Confinamento de gado Free Stall x Compost Barn

Confinamento de gado Free Stall x Compost Barn

O confinamento do gado, para produção de leite é muito importante para a pecuária nacional.

O objetivo é tornar a atividade ainda mais produtiva e melhorar sempre a sua qualidade. Para tanto, novas tecnologias e processos vêm sendo implementados no setor, principalmente nos sistemas de confinamento.

Dessa forma, os criadores devem estar atualizados sobre as melhores práticas para acompanhar a demanda da atividade leiteira e extrair o melhor de seus animais no processo produtivo.

Exemplo de evolução no setor são os mais recentes sistemas de confinamento do gado de leite, como o Compost Barn e Free Stall.

Apesar de o pasto ainda ser uma das formas mais utilizadas no cotidiano de criação do gado leiteiro, devido a sua cultura nas produções familiares, diversos estudos apontam que há uma baixa produtividade em distribuições dessa natureza, além de ser considerado um atraso perante as práticas mais recentes.

Por isso, outras formas alimentação do gado passaram a ser aplicadas no setor visando garantir o bem-estar do animal ao produzir o leite na quantidade e qualidade esperadas. É o caso das técnicas de confinamento Free Stall e Compost Barn.

Vacas descansando em baias de confinamento
Nos sistemas de confinamento Free Stall e Compost Barn o objetivo é o mesmo: dar conforto aos animais visando aumentar a produção de leite, com mais qualidade.

Apesar de serem benéficas para os animais e para a produção de leite, saber quais são as diferenças e benefícios desses sistemas é importante para definir qual é o mais ideal para implementar na fazenda, de acordo com a necessidade da produção.

Por isso, vamos explicar como cada técnica funciona, suas diferenças e benefícios.

Confinamento de gado Free Stall

Esse método de confinamento, para aumentar a produção de leite, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950. Aliás, é considerado o mais popular nos dias de hoje.

O Free Stall é bastante simples e se baseia em um galpão coberto, com baias metálicas ou de madeira que dividem os animais. Assim, para comportá-los e garantir seu conforto, camas de areia compõem cada baia.

As camas podem ser compostas de areia ou borracha triturada. Porém, na maioria dos casos, os produtores que utilizam esse confinamento preferem a areia, já que é um produto econômico, de fácil mecanização, retém pouca água, é confortável para o animal, limita o crescimento de bactérias, entre outros benefícios.

Além disso, a areia auxilia no aumento de produção de leite, já que a vaca consegue descansar melhor e por mais tempo, tendo menos estresse e lesão de casco.

Manuseio

Apesar de ser um material fácil para ser conseguido e trazer tantos benefícios, é preciso tomar cuidado com o seu manuseio. Portanto, é preciso revirá-la diariamente, retirar esterco e nivelá-la para manter a altura de 30 cm necessária.

No confinamento no sistema Free Stall, divida o galpão em baias para descanso dos animais. Reserve outra parte das instalações para armazenar os alimentos.

Use o restante do espaço para que as vacas possam se exercitar. Dessa forma, permite que possam andar livremente nesse espaço com chão de terra enquanto não estão sendo ordenhadas.

Aliás, a alimentação também acontece dentro do galpão em baias próprias e separadas para o armazenamento do alimento, que pode ser feno ou silagem.

Ventilador em confinamento free stall
Nos sistemas de confinamento Free Stall e Compost Barn é importante a instalação de ventiladores para arejar o ambiente onde ficam os animais.

A instalação de ventiladores, espalhados pelo galpão, são importantes para que não haja insalubridade e melhore o bem-estar dos animais, já que estão confinados em um ambiente fechado e isso não é de sua natureza.

Embora a instalação do sistema Free Stall em si não seja barata, sua manutenção e custo operacional são bem vantajosos.

No vídeo abaixo, confira três dicas para ter sucesso no sistema de confinamento Free Stall para aumentar a produção de leite:

Fonte: EducaPoint.

