Batata-doce: saiba como plantar e quais seus benefícios

Batata-doce: saiba como plantar e quais seus benefícios

A batata-doce vem sendo muito procurada por quem busca uma alimentação mais saudável. Além de ser bastante saborosa, é muito nutritiva e traz inúmeros benefícios ao nosso corpo.

Sabendo disso, tem aumentado o interesse de consumidores e agricultores no plantio desse tubérculo. É uma boa opção principalmente à agricultura familiar.

Neste artigo, além de te contar os benefícios da batata-doce, vamos te ensinar como plantá-la em diferentes situações! Boa leitura!

Benefícios da batata-doce para a saúde

Como citamos no início do nosso artigo, muitas pessoas que estão buscando melhorar a alimentação procuram a batata-doce.

Isso acontece pois ela possui um baixo índice glicêmico, ou seja, libera energia gradualmente no organismo, fazendo com que a sensação de saciedade dure mais tempo.

Algumas batatas-doce numa tábua, uma delas cortada em rodelas
A batata-doce traz uma série de benefícios ao nosso organismo e consumo vem aumentando.

Além disso, é rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas, e sais minerais. Por isso, auxilia no bom funcionamento do intestino, age como prebiótico, melhora a visão, ajuda no sistema imunológico, controla a glicemia e a pressão arterial.

Com tantos benefícios, se você também ficou interessado em cultivar batata-doce, confira abaixo como fazer.

Como plantar batata-doce

A batata-doce pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. Assim sendo, é uma planta rústica, de fácil cultivo, ótima capacidade de produção e adaptação, além de ter alta tolerância à seca e baixo custo de produção.

Plantio caseiro

Se você quer fazer um plantio caseiro, apenas para consumo próprio, o método mais fácil é colocar uma batata-doce em um copo d’água. Nesse sentido, cubra apenas parte do tubérculo, troque a água do copo todos os dias e espere criar raízes e ramas.

Quando as ramas estiverem dando folhas, corte pedaços de aproximadamente 15 centímetros, e depois plante-as em um vaso. Certifique-se de que os vasos tenham no mínimo 15 litros de capacidade, para que haja espaço suficiente para o desenvolvimento do tubérculo.

Plantio de batata-doce por germinação
O plantio da batata-doce pode ser feito através da germinação do próprio tubérculo.

Além disso, deve-se furá-los com o fim de que a água escoe bem, além de cobrir o solo com casca de pinus ou similares visando a manutenção da umidade.

Você também tem a opção de colocar a batata-doce diretamente na terra, sem a etapa de criar raízes e ramas na água antes. Porém, dessa maneira, uma batata-doce irá gerar apenas uma planta, enquanto se produzir ramas, você terá várias mudas!

Plantio comercial

A batata-doce pode ser cultivada com várias finalidades: para consumo alimentício in natura, doces enlatados, como matéria-prima para produção de álcool bem como para forragem para criação de animais. Até suas folhas podem ser utilizadas na criação de tilápias.

A recomendação das cultivares vai depender, além da finalidade da produção (mesa, indústria, alimentação animal, etc.), da região e época de plantio e também da preferência do mercado consumidor local.

Plantio comercial de batata-doce
No Brasil, a batata-doce está entre as quatro hortaliças mais consumidas. O plantio comercial, em 2018, superou 53 mil hectares, com uma produção de 741 mil toneladas.

Alguns mercados preferem batata-doce com a pele clara, outros com a pele rosada ou roxa, além da polpa, que também pode ser clara ou roxa. As cultivares mais conhecidas são: Brazlândia Roxa, Brazlândia Rosada, Brazlândia Branca, Coquinho e Princesa.

Clima

A batata-doce é uma planta de origem americana, de clima tropical e subtropical. Ela exige temperaturas elevadas durante seu ciclo e não tolera geadas, paralisando seu crescimento em temperaturas inferiores à 10 ºC.

Aliás, a formação das raízes tuberosas (a parte da planta que comemos) é maior em solos com boa aeração e umidade, e em fotoperíodos curtos, com temperaturas de 20 a 24 ºC.

Época de plantio

A batata-doce é uma planta que gosta de calor, por isso costuma ser plantada nas estações da primavera e verão.

