzido pelos escravos africanos. É muito utilizado na culinária popular das regiões Nordeste e Norte, primordialmente na forma de ensopados, moquecas e cozidos. Mas, pode ser também recheado, como na culinária de origem árabe.
Ficou interessado em cultivar essa planta em casa e experimentá-la nos seus pratos? Confira a seguir como plantá-la.
Leia também: Batata-doce: saiba como plantar e quais seus benefícios.
Como plantar o maxixe
O primeiro passo é conseguir o vaso para comportar a planta. Assim, esse recipiente deverá ser furado na parte inferior para que a água possa escorrer e o maxixe não fique encharcado a cada irrigação.
A forma perfeita de plantar o maxixe é optando por vasos de argila, porque os recipientes feitos de plásticos não conseguem realizar o processo de troca de gases entre as raízes e o ambiente.
Com o propósito de o plantio dar certo, coloque uma camada de brita no fundo desse vaso, o que vai ajudar no escoamento de água. Em seguida, é necessário que a adubação seja realizada com esterco curtido, composto orgânico, húmus de minhoca ou adubo químico. Para mais informações, confira nosso post sobre como fazer substrato para plantas.
Adicione então o solo adubado e coloque as sementes dessa hortaliça. Não deixe de cobrir o espaço restante com terra e regue bastante a planta.
Dicas para fazer a planta crescer forte
Contudo, não basta colocar as sementes de maxixe no vaso, também faz parte do processo cuidar bem da planta com intuito que ela cresça forte e que os frutos possam ser colhidos.
Confira as dicas:
- Coloque o vaso em um ambiente que tenha iluminação solar direta. A planta precisa aproveitar o sol entre 4 e 6 horas todos os dias. É recomendado que seja o sol da manhã;
- Adube o maxixe a cada 20 dias, utilizando húmus, esterco ou farinha de ossos.
Quando é o momento ideal para colher os frutos?
Tradicionalmente, a colheita do maxixe vai começar entre 50 e 80 dias após ter realizado o plantio, todavia, depende bastante da situação de cultivo.
A colheita dos frutos destinados para consumo cru, deverá ser realizada antes do desenvolvimento das sementes, ou seja, quando ainda se encontram novos.
Porém, para outras maneiras de consumo, o maxixe pode ser apanhado quando estiver bastante desenvolvido. O tamanho perfeito desses frutos acaba variando, entre 3 e 7 centímetros de comprimento.
Uso do maxixe na culinária
Feita a colheita, vem a etapa que inegavelmente todos estão esperando: como usar o fruto nas suas refeições. Existem algumas dicas interessantes. Confira:
- No caso de pratos cozidos ou ensopados, acrescente os maxixes no final, para evitar cozimento excessivo;
- Temperos que podem ser usados: sal, azeite, limão, cebolinha e pimenta;
- O maxixe fica delicioso quando cozido no caldo de feijão e em sopas.
Mas, além do fruto, as folhas também são comestíveis. As pequenas são mais tenras. O ideal é refogá-las por cerca de 10 minutos (têm sabor similar ao do espinafre) ou então podem ser cozidas em vapor por 10 a 15 minutos.
Ademais, podem ser utilizadas em saladas, recheio de massas de pastel e calzone, em quiches ou ainda adicionadas a sopas e caldos.
Confira no vídeo uma receita simples de como fazer o maxixe refogado:
Benefícios do maxixe
O maxixe é uma planta bastante benéfica ao nosso organismo. Aliás, é rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas.
Veja os principais benefícios:
- Equilibra colesterol ruim;
- Elimina o cálculo renal;
- Evita inflamação nos rins;
- Acaba com a anemia;
- Previne doenças na próstata;
- Ajuda no processo de cicatrização.
Enfim, viu só como plantar maxixe é muito simples? Desfrute do seu sabor utilizando-o na culinária e aproveite seus benefícios.
Confira também nosso artigo que mostra como plantar temperos em vasos. Boa leitura!