Saiba o que é uma estação meteorológica e quais os seus benefícios na agricultura

Saiba o que é uma estação meteorológica e quais os seus benefícios na agricultura

Alguns equipamentos mostram que a tecnologia chega com força ao campo, promovendo novas oportunidades e otimizando o controle das lavouras por parte dos produtores. Algumas delas são capazes de analisar fatores climáticos e obter informações mais precisas.

A estação meteorológica é um exemplo de equipamento que proporciona aos produtores tomadas de decisões mais embasadas, fugindo da intuição e cortando os desperdícios. Neste texto falaremos um pouco mais sobre essa ferramenta, seus benefícios e como saber se a sua propriedade está preparada para a sua instalação. Boa leitura!

O que é uma estação meteorológica?

Uma estação meteorológica é um conjunto de equipamentos e sensores que reúnem a capacidade de medir, recolher e armazenar dados sobre as condições climáticas da sua área. Ela proporciona uma maneira de usar a tecnologia na propriedade e identificar fatores que estejam além da percepção humana, mas que influem nos resultados.

Estação meteorológica em campo de cultura perene
A estação meteorológica é capaz de medir com maior precisão parâmetros sobre o tempo numa área específica, auxiliando o produtor na tomada de decisão.

Os sensores e equipamentos da estação conseguem medir parâmetros como temperatura, pressão atmosférica, radiação e chuva, além de identificar informações relacionadas ao vento, como velocidade e direção. Assim, uma estação é capaz de analisar as condições climáticas para que o produtor possa se preparar para o futuro.

É importante lembrar que o tempo é um estado momentâneo das condições atmosféricas, enquanto o clima é uma condição mais duradoura do ambiente atmosférico de um local. A estação consegue ajudar o produtor nos dois casos com a análise desses dados relevantes.

Assim, com a ajuda dessa tecnologia, é possível comparar e entender os fenômenos que formam o clima atual e, com isso, evitar situações como a aplicação em época inadequada de determinado insumo agrícola ou o uso do sistema de irrigação logo antes da chuva, situações que configuram grandes desperdícios para produtores rurais.

Veja também: Sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura.

Para que serve uma estação meteorológica?

Uma estação meteorológica tem como principal funcionalidade o monitoramento das variações meteorológicas em uma determinada região.

Dessa forma, com essa ferramenta, o produtor pode realizar um planejamento agrícola mais eficaz, determinando de maneira mais precisa a data correta para o plantio, o período ideal para adubação, irrigação, aplicação de defensivos e até mesmo para a colheita.

Homem em campo de soja analisando a cultura com um tablet em mãos
Com a estação meteorológica é possível realizar um planejamento agrícola mais eficaz.

Tudo isso é muito útil para os produtores, uma vez que torna-se mais fácil definir áreas produtivas para o cultivo e para determinar as épocas de plantio, observando aspectos como:

  • Zonas de maturação;
  • Áreas de escape de doenças;
  • Potencial produtivo;
  • Riscos climáticos;
  • Qualidade dos produtos.

O levantamento e a coleta de dados são totalmente automatizados. Os sensores operam por meio de sinais elétricos que são recebidos e armazenados por um sistema de aquisição de dados. Assim, os produtores recebem uma previsão meteorológica mais precisa, gerada no ponto exato em que foi instalada a estação.

Confira também: Importância do planejamento do plantio na agricultura.

Quais são as ferramentas que formam uma estação?

A estação é composta por instrumentos de medição, como termômetros, higrômetros, anemômetros, pluviômetros, sensores, tanque, entre outros itens.

