Safra, entressafra e safrinha: entenda as diferenças

Safra, entressafra e safrinha: entenda as diferenças

Conhecer as diferenças entre safra, entressafra e safrinha é importante ao agronegócio, que é um dos principais pilares da economia do Brasil. Além disso, é um dos poucos setores que teve um bom avanço mesmo no atual momento de crise.

Aliás, em 2020, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio fechou com crescimento recorde de 24,3%. Com isso, o setor aumentou sua participação em 26,6% no PIB total do país.

Todavia, quando o assunto é agricultura, há uma série de conceitos que causam confusão até mesmo à quem já está no ramo há anos, como é o caso de safra, entressafra e safrinha.

Saber o que significa cada um desses termos é essencial para planejar os plantios e, assim, obter o máximo de lucratividade. Então, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o tema!

Qual a diferença entre safra, entressafra e safrinha?

Em geral, a produção agrícola se desenvolve durante um ano. No entanto, esse período nem sempre coincide com o calendário normal. Então, dependendo do tipo de cultura, o ano aos agricultores inicia em qualquer mês.

A propósito, o calendário agrícola varia de acordo com o cultivo e com a região da lavoura. Os termos safra, safrinha e entressafra também derivam das culturas anuais. A seguir, confira o conceito de cada um.

Safra

Refere-se ao período no qual o plantio é realizado conforme a chegada da chuva, como é o caso da cultura do milho (também cultivado na safrinha) e do trigo, que é uma cultura anual e considerada uma das mais importantes do agronegócio brasileiro.

Durante essa época, as condições do clima, a umidade, a luminosidade e a temperatura são as mais adequadas no desenvolvimento das plantas.

Colheita de trigo produzida no período de safra
Uma boa colheita durante a safra depende de fatores. O trigo é uma das culturas produzidas nesse período.

Por esse motivo, os agricultores aproveitam essa época de melhor potencial produtivo para investir na safra e, desse modo, garantir lucros melhores na sua lavoura.

Entressafra

Se a safra equivale a data de plantio, a entressafra se refere ao intervalo de tempo entre o pós-colheita e o início de um novo plantio. Normalmente, nessa época, as condições climáticas não são tão favoráveis à cultura principal.

Logo, alguns produtores rurais aproveitam para realizar melhorias na fazenda e preparo do solo visando a próxima safra.

Por sua vez, outros optam por culturas de ciclo menor — a chamada safrinha, como veremos a seguir. Desse modo, aumentam significativamente o faturamento da fazenda.

Safrinha

A safrinha ocorre logo após a safra, e adotou-se o termo no diminutivo porque as condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade são um pouco mais abaixo do que as que ocorrem na safra.

Plantio direto durante o período da safrinha
Uma das recomendações técnicas para a safrinha é que o plantio seja direto na palhada, uma vez que protege o solo, garantindo maior umidade.

Contudo, o avanço dos estudos na área e o emprego de diversas tecnologias agronômicas, tais como defensivos, plantio direto na palhada, seleções genéticas de mudas e sementes, além da nutrição das plantas, permitiram o cultivo mesmo em condições menos favoráveis. Devido a isso, a safrinha ganhou bastante espaço no agronegócio.

Hoje em dia, é também conhecida como segunda safra. Então, tanto a safra quanto a safrinha têm grande importância econômica ao setor. Vale destacar que a safrinha também pode ser feita com a mesma cultura da safra. Aliás, essa tem se tornado uma prática bastante comum.

Muitos produtores optam por antecipar o plantio da cultura principal com o fim de que a colheita também seja feita com antecedência. Dessa forma, no final do período dessa safra, já acontece o plantio novamente, aproveitando as condições climáticas mais favoráveis à safrinha.

Em resumo, a safra é a principal, a safrinha é a segunda safra e a entressafra fica entre o fim da última colheita e o início da próxima safra.

Qual a importância da safrinha na agricultura?

