A importância da drenagem do solo na agricultura

A importância da drenagem do solo na agricultura

Drenagem é um processo bastante comum na rotina de um produtor rural. Solos encharcados podem prejudicar o trabalho em um campo, principalmente em se tratando da agricultura.

Explicaremos, a seguir, o que significa drenar e quais são as principais vantagens para garantir o desenvolvimento das lavouras e uma boa produção.

Se você é agricultor e deseja saber mais sobre as propriedades de solo e clima, por exemplo, acesse nosso blog e acesse nosso artigo sobre técnicas para um plantio eficiente.

O que é drenagem?

O conceito de drenagem é retirar ou escoar a água presente numa determinada área. No caso dos solos, a remoção do excesso possibilita algumas condições importantes para os trabalhadores como por exemplo:

  • Aeração
  • Estruturação
  • Resistência

O líquido acumulado na região apresenta duas origens:

  • Naturais, como as águas das chuvas;
  • Artificiais, vindas de irrigação anterior, por exemplo.

Um dos objetivos da drenagem do solo é conseguir controlar a elevação dos lençóis freáticos existentes. Além disso, permite a lixiviação de sais oriundos das águas, o que evita a salinização do solo.

Canal de drenagem ao lado de uma área preprada para plantio
Com o uso de técnicas de drenagem do solo na agricultura é possível preparar novas áreas para o plantio.

Quando nos referimos a drenagem em solo agrícola, estamos falando também de preparar a área para sua exploração e utilização a longo prazo.

Qual é a importância do processo de drenagem dos solo?

Como falamos, os processos de drenagem, sejam naturais ou não, já fazem parte da rotina de agricultores, no cuidado com o solo.

Isso porque as terras inundadas ou alagadas apresentam muita instabilidade, o que dificulta o passo a passo de plantação e inviabiliza a colheita.

Além disso, terrenos que não passam por drenagem têm mais probabilidade de sofrer deslizamentos, não apenas em áreas rurais, como principalmente em centros urbanos.

Portanto, é possível dizer que as águas infiltradas desequilibram as terras e, para que o uso do solo não seja prejudicado, a drenagem é fundamental.

Quais são as vantagens da drenagem de solo na agricultura?

Uma das principais vantagens da drenagem de solos agrícolas é a incorporação de novas terras para plantio. O processo é capaz de transformar áreas inundadas em potenciais para agricultura.

Outro benefício da drenagem é o controle da salinidade. Aliás, dessa forma, é possível recuperar solos salinos e alcalinos.

A terceira vantagem da drenagem está relacionada ao aumento e aprimoramento da própria produtividade agrícola.

Afinal, como havíamos comentado, o processo viabiliza uma melhor aeração, além de promover melhor ação microbiana.

No vídeo abaixo, confira a importância da realização dos drenos no solo para que sua fazenda possa produzir:

Fonte: Portal da Pecuária.

Resumo:

Portanto, a drenagem do solo para a agricultura apresenta as seguintes vantagens:

  • Saneamento das áreas inundadas;
  • Recuperação e controle de solos alcalinos ou salinos;
  • Aumento da produtividade agrícola do terreno;
  • Incorporação de novas áreas para plantio agrícola, ou seja, transformando brejos em áreas de produção agrícola.

Drenagem do solo para outras finalidades

A drenagem é uma excelente aliada de agricultores. O que ainda não falamos é que é muito importante também para a construção tanto na própria fazenda como também em áreas urbanas.

Caso a área onde a obra será edificada esteja alagada ou encharcada, a drenagem ajuda a tornar o trabalho viável tecnicamente.

Engenheiro examinando a tubulação de drenagem de concreto da escavação
Com a drenagem é possível permitir construções mais seguras tanto no campo como na cidade, sem infiltrações.

Isso porque, sem tratar do solo corretamente, há grandes chances de que o local sofra com infiltração e instabilidade. As consequências podem, inclusive, comprometer o investimento realizado.

Portanto, é essencial pensar na drenagem correta do solo, seja para fins agrícolas ou urbanos. É fundamental escolher o melhor tipo de drenagem de acordo com o tipo do terreno e os objetivos.

Veja também: Como reduzir a compactação do solo causada pelos pneus agrícolas