Grão-de-bico: como realizar o cultivo

Grão-de-bico: como realizar o cultivo

Na esteira da crescente onda da alimentação vegetariana, o grão-de-bico atende a todos os gostos e tipos de dieta, principalmente à quem procura novas fontes de proteínas vegetais.

O mercado consumidor está mudando, assim como os hábitos alimentares. No Brasil, isso não é diferente. Por esse motivo, a busca pela produção de grãos alternativos cresceu muito, como é o caso do cultivo do grão-de-bico.

Ele é rico em proteínas e tem uma boa adaptação no clima do Brasil. Todavia, não é produzido em quantidade suficiente no sentido de suprir a demanda interna.

Além de ser usado na alimentação humana em forma de grãos, o grão-de-bico pode ser usado como forragem e adubo verde, ou seja, plantio, corte no florescimento e incorporação da planta ao solo no sentido de enriquecê-lo com nutrientes, pela decomposição da massa vegetal.

Nesse sentido, preparamos este artigo para você aprender mais sobre o cultivo do grão-de-bico e quem sabe explorar esse mercado consumidor.

Benefícios do grão-de-bico

O grão-de-bico é um alimento completo, rico em nutrientes e com inúmeros benefícios, veja alguns abaixo:

  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Controla o colesterol;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Aliado da gestação;
  • Ajuda na fertilidade masculina;
  • Mantém a saciedade por mais tempo;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne anemia;
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no ganho de massa muscular.

Qual o tipo de solo ideal para plantio do grão-de-bico?

Com o propósito de melhor desenvolvimento da planta, a recomendação é que o plantio do grão-de-bico seja feito em solo com textura sílico-argilosa. Não se desenvolve em solos encharcados e muito salinos.

Lavoura com plantio de grão-de-bico
O plantio do grão-de-bico é semelhante ao milho, ou seja, com semeadura é realizada em linhas e espaçamentos de aproximadamente 40 cm e 50 cm entre as plantas.

O cultivo é muito semelhante ao do milho, ou seja, espaçamento de 40 cm e 50 cm entre cada planta, com um total de 150 a 200 mil plantas por hectare. É importante analisar o solo no sentido de verificar a necessidade de adubação.

Aliás, nossa dica é acessar nosso artigo sobre análise de solo, que explicamos como ela pode ser feita. O PH ideal varia de neutro a alcalino.

Condições climáticas ideais

O grão-de-bico se desenvolve melhor em clima seco e ameno. O melhor período de cultivo é entre o final do verão e o início do inverno, afinal desse período as temperaturas oscilam entre 25º e 30°C.

Semeadura do grão-de-bico

A profundidade da semeadura do grão-de-bico deve ter cerca de 5 cm e o espaçamento é de 40 a 50 cm, como dito anteriormente. As plantas costumam emergir dentro de cinco a seis dias depois do plantio.

No cultivo, fique atento às pragas e doenças

No cultivo, é muito importante manter o campo livre de plantas invasoras. Isso deve ocorrer pelo menos nos primeiros 40 dias após o plantio, devido a sensibilidade que o grão-de-bico possui à competição.

Área de plantio de leguminosa sem plantas daninhas.
No cultivo do grão-de-bico, os produtores devem ficar atentos principalmente com a ação de plantas daninhas, com o solo livre dessas pragas.

Com efeito, no caso do controle das plantas daninhas, existe apenas uma opção de herbicida contra as plantas daninhas que atingem o grão-de-bico, o que dificulta muito a cultura.

A principal doença é a podridão do colo e da raiz, causadas pelos fungos Fusarium solani, Fusarium sonali e Sclerotium rolfsii. O inseto que mais afeta esse cultivo é a lagarta Heliothis virescens.

Depois de colhidos e armazenados, é muito importante estar atento aos carunchos e as traças.

Colheita do grão-de-bico

A colheita do grão-de-bico acontece geralmente de 60 a 70 dias após a floração sobretudo quando os grãos estiverem maduros e a plantas secas. Pode ser semi mecanizada ou mecânica.

Grão-de-bico em ponto de serem colhidos
A colheita do grão-de-bico pode ser mecânica ou semi mecanizada e deve ser realizada com umidade não muito alta.

São poucas as informações oficiais sobre a produção do grão de bico em território nacional. Mas, estima-se que a produção brasileira seja de, aproximadamente, 3 a 4 mil toneladas/ano.

Desta forma, é necessário importar, anualmente, quantidades significativas dessa leguminosa de países como, o México e a Argentina.

Manejo

Pelo seu cultivo recente em solo brasileiro, há pouca pesquisa e exploração sobre os métodos de manejo na cultura do grão-de-bico.

Grão-de-bico exportação
O grão-de-bico ainda é pouco produzido no Brasil. Por isso, o país recorre à importação visando atender à demanda.

Por enquanto, apenas uma variedade de grão-de-bico é cultivada no Brasil, a kabuli. Entretanto, no mercado externo não é bem aceita.

Fora do país, a variedade mais consumida é a do tipo desi. Então há muita carência de pesquisa e desenvolvimento para atender o mercado internacional.

Consumo do grão-de-bico no Brasil

Como é uma cultura muito recente no Brasil, a Embrapa Hortaliças e o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE) realizaram uma pesquisa com a finalidade de acompanhar o comportamento do consumidor brasileiro de grão-de-bico.

Dos quase 10 mil entrevistados, 85% responderam que já consumiram grão-de-bico. Assim, outra pergunta foi à respeito dos fatores que impediram essas pessoas de começar ou de aumentar o seu consumo de grão-de-bico.

Os principais foram preço (34%) e falta de costume (27%). Confira:

Pesquisa sobre consumo de grão-de-bico
Fonte: Embrapa.

Gostou do artigo sobre o cultivo do grão-de-bico? E que tal experimentar algumas receitas culinárias usando esse tipo de grão alternativo. Confira no vídeo:

Fonte: Karol Deliberato.

Aliás, acesse o nossa matéria e conheça tudo sobre um cereal que também está atraindo a atenção dos produtores brasileiros: o plantio de aveia.

Post Relacionado