Quanto mais completa uma estação, mais componentes ela terá, podendo ser:

  • Termômetro: mede a temperatura do ar;
  • Higrômetro: mede a umidade do ar em termos percentuais;
  • Anemômetro: instrumento que mede a velocidade e direção dos ventos e deve ser instalado a uma altura de 2 metros a partir do solo;
  • Barômetro: instrumento que mensura a pressão atmosférica. Apesar de ser constante, é necessário que seja bem aferida para que se possa estimar melhor outros parâmetros. Normalmente é medida em Mega Pascal (MPa) ou BAR;
  • Pluviômetro: equipamento que mede a precipitação. O tipo mais utilizado é o pluviômetro de báscula;
  • Piranômetro: mede a radiação solar global recebida por um período de tempo. Esse equipamento apresenta os dados em W/m2;
  • Termômetro e tensiômetro de solo: medem a temperatura e a umidade do solo;
  • Sensor de molhamento e umidade foliar: instrumento utilizado para medidas mais específicas como o tempo de molhamento e umidade das folhas;
  • Tanque classe A: instrumento responsável por aferir a quantidade de água evaporada em um determinado intervalo de tempo, auxiliando o produtor no cálculo da evapotranspiração em milímetros por hora (mm/h).

Além desses instrumentos, outros equipamentos como GPS e Data Loggers podem compor uma estação meteorológica, a depender do tipo de estação, tornando-a ainda mais completa.

Homem com tablet em campo acessando dados de estação meteorológica
Algumas estações meteorológicas contam com rede de comunicação, dispositivos para armazenamento de dados, entre outros.

Todas essas informações influenciam não só o ciclo hídrico e a determinação do período mais adequado de plantio, mas também outras práticas de manejo.

Quais são os tipos de estação meteorológica?

As estações meteorológicas podem ser convencionais ou automáticas. A diferença se dá com base em critérios, como o modo em que é feita a captura e o armazenamento dos dados e também segundo o tipo de dado coletado. Confira como funciona cada uma delas.

Convencionais

Esse tipo de estação exige a presença diária de uma pessoa no campo para a coleta dos dados obtidos. São estações compostas por equipamentos de leitura direta, como termômetros, ou por sistemas mecânicos de registro, como o termohigrógrafo, pluviógrafo ou anemógrafo.

Homem com mesa e laptop em campo analisando dados de estação meteorológica convencional
Estações meteorológicas convencionais necessitam de uma pessoa todos os dias no campo para coleta dos dados obtidos.

Esse tipo de estação é dividido em três classes, de acordo com a finalidade e número de variáveis observadas:

  • Primeira classe: medem todos os elementos meteorológicos;
  • Segunda classe: não realizam as medidas de pressão atmosférica, vento e radiação solar;
  • Terceira classe: medem apenas as temperaturas máxima e mínima, além dos índices de chuva acumulada.

Automáticas

A coleta de dados nesse tipo de estação é totalmente automatizada. Sendo assim, a estação meteorológica automática é composta por alguns elementos. São eles:

  • Coleta de dados: feita por meio de sensores para medição dos parâmetros meteorológicos. Os dados recebidos em intervalos de minuto a minuto são integralizados para que no período de 1 hora sejam transmitidos;
  • Controle e armazenamento: composto por um processador central de baixo consumo de energia (Data Logger), que faz os registros dos dados coletados. Esses dados são armazenados em memória não volátil que permanecem por um período especificado;
  • Energia (painel solar e bateria): o subsistema de energia torna o equipamento independente de energia elétrica externa;
  • Comunicação: o equipamento faz a transmissão dos dados coletados que estão armazenados na memória.

Os sensores emitem sinais elétricos que são captados por um sistema de aquisição de dados (Data Logger), o que possibilita que o armazenamento e o processamento de dados sejam automatizados.

Estação meteorológica automática em campo de milho
Estações meteorológicas automáticas realizam todos os processos de forma automatizada, sem necessidade de uma pessoa no campo coletando os dados.

Quais são as vantagens de uma estação meteorológica?

Como pudemos observar, as estações meteorológicas ajudam os produtores a tomarem decisões mais embasadas. Desse modo, há redução de custos relacionados ao uso inadequado de materiais e aumenta-se a produtividade.

Consequentemente, os lucros também tendem a aumentar. Além de todas essas vantagens, podemos destacar alguns benefícios específicos com o uso dessa tecnologia, são eles:

Permite a pulverização em condições ideais

Com a estação meteorológica, os produtores adquirem um nível maior de conhecimento das condições climáticas da sua área de plantio. Assim, eles terão informações sobre os fatores que mais influenciam na aplicação de defensivos agrícolas, como o vento, radiação solar e umidade, por exemplo.

