Operar tratores não é uma tarefa muito simples. Em caso de terrenos inclinados, é necessário ainda mais atenção. Contar com o maquinário certo para executar essa tarefa é uma forma de garantir que o resultado será como o esperado.
O que algumas pessoas ainda não sabem é que existem tratores e outros implementos que são apropriados para operações em terrenos com declividade. Lembrando que a escolha correta oferece maior segurança, além de tornar o trabalho mais fácil, contribuindo com a performance das atividades.
Nesse texto, iremos abordar os riscos de operar tratores em terrenos inclinados, os cuidados nessas operações e tipos de tratores mais indicados nessas situações. Confira!
Riscos da atuação em terrenos inclinados
É fato que existem diversos espaços irregulares e inclinados que demandam maior atenção e preparo do profissional. Isso porque a atuação nessas áreas pode ser perigosa, aumentando as chances de acidentes.
Sendo assim, antes de operar tratores ou qualquer outra máquina agrícola nesses locais, é fundamental estar ciente dos perigos e de como deve ser feito o trabalho, com o objetivo de evitar que algum desastre possa acontecer durante a operação.
É importante compreender como está o solo naquele local, qual será o trabalho executado e quais são as melhores ferramentas para que o serviço seja feito como o planejado.
Esses cuidados prévios devem fazer parte da rotina do profissional, afinal, é por meio dessas etapas que será possível saber se o trabalho pode ou não ser feito.
Tenha sempre em mente que locais mais inclinados são mais propensos a riscos de acidentes, deslizamento de terras e até mesmo a quebra dos equipamentos.
Leia também: Como fazer um checklist operacional do trator?
Quais cuidados devo ter ao operar tratores nessas situações?
Com o objetivo de prevenir problemas nas operações, existem algumas medidas que podem ser adotadas, priorizando o cuidado e a segurança. Confira uma lista com algumas dicas que fazem a diferença:
- Avalie a área antes de realizar o serviço;
- Mantenha a atenção no trabalho;
- Tenha em mente quais serão as atividades executadas;
- Verifique se você possui todos os materiais necessários para o trabalho, incluindo o trator mais indicado;
- Priorize a sua segurança e de toda a equipe;
- Utilize de maneira correta as marchas do trator, pois isso auxilia no momento da frenagem, contendo o trator nas descidas;
- Jamais desça encostas em ponto morto. Desça sempre engrenado, na mesma marcha indicada para a subida. Isso ajuda a dar maior segurança e estabilidade;
- Ao desengatar um implemento, certifique-se que ele esteja devidamente calçado, pois isso evita movimentação da máquina e previne acidentes;
- Calce o freio do trator quando for necessário parar em subidas ou descidas;
- Evite trabalhar próximo a barrancos ou valas profundas. Porém, em caso de necessidade de operação nesses locais, mantenha uma distância segura de, pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o início da ribanceira.
É importante também sempre ter em mente que terrenos acidentados exigem a preservação do solo e hábitos que evitem erosão proveniente de deslizamentos e enchentes. Práticas como terraceamento e plantio em curvas de nível, além de facilitarem as operações em terrenos inclinados, auxiliam na manutenção do solo e evitam os problemas citados.
Veja, no vídeo abaixo, como realizar o terraceamento do solo com arado:
Qual tipo de trator usar em terrenos inclinados?
Se você está pensando em investir nos equipamentos ideais para realizar esse tipo de serviço, o primeiro passo é ter em mente que existem itens mais apropriados e que podem fazer a diferença no resultado.
Terrenos inclinados exigem tratores com potências maiores e tração 4×4, pois garantem maior segurança e estabilidade na operação. Porém, essas máquinas não são muito indicadas para o plantio, tendo em vista o tamanho dos seus pneus.
Tratores esteira são recomendados para locais em que o terreno é muito acidentado ou inclinado, sendo próprios para operações que requerem esforços maiores, como abertura e conservação de estradas, terraplenagem, reaterro sanitário e até mesmo para agricultura.
Indicados para cultura de café, uva e flores, os tratores isodiamétricos, que são tratores com rodas iguais, eixos traseiro, dianteiro e motor no mesmo alinhamento, são boas ferramentas em terrenos com declive acentuado, pois reduzem riscos de acidentes.
Antes de comprar o equipamento, uma dica é avaliar todas as opções, compreendendo quais são as funcionalidades de cada equipamento e como encontrar aquele que será o correto para você.
Nesse mesmo sentido, existem também implementos próprios para utilização em terrenos com inclinações maiores. Um exemplo são as semeadoras pantográficas (ou articuladas) que têm o objetivo de “copiar” as oscilações do terreno, melhorando a uniformidade na profundidade e distribuição das sementes, resultando em uma melhor germinação.
Portanto, tomando os devidos cuidados na operação e contando com o maquinário correto, os riscos inerentes a atividades em terrenos inclinados são minimizados.
E então? Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso artigo sobre lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas. Boa leitura!