5 dicas para aumentar a vida útil do seu trator

5 dicas para aumentar a vida útil do seu trator

Ao lado de outros equipamentos agrícolas, como arados, grades e colheitadeiras, o trator se coloca como uma solução fundamental para agilizar o processo de preparação do solo e colheita da lavoura.

É uma ferramenta que traz maior produtividade para o setor agrícola, fazendo com que os produtores alcancem os melhores resultados na colheita, bem como uma plantação de qualidade.

No entanto, para que o trator funcione adequadamente por mais tempo, operando com eficiência e produtividade, é fundamental saber utilizá-lo da melhor maneira, adotando cuidados que podem aumentar sua vida útil e, consequentemente, reduzir custos.

Ciente do papel importante que o trator agrícola desempenha na agricultura, montamos este conteúdo para apresentar cinco dicas que podem lhe ajudar a aumentar a vida útil do seu trator. Confira:

1. Faça a manutenção preventiva de seu trator agrícola

Para garantir o aumento da vida útil do seu trator agrícola, é fundamental realizar a manutenção preventiva, que consiste em submeter a revisões periódicas, conforme recomendação do fabricante.

Mecânicos fazendo a revisão de trator
Manutenções preventivas e periódicas aumentam a vida útil do seu trator.

A manutenção preventiva é uma estratégia que não apenas faz com que o seu trator agrícola funcione adequadamente, ou seja, com eficiência e produtividade, mas também aumenta sua vida útil, uma vez que assegura, entre outras coisas:

  • Lubrificação de peças do seu trator para reduzir o atrito no contato e como consequência evitar o desgaste do equipamento;
  • Nível adequado do fluído do sistema de arrefecimento do seu trator, bem como suas condições ideais. Caso o fluído apresente aspecto de ferrugem, deverá ser trocado, pois pode comprometer o correto funcionamento de seu equipamento;
  • Troca de peças frágeis que apresentam certo nível de deterioração, de maneira a garantir o adequado funcionamento do seu veículo;
  • Qualidade do seu combustível. Como se sabe, ao longo do tempo, o combustível pode se misturar com outras substâncias, como água, por exemplo, prejudicando a eficiência do trator. Na manutenção preventiva, é possível verificar isso e realizar a limpeza do seu sistema de combustível, aumentando sua vida útil.

Como se pode observar, a manutenção preventiva é o melhor caminho quando se busca não apenas aumentar a vida útil do seu trator, mas também garantir que funcione com toda potência.

Além disso, é uma operação que reduz custos com possíveis trocas de peças que podem resultar em maior gasto.

Hoje, o que muitos produtores rurais têm feito é adotar um sistema de gestão de frota de veículos agrícolas, com o objetivo de não só administrar corretamente esses ativos, mas também de garantir que recebam a revisão de que precisam para funcionar adequadamente.

2. Use o seu trator agrícola adequadamente

As boas práticas de uso devem ser observadas não apenas ao conduzir um veículo de passeio, mas também no caso de um trator agrícola. Isso mais uma vez vai influenciar positivamente, aumentando a vida útil de um veículo, qualquer que seja sua finalidade.

Homem trocando o óleo de um trator.
A troca de óleo do trator, como nos demais veículos, teve ser feita na quilometragem estabelecida pelo fabricante.

Por essa razão, é fundamental que use o seu trator agrícola de maneira adequada, evitando, por exemplo, submetê-lo a uma situação ou contexto que pode danificar suas peças e reduzir a sua funcionalidade.

De modo geral, recomenda-se capacitar o operador do trator para que use o veículo de forma correta, observando suas limitações e sinais de desgastes. Uma dica: os implementos agrícolas devem ser adequados ao peso e ao tamanho do trator, além do tipo de cultivo.

3. Siga as recomendações de uso do fabricante

Todo veículo conta com um manual, que é fornecido pelo fabricante, com o objetivo de orientar o condutor a usá-lo corretamente. Isso não é diferente no caso de um trator agrícola.

Ele conta com um manual de uso que deve ser observado pelo condutor para garantir que funcione adequadamente e também ampliar sua vida útil, reduzindo custos que podem comprometer o financeiro do seu negócio.

O ideal é deixar o manual de uso fornecido pelo fabricante em local apropriado no trator, para consulta regular do condutor. Dessa maneira, evita-se usar o trator de maneira não adequada.

4. Use sempre peças originais na hipótese de troca

Outro ponto que deve observar para aumentar a vida útil do seu trator é o uso de peças originais, ou seja, de origem do fabricante do veículo.

Mecânico mostra peça de um trator
Ao fazer a manutenção do seu trator, use de peças originais são de maior qualidade e contam com garantia de fábrica.

De um modo geral, as peças originais ou genuínas contam com especificações ou características ideais para cada tipo de máquina, ou seja, pode-se encaixar perfeitamente ao modelo do seu trator.

Além disso, são de maior qualidade, confiáveis e contam com a garantia de fábrica, de maneira que garante a você uma possível troca em caso de quebra da peça.

Peças genéricas podem até ser mais em conta, todavia, apresentam o risco de afetar o adequado funcionamento do seu trator. Na prática, prejudica a eficiência e produtividade deste.

5. Faça a revisão na concessionária/fabricante do trator

Assim como existe a possibilidade de realizar revisões de carros pequenos diretamente no fabricante, isso também ocorre em relação aos tratores. É um caminho que pode, sem dúvida alguma, garantir o aumento da vida útil do seu veículo agrícola.

Ao fazer a revisão periódica do seu trator agrícola na concessionária ou fabricante, você pode contar com os seguintes benefícios, além do aumento da vida útil:

  • É possível contar com profissionais especializados, que sabem o que precisa ser feito para garantir o adequado funcionamento do seu veículo agrícola;
  • Você tem acesso a peças originais com garantia de fábrica, o que pode contribuir para o aumento da vida útil do seu trator agrícola;
  • Além de contar com peças originais com garantia de fábrica, a revisão em si possui garantia, de maneira que se o seu veículo apresentar algum defeito, em decorrência desse serviço, você pode refazê-lo, se for o caso;
  • Seu trator, além de tudo que destacamos, é valorizado no mercado quando faz a revisão/manutenção preventiva diretamente com a concessionária ou fabricante, pois isso fica registrado em documento específico;
  • Por fim, você pode contar com diversas opções de pagamento, de maneira a garantir o fôlego financeiro que precisa para fazer o seu negócio operar com eficiência.

Desde que gerido adequadamente, é possível, sem dúvida alguma, ampliar a vida útil do seu trator e, assim, garantir que funcione adequadamente em prol do crescimento do seu negócio. Esse conteúdo é a prova disso.

Veja no vídeo abaixo, passo a passo de como fazer revisão no trator, aumentando sua vida útil.

Fonte: João Pierobon

No MF Rural, você encontra tratores de todos os modelos à venda com preço justo e faz negociações seguras.

Gostou desse conteúdo? Confira também nosso artigo sobre o uso correto dos óleos lubrificantes que pode aumentar vida útil dos tratores. Boa leitura!

Post Relacionado