Vantagens do Free Stall:

  • Fácil mecanização;
  • Custo operacional positivo;
  • Fácil mecanização;
  • Animais podem se exercitar mesmo em local fechado;
  • Menor área de repouso necessária em comparação com a de repouso coletivo;
  • Vacas permanecem mais limpas e saudáveis para produzir o leite;
  • Flexibilidade para organizar diferentes manejos de alimentação.

Desvantagens e desafios do Free Stall:

  • Custo de instalação alto;
  • Necessidade de mais pessoal para manejo de limpeza;
  • Vacas mais sujas se houver falha no manejo de limpeza.

Confinamento de gado Compost Barn

Também criado nos Estados Unidos, na década de 1980, o sistema de confinamento Compost Barn é um dos tipos de armazenamento mais recentes do mercado de gado destinado à produção de leite. Aliás, no Brasil, passou a ser implementado em 2011 e vem ganhando espaço no setor.

A diferença desse método de armazenamento para o Free Stall é que os animais ficam soltos em um galpão, ao invés de ficarem segmentados em baias. Dessa forma, podem caminhar livremente, deitarem-se onde quiserem, em um grande espaço coberto.

Confinamento de vacas no sistema Compost Barn
No sistema de confinamento Compost Barn, os animais ficam no mesmo espaço, sem divisão por baias. Foto: Leticia Caldas Mendonça/Embrapa.

No sistema de confinamento Compost Barn, o estábulo é feito com material de compostagem e a cama também é um dos itens mais importantes para o bem-estar animal e qualidade da produção. A mesma deve ter a altura de 80 cm, no qual não é composta de areia como no Free Stall, mas sim de serragem e material orgânico, ou seja, esterco.

A serragem é usada em processo de compostagem junto ao esterco. Dessa forma, é criada uma fermentação aeróbica onde há poucas bactérias. O processo de compostagem produz dióxido de carbono (CO2), água e calor, por conta da fermentação aeróbia da matéria orgânica.

Portanto, a temperatura gerada e esse material confortável para o gado geram conforto para o animal, permitem uma melhor acomodação, reduzem a umidade, evitam lesões casco, entre outros problemas que poderiam ser recorrentes.

Cuidados

O manejo da cama é essencial para manter essa qualidade, que consiste em seu revolvimento constante e a introdução do oxigênio na cama.

Isso pode ser feito com o uso de um escarificador ou com uma enxada rotativa acoplados a um trator. Aliás, o ideal é que o manejo ocorra entre duas a três vezes ao dia.

Nesse sistema de confinamento, o uso do ventilador é até mais intensificado, por conta do material da cama e por haver maior quantidade de animais nesse sistema.

Trator limpando a baia de confinamento.
O manejo da cama é essencial para manter a qualidade do sistema de confinamento Compost Barn. Foto: Leticia Caldas Mendonça/Embrapa.

Assim, evita-se umidade, reduz-se o estresse térmico e é possível trazer um ambiente mais agradável para o gado. Além disso, elimina os gases produzidos pela decomposição da cama.

A entrada de luz natural no galpão é outro detalhe importante, além da drenagem da água do local em dias chuvosos.

No vídeo abaixo, conheça mais detalhes sobre o Compost Barn, um sistema de confinamento na produção de leite que vem atraindo cada vez mais criadores de gado leiteiro:

Fonte: Rio Grande Rural.

Vantagens:

  • Gado tem maior liberdade para se movimentar e se deitar;
  • Redução de problemas de casco por conta do maior espaço e mais liberdade de movimento do gado;
  • Melhor detecção de cios e aumento na taxa de concepção pela saúde do casco;
  • Menor odor de dejetos;
  • Reduz o estresse térmico na produção de leite;
  • Menor incidência de moscas.

Desvantagens e desafio:

  • Dificuldade em conseguir o material para a cama;
  • Dificuldade no manejo da cama.

Portanto, os sistemas de confinamento Free stall e o Compost barn têm por objetivo oferecer mais conforto às vacas no momento de produção de leite para que elas possam atingir todo o seu potencial genético através da produtividade.

Aliás, compare as vantagens e desvantagens que citamos acima para definir qual é o ideal na sua propriedade.

Confira também o nosso artigo sobre a comparação entre ração peletizada e farelada para o gado.

Post Relacionado