No Sudeste, a melhor época para o plantio vai de outubro a janeiro. Nas regiões de maior altitude o plantio se estende de setembro a fevereiro.

No período de março a agosto o cultivo é prejudicado pelo frio, que faz certamente com que a planta se desenvolva menos, causando redução na produtividade e alongamento do ciclo.

Lavoura de batata-doce
A batata-doce é de cultivo relativamente fácil e o plantio ocorre de norte a sul do Brasil, sendo viável ao longo de todo o ano na maior parte do país.

Preparo do solo

A área de plantio deve ser arada a 30-35 centímetros de profundidade e gradeada duas ou mais vezes, dependendo do tipo de solo. Deve ser feita calagem com base em análise de solo e com calcário dolomítico, de 90 a 100 dias antes do plantio.

Ademais, a adubação química em excesso pode causar rachaduras nas raízes da batata-doce, prejudicando o produto final. Em solos arenosos, a adubação com torta de mamona fermentada ou esterco de aves ou de curral curtidos mostram ótimos resultados.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) realiza um trabalho de pesquisa com adubação. O suporte técnico tem com o fim de garantir altas produtividades. Confira no vídeo:

Fonte: Epagri Vídeos.

Plantio definitivo

O cultivo de batata-doce é feito a partir de mudas ou ramas produzidas em viveiros. Você pode adquiri-las de um bom produtor de batata-doce para plantar diretamente ou para formar o seu próprio viveiro e, posteriormente, fazer o plantio comercial.

Quando for estabelecer o cultivo definitivo, as mudas ou ramas devem ficar de um a dois dias na sombra para murchar. Dessa maneira, na hora de plantar não se corre o risco de quebrá-las.

A batata-doce pode ser semeada em covas ou em leiras. Os espaçamentos mais utilizados são de 80 a 100 cm entre leiras e 25 a 40 cm entre plantas.

Cultivares tardias devem ser plantadas em espaçamentos maiores e cultivares que produzem batatas muito grandes plantadas em espaçamentos menores.

Cuidados com o solo para plantio
O solo é um dos fatores importantes no sucesso do cultivo da batata-doce. Para fazer o plantio, fique atento à qualidade, de preferência arenoso, e à sua profundidade.

Irrigação

É importante que o solo seja mantido úmido até o pegamento das ramas ou mudas, havendo necessidade de irrigação a cada dois ou três dias, caso a chuva esteja insuficiente.

Após o pegamento, a irrigação pode ser a cada seis dias, até completar 40 dias de ciclo. Depois disso, pode-se irrigar a cada 10 ou 15 dias, até a colheita.

Todavia, a batata-doce não tolera o solo encharcado, podendo produzir raízes tuberosas finas e alongadas caso isso ocorra.

Colheita

A época de colheita vai depender da destinação do produto. Para a mesa, deve-se colher assim que atingir o tamanho ideal para comercialização. Isso ocorre geralmente após 100 a 150 dias do plantio.

Para a indústria, pode ser colhida mais tarde. Porém, quanto mais tempo ficar no solo, maior a chance de ocorrerem doenças ou ataques de pragas.

Colheita de batata-doce cuidados
A colheita pode ser feita de forma manual ou mecânica. Com cuidado, visando não causar lesões na batata-doce.

A batata-doce pode ser colhida de forma manual ou mecanizada. A colheita deve ser feita de forma cuidadosa, com o propósito de evitar lesões que reduzem a sua qualidade no momento da comercialização.

Após a colheita as batatas devem secar ao sol por pelo menos 30 minutos, até no máximo 3 horas, pois períodos maiores podem provocar queimaduras e prejudicar a comercialização.

Produtividade nacional

A produtividade média nacional da batata-doce tem aumentado, chegando a 14,5 toneladas/hectare. Mas, encontra-se bem abaixo de outros países produtores, como o Senegal, com produtividade de 35,4 ton./hectare.

Mesmo assim, de acordo com a Embrapa, a adoção de tecnologias está aumentando essa produção, bem como uso de cultivares com maior potencial produtivo e utilização de mudas sadias para implantação da lavoura.

Portanto, se você gostou de aprender como cultivar batata-doce, outro artigo que sugerimos à sua leitura é um passo-a-passo de como plantar cenoura. Confira!

Post Relacionado