Ao longo dos anos, como é normal, os custos de produção na agricultura subiram. Ao mesmo tempo, a produtividade estava dependendo muito do clima.

Assim, a safrinha surgiu no final da década de 70, no Paraná, quando a geada prejudicou severamente a safra do café. Então, os agricultores arriscaram o plantio de milho logo após a colheita da soja.

Colheita de milho durante a safrinha
O principal deles é o clima. Produto também é colhido na safrinha.

No início, a produtividade foi baixa, tendo em vista a falta de informações técnicas. Esse foi um dos motivos para que os produtores considerassem a safrinha como um grande desafio e desencorajasse tantos outros.

Com o passar do tempo, as técnicas de cultivo foram aprimoradas, e muitas regiões onde nada era semeado, na entressafra, passaram a ter a rentabilidade duplicada por conta da safrinha.

Dessa forma, o plantio na entressafra se desenvolveu tanto que, em 2011, o milho safrinha representou 50% da produção nacional dessa cultura. Em 2020, a colheita do milho safrinha atingiu 93,6% no Brasil.

Por que investir no plantio na entressafra?

A variação dos preços dos produtos agrícolas é influenciada diretamente pela safra e pela entressafra. Durante a primeira, há maior oferta de mercadoria. Como consequência, seus preços caem. Em contrapartida, na segunda, o valor aumenta, pois há uma oferta bem menor do produto.

Assim, apostar no plantio durante a entressafra, isto é, na safrinha, é uma excelente oportunidade de elevar os ganhos da fazenda.

Afinal, como todo produtor sabe, solo sem atividade agrícola significa perda de dinheiro. Então, além de evitar o prejuízo do solo em repouso, a safrinha contribui para ter ganhos ainda maiores no agronegócio.

Semeadura de área para início de plantio na entressafra
Produzir durante o período de entressafra mantém o solo em atividade e garante um lucro extra ao produtor rural.

Ao optar pelo plantio da entressafra, também é possível ter um melhor retorno econômico em médio prazo, diluir os custos fixos, reduzir a ociosidade dos equipamentos e, ainda, otimizar o uso dos recursos humanos na lavoura.

Outro grande motivo de investir na safrinha é que ela permite manter o solo em atividade, repondo nutrientes, mantendo a cobertura e evitando o surgimento de pragas.

Quais são os principais cultivos da entressafra?

No agronegócio brasileiro, quando falamos de safrinha, é mais comum associar à dupla milho e soja.

No entanto, também há outros plantios, como o sorgo, pois tem um ciclo de aproximadamente 110 dias e gera retornos rápidos ao produtor. Conforme comentamos, o milho safrinha deixou de ser um coadjuvante na agricultura.

Plantio de sorgo
O sorgo é uma das culturas plantadas na safrinha. Tem um ciclo rápido e gera lucros ao produtor.

Como há a preferência pelo plantio de soja na safra principal devido às condições do mercado, normalmente os produtores optam pelo plantio do milho logo após, ou seja, entre janeiro e abril. Entretanto, esse período varia um pouco nas regiões em virtude das condições climáticas.

Portanto, o plantio na entressafra é uma excelente oportunidade com o propósito de expandir o seu negócio, pois traz um bom retorno a curto e médio prazos. Nesse sentido, é fundamental fazer um planejamento de plantio e contar com as tecnologias agronômicas e os melhores produtos à agricultura.

Mas, como definir a melhor estratégia?

Portanto, o agricultor tem em mãos essas estratégias de plantio, ou seja, optar por uma safra em período “normal”, deixar o solo descansar, na entressafra e ainda optar pela safrinha. Mas, como isso é possível?

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) disponibiliza aos produtores um modelo agrometeorológico que  identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. Conheça, no vídeo abaixo, como funciona o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático). Confira como funciona:

Fonte: Ministério da Agricultura.

Quer saber mais sobre como obter o máximo da produtividade no plantio? Então, não deixe de ler nosso post: como realizar uma análise adequada do solo!

Post Relacionado