Trator movido a biometano: conheça mais sobre ele

Trator movido a biometano: conheça mais sobre ele

Nos últimos anos, as inovações no setor de máquinas agrícolas têm contribuído muito para o sucesso das lavouras, reduzindo perdas e garantindo maior produtividade, sem esquecer da sustentabilidade. Neste contexto, entrou no mercado o trator movido a biometano.

Esse trator, que pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa sem perder desempenho, está dando início a um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de um combustível alternativo.

Quer entender o que é o biometano? Como o trator movido a biometano funciona? Quais suas principais vantagens e quais modelos já estão disponíveis no Brasil? Preparamos esse artigo para responder a estas perguntas. Confira!

O que é o biometano?

Antes de explicarmos como funciona o trator, precisamos entender o que é o gás biometano, considerado o futuro da mobilidade sustentável, e de onde ele vem.

O biometano é um gás produzido por microrganismos durante a decomposição de materiais orgânicos, como dejetos de animais e resíduos agrícolas, por exemplo. Esses rejeitos são colocados em biodigestores, onde bactérias fazem a decomposição do material e liberam biogás, que, nesta etapa, é composto por 50 a 70% de metano e 30 a 45% de carbono.

Posteriormente, esse gás passa por um processo de purificação, com redução do teor de gás carbônico, além de remoção de gás sulfídrico e teor de água, de modo a aumentar o teor de metano presente no biogás.

O produto final tem mais de 90% de metano, sendo semelhante ao gás natural em sua composição. O biometano pode ser utilizado na geração de energia elétrica e como combustível de veículos e máquinas, como é o caso dos tratores.

Além disso, o gás pode ser produzido dentro da propriedade rural a partir dos resíduos gerados pelas próprias atividades agropecuárias. Isso traz diversos benefícios ao negócio, como mostraremos mais adiante, quando abordarmos as vantagens do trator movido a metano.

Ilustração mostrando o processo de produção do gás biometano
Na ilustração, veja como funciona todo o processo de produção que irá gerar o gás biometano. Imagem: Poder 360.

Leia também: Confira os lançamentos de máquinas agrícolas na Agrishow.

Como funciona o trator movido a biometano?

Conforme citamos acima, o gás biometano pode ser utilizado como combustível. Assim, ao invés de usar os tradicionais combustíveis derivados de petróleo (nesse caso, o diesel) para abastecer o trator, os novos modelos permitem o uso de um biogás (nesse caso, o biometano) sem qualquer prejuízo ao funcionamento da máquina.

O trator movido a metano é semelhante ao modelo convencional, movido a diesel. Isto é, apresenta a mesma durabilidade e desempenho, com potência e torque equivalentes aos modelos a diesel, assim como a mesma necessidade de manutenção.

Ademais, no trator a biometano são utilizados tanques de gás e o reabastecimento é feito com cilindros de gás levados ao campo. Para o futuro, está sendo estudada a liquefação do biometano, que permitiria o abastecimento da mesma maneira que se faz com o diesel, e ainda, o desenvolvimento de colheitadeiras movidas a biometano.

Vantagens do trator movido a biometano

Quando se fala nas vantagens que o trator movido a biometano pode trazer aos produtores rurais, dois aspectos são os mais importantes: o ambiental e o financeiro.

Em relação ao aspecto ambiental, a substituição de combustíveis poluentes por fontes de energia alternativas (como é o caso do biometano), faz parte da solução dos problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

Isso porque a queima dos combustíveis fósseis pode causar problemas à saúde humana (doenças respiratórias, por exemplo) e ao meio ambiente, devido a emissão de gases que contribuem para o chamado efeito estufa.

Matéria orgânica utilizada para produção de biometano
O biometano é produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, que muitas vezes são encontrados na própria fazenda.

Já a utilização do gás biometano pode reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes, segundo garante a New Holland, primeira fabricante do trator sustentável no mundo. Além disso, os resíduos usados na geração do biogás deixam de poluir o meio ambiente, principalmente o solo, a água e o ar.

Outro ponto muito importante é o aspecto financeiro. Afinal, todos os produtores desejam reduzir os custos e aumentar os lucros de suas atividades. E é aí que entra o trator movido a gás biometano como uma excelente alternativa para atingir ambos os objetivos.

Isso porque, ao utilizar um maquinário que pode ser abastecido com um combustível gerado na sua propriedade, o produtor cria um ciclo de autossuficiência do ponto de vista energético. Desse modo, ele pode reduzir consideravelmente as despesas com combustíveis externos, chegando a uma economia de até 40%.

Por fim, e não menos importante, uma das vantagens do trator ecológico é que ele não emite nenhum cheiro e nenhum barulho, o que torna o trabalho mais confortável para o operador.

No vídeo abaixo, confira como funciona a produção do biogás que é utilizado em automóveis e agora também em tratores:

Fonte: Climatempo Meteorologia.

Veja também: Biodiesel: o que é, como produz e utilização no Brasil.

Primeiro trator a biometano já está disponível no Brasil

Esse maquinário já está disponível aos agricultores brasileiros. A pioneira nesse projeto é a New Holland Agriculture, que lançou no Brasil o primeiro trator movido a biometano do mundo: o modelo T6 Methane Power. Ele já está disponível para importação.

O protótipo do modelo já vinha sendo testado aqui no Brasil desde 2017, apresentando excelentes resultados, de acordo com a própria empresa. Aliás, esse trator recebeu o prêmio de Trator Sustentável do Ano 2022 em uma feira que ocorreu na Itália.

Produzido na Inglaterra, o T6 Methane Power possui um motor eletrônico 100% movido a biometano com um tanque com capacidade de 453 litros. Isso lhe permite rodar por cerca de seis horas no campo. Isso sem falar da sustentabilidade efetiva: reduz em até 80% as emissões de poluentes em comparação a um motor movido a diesel, sem perder potência.

Trator usando gás biometano
O trator da New Holland é o primeiro do mundo a usar o gás biometano como combustível. Foto: Divulgação New Holland.

Embora o trator movido a biometano custe cerca de 35% mais que uma versão a diesel, a vantagem é que o combustível pode ser gerado dentro da propriedade. Assim, torna-se cada vez mais autossuficiente do ponto de vista econômico e ambiental.

E então, gostou de saber mais sobre essa novidade tecnológica? Aproveite e acesse também nosso post sobre tecnologia em máquinas agrícolas. Boa leitura!

Post Relacionado