Pulverizador autopropelido em operação
Com as métricas da estação meteorológica é possível determinar com maior precisão o período mais adequado para a aplicação de defensivos.

Antes da aplicação de defensivos, é necessário que as recomendações de bula do produto sejam seguidas. Caso contrário, podem ocorrer problemas como a deriva, por exemplo, e a consequente ineficiência da pulverização.

Otimização da irrigação

Com a estação meteorológica é possível mensurar as variáveis atmosféricas que influenciam diretamente na produtividade da sua lavoura.

Por meio dos dados coletados, é possível quantificar as principais formas de entrada e saída de água para a cultura, indicando precipitação ou evapotranspiração. Com acesso detalhado a esses dados, o manejo da irrigação se torna muito mais eficaz.

Precisão na fertirrigação

A fertirrigação se torna mais precisa por conta da análise do teor de umidade do solo, além dos níveis de eletrocondutividade e de temperatura.

Quando o produtor conhece esses dados, torna-se mais fácil economizar insumos e evitar a toxicidade decorrente de excesso ou falta de nutrientes e salinidade.

Acompanhamento das condições que geram doenças e pragas

A estação ainda proporciona que os produtores monitorem condições que possam facilitar o surgimento de pragas e doenças. Isso é feito por meio do uso de sensores de molhamento foliar, de temperatura e de umidade do ar.

É importante lembrar que as doenças podem limitar significativamente a produção. Em alguns casos o produtor acaba optando por aplicações preventivas sem os critérios técnicos proporcionados pelos dados de uma estação, resultando em desperdício de recursos financeiros e ações ineficientes.

Confira também: Manejo integrado de pragas: o que é e como fazer.

Conhecimento do histórico do microclima

Por fim, o conhecimento do histórico do microclima pelos dados de pluviometria, horas de frio acumulado e índices de radiação anual, permite que o produtor possa organizar melhor as práticas de cultivo e planejar de forma mais precisa cada operação.

Leia também: Principais doenças da soja: sintomas e dicas de controle.

Quais são as exigências para a instalação?

Em primeiro lugar, a instalação de uma estação meteorológica exige um valor de investimento por parte do produtor. Isso porque é preciso adquirir todos os equipamentos e ainda promover a construção da estação. Os valores podem variar muito por fatores como a escolha de cada equipamento e até mesmo o tipo de estação que o produtor deseja implementar.

Além disso, a instalação também deve ser bem planejada, levando-se em conta diversos fatores relacionados aos requerimentos do terreno e do local para que a estação opere conforme planejado. Nesse sentido, a área deve ter as seguintes características:

  • Local plano, de maneira a evitar o acúmulo de água e que seja longe de uma instalação elétrica;
  • Horizonte amplo, sem barreiras que possam bloquear a radiação solar ou que modifiquem as características do vento. Por isso, a distância indicada entre a estação meteorológica e cada obstáculo ao redor deve ser de 10 vezes a altura do equipamento. Estar em uma área aberta, longe de obstáculos que interfiram no vento, também é uma maneira de evitar microclimas específicos;
  • Distância de cursos d’água, banhados e lagos, evitando distúrbios e imprecisões nas mediações da umidade relativa do ar;
  • A instalação da estação meteorológica deve ser realizada, de preferência, em um terreno gramado ou em outra área de vegetação rasteira. Isso ajuda a minimizar a influência dos diversos tipos de textura de solo.

Assista no vídeo abaixo o detalhamento dos sistemas e sensores de estações meteorológicas no contexto agrícola:

Fonte: Laboratório de Agricultura de Precisão II.

Como vimos no artigo, a estação meteorológica é uma tecnologia que ajuda os produtores a monitorarem as condições climáticas em sua propriedade, podendo assim utilizar essas informações com propósito de determinar as práticas adequadas para cada momento.

Podemos encontrar diversos tipos de estações meteorológicas, sendo que cada uma delas é capaz de ajudar os empreendedores rurais a tomarem decisões mais assertivas.

Gostou de saber sobre as estações meteorológicas e como elas podem ser úteis em sua propriedade? Então aproveite e leia também nosso texto sobre agritechs: o que são e como podem beneficiar a produção agrícola. Boa leitura!

Post Relacionado