Cavalos quarto de milha: características da raça

Cavalos quarto de milha: características da raça

Embora a beleza e a imponência dos cavalos sejam duas de suas principais características, esses animais também são reconhecidos por sua extrema inteligência.

Se fizermos a junção de todos esses pontos e incluir velocidade, com capacidade de fazer paradas bruscas, é muito provável que a primeira raça desses equinos que venha à mente seja a quarto de milha. É conhecida como “o mais popular do mundo”.

Fiéis companheiros do homem através dos séculos, os cavalos despertam o verdadeiro fascínio por onde passam, graças à elegância de seus movimentos, sua força intensa, disciplina única e o olhar atento. Mesmo que de berço selvagem, quando domesticados esses animais permitem a montaria, se conectando com os seres humanos, proporcionando-lhes uma sensação única de liberdade.

Devido à sua condição atlética invejável, os cavalos foram utilizados inicialmente em batalhas, posteriormente para a realização de serviços pesados e transporte e, atualmente, uma boa parte possui finalidades esportivas e auxiliando nas atividades ligadas à pecuária nas propriedades rurais.

Hoje, vamos nos dedicar à apresentação do quarto de milha, ou american quarter. Portanto, se você é um apreciador da raça ou tem curiosidade sobre o tema, basta continuar conosco.

A população mundial de cavalos quarto de milha

Não podemos começar a falar sobre o quarto de milha sem antes frisar o quão numerosa é a sua população. Segundo a American Quarter Horse Association (AQHA), maior organização de equinos do mundo, cerca de 6 milhões de cavalos da raça foram registrados no mundo desde 1940 (data da criação da entidade).

Vale lembrar que os números daAQHA são apenas de animais registrados. Portanto, tudo indica que a população mundial dessa raça deve ser ainda maior.No Brasil, são mais de 285 mil cavalos registrados e divididos entre 39 mil criadores e proprietários.

Cavalo quarto de milha com cabeça pra trás
O cavalo quarto de milha é uma raça muito popular no Brasil, com um grande número de criadores

A origem da raça

O quarto de milha tem sua história proveniente do século 8, mesma época em que a Península Ibérica foi conquistada pelos muçulmanos. Foi nesse período em que as corridas de cavalos se proliferaram pela Europa, compostas por raças espanholas, francesas e portuguesas.

Mas, qual a relação desses animais europeus com a raça em questão? Simples: o quarto de milha é um cruzamento entre esses cavalos, de origem árabe e berbere (nesse caso, do norte da África, englobando Tunísia, Marrocos e Argélia) com as raças nativas americanas.

A mistura aconteceu de forma definitiva no século 16, quando o conquistador espanhol Hernán Cortés chegou em solo norte-americano, trazendo consigo inúmeros desses animais, que acabaram fugindo em determinado momento e se reproduzindo com os cavalos nativos da região.

No final das contas, para garantir a preservação da genealogia da raça, foi fundada a já citada American Quarter Horse Association (AQHA).

Principais características físicas dos cavalos quarto de milha

Quando falamos sobre as características físicas da raça, prontamente devemos destacar o tamanho da cabeça do animal em relação ao corpo: curta, em formato triangular, perfil reto e olhos grandes. As orelhas do quarto de milha também seguem essa proporção, sendo desprovidas de comprimento.

Cavalo quarto de milha cor palomino parado no pasto
As características dos cavalos da raça quarto de milha são bem notáveis

Também podemos citar algumas características próprias e bem específicas, como a mandíbula grande e o pescoço para frente, que proporcionam equilíbrio, além de uma estética única.

A raça costuma ser reconhecida, igualmente, pela sua impressionante velocidade em relação à sua massa muscular (bastante avantajada). A compensação acontece por conta do centro de gravidade desse animal, que é mais à frente do que nos outros cavalos.

De forma isolada, podemos frisar as características de cada região de seu corpo do seguinte modo:

Cabeça

Curta e leve, com testa larga. Os olhos são grandes e acastanhados, e as narinas finas e largas. Diferentemente de outras raças, possuem um olhar amigável e uma feição dócil.

