Trator hortifruti: conheça as diferenças e  funcionalidades

Trator hortifruti: conheça as diferenças e funcionalidades

O processo de mecanização das atividades agrícolas tem gerado maior autonomia para o trabalho no campo. No que tange ao cultivo mecanizado de frutas e hortaliças, existem equipamentos específicos que auxiliam os produtores desse meio. É o caso do trator hortifruti, uma ferramenta diferenciada que veio para facilitar ainda mais a vida do produtor rural.

Nesse artigo, nós abordaremos as vantagens dos tratores no meio agrícola, bem como as funções e os diferenciais do trator hortifruti. Confira!

Vantagens do uso de tratores agrícolas

Como já mencionamos anteriormente, o trator é uma peça fundamental no dia a dia do agricultor. Um mesmo trator pode ser utilizado para diferentes funções, como transportar insumos ou tracionar implementos, realizando operações desde a gradagem do solo até a colheita.

Algumas das principais vantagens de se utilizar o trator na lavoura:

• Versatilidade;

• Durabilidade;

Potência para execução das atividades de campo;

• Agilidade nas operações.

Para as atividades de campo que tratam diretamente de frutas e hortaliças, o trator hortifruti gera uma excelente experiência de cultivo para o produtor.

Na montagem do canteiro de hortaliças, por exemplo, pode ser utilizado um equipamento denominado encanteirador, popularmente chamado de canteirador. Alguns produtores cultivam milho no verão e, após a colheita, refazem os canteiros para produção de hortaliças. Com o auxílio do trator, essa transição é muito mais rápida, prática e eficiente.

Além das vantagens já citadas, o trator hortifruti pode ser usado na realização do tratamento fitossanitário e em outras inúmeras atividades da lavoura.

Quais as funções de um trator hortifruti?

Para fazer o cultivo de frutas ou de hortaliças de maneira mais eficiente, é fundamental contar com uma tecnologia automatizada e com a capacidade de desempenhar atividades mais completas de campo, tornando os processos de produção mais ágeis.

Trator arando canteiro para implantação de hortaliças
O trator hortifruti facilita as operações na implantação de canteiros de hortaliças, manutenção e cultivo dessas culturas.

O trator hortifruti se destaca nas lavouras devido às seguintes características:

• Práticas mais avançadas de cultivo;

• Apresentação de vão livre;

• Transmissão que vai até 40 velocidades;

• Tomada de força com três opções de rotação;

• Reversor.

Esse equipamento oferece ainda facilidades no manejo das atividades, principalmente no que se refere às manobras do veículo. Na lavoura, essas movimentações devem ser feitas em um espaço reduzido e isso só é possível devido ao bom raio de giro da máquina.

Outras funcionalidades

O trator hortifruti também é muito utilizado no processo de pulverização de culturas perenes, como: maçã, pera, ameixa e até mesmo café. Isso se dá devido à sua cabine fechada, que possibilita ao condutor da máquina não entrar em contato com os produtos espalhados pelo pulverizador.

Além disso, é importante ressaltar que esse equipamento possui maior quantidade de marchas, permitindo uma locomoção mais segura em terrenos irregulares, o que o torna adequado às atividades da lavoura.

Trator hortifruti com pulverizador em operação
As operações de pulverização são facilitadas graças ao raio de giro e à cabine fechada.

Em síntese, os tratores hortifruti, além de serem maquinários completos, ainda atribuem maior conforto às atividades rurais, gerando segurança ao cultivo e agilidade nas manobras.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre como assegurar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas. Boa leitura!

Post Relacionado