Lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas: aprenda como fazer

Lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas: aprenda como fazer

Um dos principais cuidados para manter as máquinas agrícolas e demais equipamentos da fazenda funcionando corretamente é garantir que as lubrificações desses implementos estejam em dia. Entretanto, muitos produtores não têm consciência sobre a real importância dessa atividade ou não sabem como realizá-la de maneira precisa.

Sendo assim, neste artigo vamos mostrar a importância da lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas e como realizar esse procedimento de forma correta, mantendo, assim, uma boa qualidade de conservação, aumentando a vida útil dos seus implementos. Vamos lá?

Qual a importância de realizar a lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas?

A lubrificação é uma etapa da manutenção preventiva fundamental para os principais equipamentos e máquinas agrícolas. Um dos objetivos dessa tarefa é evitar o contato direto das peças móveis da máquina. A seguir, você entenderá de forma mais detalhada as razões para se realizar essa intervenção com periodicidade.

Diminui o desgaste

Uma das vantagens da lubrificação é a diminuição do desgaste das peças, já que elas poderão trabalhar de maneira mais fluida, evitando também outros problemas característicos, como o aquecimento dos itens, que leva à redução da vida útil da máquina.

Reduz o grau de atrito entre as peças e demais componentes

Dentro de uma máquina agrícola, as peças trabalham muito próximas uma das outras, ou até mesmo atuam em conjunto, como as engrenagens. Sendo assim, elas acabam sofrendo atritos com frequência, podendo ocorrer danos à essas partes. A lubrificação tem o papel de diminuir e evitar esse problema.

Lubrificação de engrenagem
A correta lubrificação dos componentes evita maiores desgastes e fundição das peças.

Facilita a limpeza

O lubrificante forma uma camada protetora nas peças, impedindo que sujeiras e detritos fiquem grudados diretamente nelas, o que poderia atrapalhar a limpeza da máquina e até ocasionar defeitos mais graves.

É importante lembrar que a limpeza de máquinas também demanda alguns cuidados especiais, por isso, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre higienização de tratores e limpeza de pulverizadores.

Evita a fadiga de componentes mecânicos

As peças das máquinas também podem passar por “estresse” quando precisam atuar além da sua capacidade. Com a lubrificação adequada, a chance dessa fadiga é reduzida. Portanto, a máquina não precisará realizar esforço excessivo nas operações, o que também resulta em uma maior vida útil para o equipamento.

Como realizar a lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas?

Agora que você já entendeu a importância de investir na lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas, está na hora de conhecer algumas dicas de como realizar esse procedimento de maneira prática e correta, para garantir a funcionalidade dos seus maquinários por muito mais tempo.

Veja aqui, 4 recomendações importantes:

1. Verifique a procedência do óleo utilizado

Em primeiro lugar, é muito importante verificar a procedência dos óleos que serão utilizados. Existem lubrificantes falsificados que podem causar danos à sua máquina.

Assista a seguir, um vídeo informativo sobre óleos lubrificantes falsificados, como identificá-los e quais prejuízos eles podem causar:

Fonte: Sou Agro.

2. Verifique o tipo de lubrificante utilizado

É necessário analisar o tipo de lubrificante que deve ser utilizado em cada componente da máquina. Para determinar o mais indicado, é importante ler o manual do seu equipamento, pois existem instruções e recomendações do fabricante de como fazer a manutenção dos seus equipamentos, incluindo o processo de lubrificação das peças.

3. Defina a frequência da lubrificação

A lubrificação não é um procedimento que deve ser feito apenas uma vez, mas sim de maneira periódica. Para definir essa rotina, é importante considerar algumas características da máquina, como o modelo do equipamento, a necessidade correta de cada componente, a frequência de utilização da máquina, entre outros fatores que podem indicar um uso maior ou menor do lubrificante. Consulte sempre as indicações do fabricante do seu equipamento para verificar a periodicidade da lubrificação.

4. Crie um plano de lubrificação

Uma técnica interessante que pode te ajudar a manter a lubrificação das suas máquinas em dia é criar um plano de lubrificação. Nele podem ser listadas todas as máquinas e pontos de lubrificação, especificando quantidades e frequências recomendadas, entre outras ações, como o gerenciamento do estoque de lubrificantes e qual profissional responsável por esse plano.

Por meio dele, você passa a ter um cronograma para essa atividade e poderá realizá-la de maneira preventiva, evitando desgastes e outros tipos de avarias aos seus equipamentos.

Leia também: Manutenção de tratores: como fazer e por que é tão importante?

Quais os impactos causados por uma lubrificação incorreta?

A falta da lubrificação de forma rotineira ou a lubrificação realizada de maneira incorreta, pode gerar uma série de problemas para a sua fazenda. Veja a seguir, alguns impactos negativos que a ausência dessa manutenção preventiva pode gerar, não somente para os seus implementos, mas também para o operador do maquinário e para o seu bolso.

Redução da vida útil das máquinas

Um dos principais problemas que podem ser gerados pela falta de lubrificação das máquinas é a redução de sua vida útil. Por conta do desgaste das peças, elas podem se danificar, fazendo com que o equipamento precise passar constantemente por reparos ou até mesmo tornar-se inutilizável.

Engrenagens
A lubrificação das máquinas agrícolas é essencial para o bom funcionamento e eficiência dos seus equipamentos.

Diminuição da eficiência e qualidade

Outro problema é a diminuição da qualidade e eficiência das máquinas, pois, por estarem com suas peças desgastadas e sem lubrificação, não conseguirão cumprir o seu papel corretamente, o que afeta a qualidade das atividades realizadas na sua fazenda, podendo inclusive prejudicar a produção agrícola.

Elevação de custos

Como você deve imaginar, máquinas que apresentam defeitos constantes ou precisam ser trocadas com frequência geram maiores gastos para a fazenda. Isso acontece porque é necessário um maior desembolso para a realização de todos esses reparos ou troca de equipamentos, algo que certamente afetará a gestão financeira do seu empreendimento.

Consumo excessivo de óleo e energia

Outra consequência negativa da falta de lubrificação dos equipamentos é o consumo excessivo de óleo e energia da máquina. Sem a lubrificação ideal, as máquinas precisarão se esforçar mais para conseguir manter sua taxa de funcionamento e produtividade, o que demanda maior consumo de óleo e energia do motor.

Formação de depósitos

A lubrificação inadequada pode causar o surgimento de depósitos de poeira, fuligem e outras sujidades nas peças. Como consequência, existe um maior risco de problemas ocasionados pelo acúmulo desses resíduos, que além de exigir um esforço maior do motor, podem resultar em acidentes.

Comprometimento da segurança do equipamento

Os operadores dessas máquinas também podem ter problemas ao operar equipamentos não lubrificados adequadamente, podendo até sofrer acidentes. Como mencionamos, esses equipamentos sem a correta lubrificação, podem apresentar falhas com muito mais frequência, ou gerar outros tipos de defeitos que afetam diretamente os seus funcionários.

Operador de trator
A correta lubrificação das máquinas e equipamentos agrícolas traz mais segurança ao operador e evita acidentes.

E então? Conseguiu compreender a importância de realizar a lubrificação das suas máquinas e a forma correta de executá-la com eficiência? Seguindo nossas dicas, seus equipamentos ficarão bem mais seguros e terão uma durabilidade muito maior na sua fazenda, o que contribuirá com a alta qualidade das suas atividades, bem como com a economia para o seu bolso.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite e acesse também nosso post sobre como fazer um checklist operacional do seu trator. Boa leitura!

Post Relacionado