Peito

A região é bastante larga, com muita massa muscular, definida em formato de um “v” invertido no antebraço. Seus músculos extensores são bem desenvolvidos e protuberantes.

Sua paleta (região da escápula, logo abaixo da cernelha e um pouco acima do braço do animal) é longa e possui um ângulo de 45°, permitindo que o animal faça movimentos amplos.

Peitoral do cavalo quarto de milha
A região peitoral do quarto de milha possui bastante massa muscular e bem definida

Região traseira

Possui pernas e coxas largas e bastante pesadas, preenchidas com musculatura densa e bem definida. Suas articulações acompanham o formato e o porte atlético do animal.

Coloração

Embora as colorações mais comuns sejam pretas, marrons e castanhas, é possível encontrar exemplares de quarto de milha em tons de:

  • Vermelho
  • Cinza
  • Buff (alaranjado pálido)
  • Palomino (levemente dourado)
  • Branco
  • Azul Roan (mistura entre branco e pigmentos acinzentados)

Antigamente, cavalos manchados não eram considerados “de raça”, já que não havia como provar que eles provinham de animais puros. Hoje, com o uso do DNA, esse conceito de pureza relacionado à cor foi deixado de lado.

Aparência

De força,harmonioso e tranquilidade. Quando não trabalhando, deve conservar-se calmo, mantendo a própria força sob controle. Na posição parado, mantém-se reunido, com os posteriores sob a massa, apoiando nos quatro pés, podendo partir rapidamente em qualquer direção.

Musculatura

Bem pronunciada, tanto vista de lado, como de cima. As fêmeas têm pescoço proporcionalmente mais longo, garganta mais estreita e desenvolvimento muscular menor. Os cavalos quarto de milha, quando em trabalho, mantém a cabeça baixa, podendo, assim, usá-la melhor e permitindo ao cavaleiro uma perfeita visão sobre ela.

Medidas gerais

O quarto de milha ainda apresenta costas curtas e fortes, e um pescoço muito bem arqueado, pesando em média 500 quilos. Sua altura varia em torno de 1,40 e 1,65 metro, característica que costuma definir a finalidade de cada animal como:

  • Uso em provas de salto
  • Passeio
  • Corrida
  • Pastoreio

Características temperamentais da raça

O quarto de milha é uma raça extremamente popular e, sem sombra de dúvidas, muito dessa popularidade se deve à suapersonalidade dócil e tranquila. Graças à essas características, ele também costuma ser a escolha perfeita para iniciantes no universo equino, que se deparam com um animal bem disposto e paciente.

Por ser um cavalo rápido e forte, muitas pessoas pensam que seu temperamento pode ser mais agressivo. Mas, na realidade, o quarto de milha costuma ser um excelente (e devotado) companheiro.

Cavalo quarto de milha correndo no pasto
A personalidade dos cavalos da raça quarto de milha é bem dócil e tranquila

Principais divisões do quarto de milha

Podemos dividir a raça da seguinte forma:

Cavalo de corrida

São robustos, corpulentos e possuem uma aceleração explosiva. Suas pernas longas fornecem enorme destreza na realização dos movimentos.

Cavalo de desempenho

Geralmente, esses são os cavalos utilizados em competições que exigem velocidade associada à técnica, como provas de barril ou de rédeas.

Cavalo de exibição

Nesse caso, a musculatura não é apenas protuberante, como é comum da raça, mas consideravelmente “exagerada” por todo o corpo. Mesmo assim, esses cavalos mantém um formato delicado e pequeno de cabeça.

Cavalo quarto de milha em exibição
A beleza da raça quarto de milha é bem destacada nas provas de exibição

Vale lembrar que os animais de exibição não são montados, mas apresentados e julgados de acordo com suas melhores características.

Abaixo, você confere um vídeo que preparamos com as principais curiosidades sobre o Quarto de Milha:

Se você é um apaixonado por cavalos confira também nosso artigo sobrecomo fazer a alimentação correta dos cavalos.

Confira também nossos artigos sobre outras duas raças de cavalos muito populares no Brasil: ocrioulo e omangalarga.

Se quiser ver a relação de cavalos anunciados com preço por vendedores do nosso site, acesse esta página.

Post Relacionado